Como trabalhar com van de passageiros? 5 coisas que precisa saber!

Publicado por José Neto em 1 de julho de 2019

No artigo de hoje eu vou lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre como trabalhar com van de passageiros. Afinal,  o que não faltam são pessoas que tem paixão por dirigir e querem transformar esse amor em uma profissão!

Só que não adianta querer! Para que tudo aconteça da melhor forma possível, você precisa estudar tudo que envolve este tipo de negócio! É preciso estar dentro de requisitos exigidos por Lei, por exemplo, para assim poder atuar neste ramo.

Para te ajudar com isso eu preparei este guia passo a passo para te auxiliar a tirar o seu sonho do papel. Quem sabe você se torna o próximo motorista de van que você conhece?

Aprender como trabalhar com van de passageiros pode ser a oportunidade que você tanto queria! Acompanhe e entenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto e esteja disposto a colocar em prática o quanto antes!

Como trabalhar com van de passageiros: Passo a passo


Saber como trabalhar com van de passageiros é mais fácil do que você imagina. Só que é preciso estar atento para a demanda deste serviço em sua região. Sabe o que isso quer dizer?

Significa que é muito importante que antes de qualquer coisa você pesquise como está o mercado de vans em sua cidade. Será que há uma procura grande por este tipo de serviço? Será que existem muitos motoristas?

Estes questionamentos precisam ser respondidos antes de você iniciar os investimentos no novo negócio. Assim já poderá ter uma ideia das chances de crescimento da sua pequena empresa.

Portanto, vou supor que você já fez a sua análise de mercado e constatou uma possibilidade muito lucrativa neste ramo em sua região e, por essa razão, já quer pôr a mão na massa para iniciar o desenvolvimento do seu negócio.

Então vamos lá entender os pontos importantes para isso:

como trabalhar com van de passageiros

1. Habilitação necessária

O primeiro passo é saber se você já possui a habilitação necessária para conduzir uma van de passageiros. Caso não a tenha, deverá passar pelo processo de mudança de categoria da sua CNH.

Contudo, é preciso ter a sua carteira na categoria D e as exigências para isso são:

  • Ter no mínimo 21 anos;
  • Já esteja habilitado há pelo menos dois anos na categoria B, ou então, pelo menos um ano na categoria C;
  • Não pode ser alguém que tenha cometido infração gravíssima ou grave;
  • Não pode ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

A partir disso, você precisará passar por um exame médico, e por pelo menos 20 horas práticas. Feito isso, deverá prestar duas provas práticas para ser aprovado na categoria D.

2. Avaliação psicológica e curso teórico

Ter a carteira de habilitação na categoria exigida por Lei é apenas o primeiro passo, como mencionei. Para se tornar um motorista de van profissional, é preciso que você passe ainda por uma avaliação psicológica e por um curso teórico.

Vale salientar que existem dois cursos diferentes, cada qual para uma modalidade de atuação diferente. Conheça cada um deles:

  • Curso para Condutores de Veículos de Transporte Escolar;
  • Curso para Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros.

Ambos os cursos podem ser feitos em uma unidade do SENAT ou então em um Centro de Formação de Condutores na sua cidade.

A duração dos estudos é de 50 horas, que se subdivide em quatro módulos:

  • Direção defensiva;
  • Primeiros socorros;
  • Legislação de trânsito;
  • Relacionamento interpessoal.

Ao final de cada módulo, você deverá realizar uma prova teórica. Para ser aprovado, é preciso acertar, no mínimo, 70% de cada avaliação.

3. Investimento inicial para adquirir a sua primeira van

Com tudo pronto e dentro dos conformes, é hora de pensar em como trabalhar com van de passageiros, na prática, não é? Para isso você precisará adquirir a sua primeira van, é claro.

Inicialmente você deverá desembolsar cerca de R$150 mil para adquirir o veículo. Porém, assim como acontece com qualquer tipo de automóvel, você poderá financiar o mesmo para que fique mais tranquila a sua compra.

Com o desenvolvimento do seu negócio e com os seus lucros você poderá pagar a sua primeira van e, conforme o trabalho dê certo, poderá contratar outros profissionais e quem sabe investir em muitas outras vans, não é mesmo?

4. Criação da sua marca

Vou supor que você já tem a sua carteira na categoria D, já passou por todos os testes e avaliações para ser um motorista de van, bem como já adquiriu o seu primeiro veículo. O que fazer agora?

Bem, você pode criar uma marca para o seu negócio! Isso significa que você pode abrir uma empresa de fato: Com CNPJ, nome fantasia, e tudo mais. Assim poderá criar as mídias sociais e também poderá divulgar a sua empresa.

Pouco a pouco o seu negócio começará a se consolidar em sua região e então, você estará pronto para fazer as suas primeiras viagens.

5. Encontrando os seus primeiros passageiros

trabalhar com van de passageiros

Para saber como trabalhar com van de passageiros, é preciso, de fato, encontrar os passageiros, certo? Você já pensou como é que vai fazer isso?

Uma boa maneira de captar estes clientes é divulgando o seu serviço em pontos estratégicos. Veja as minhas dicas e comece com o pé direito:

  • Divulgue em escolas: Vá até as escolas e distribua panfletos apresentando a sua empresa. Assim você poderá começar a conquistar os seus primeiros passageiros fixos, caso queira trabalhar desta forma;
  • Faça promoções: Procure sempre fazer promoções que chamem a atenção para o seu negócio;
  • Divulgue em universidades: As universidades também são ótimas para encontrar os seus novos passageiros. Esteja sempre divulgando a sua empresa neste local, pois muitos alunos buscam pelo transporte de van para irem a congressos e eventos em outras cidades, por exemplo;
  • Faça parceria com agências de viagens: Procure fechar parcerias com agências de viagens, onde ambos se divulgam e trocam clientes;
  • Divulgue na internet:  A internet precisa ser usada ao seu favor! Portanto, crie redes sociais inteligentes e que divulguem as suas promoções e os seus serviços.

Leia também: Como ganhar 1000 Reais por dia

Trabalhe com van de passageiros e tenha sucesso!


Agora que você já sabe como trabalhar com van de passageiros, é hora de se preparar para este mercado e assim iniciar o seu novo negócio. Essa é uma boa opção do que um aposentado pode fazer para ganhar dinheiro, assim como alguém que quer ter o seu próprio negócio e não mais trabalhar para os outros.

Lembre-se de sempre analisar a concorrência, estudar os investimentos e observar a necessidade deste tipo de serviço em sua região. Assim você estará certamente caminhando em uma direção mais correta e lucrativa.

Espero que eu possa ter te ajudado com o meu artigo! Bons negócios para você e até a próxima!

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

  • Alexander Pereira de Almeida

    Muito boa a explicação me deu ótimas idéias como ser um motorista de van de passageiros profissional

  • Luiz Carlos Marques

    Foi muito bom ler estas dicas, valeu !

Deixe o seu comentário