Como trabalhar com mesa posta: Seja uma meseira!

Publicado por Jéssica Trabuco em 14 de junho de 2021

Para trabalhar com mesa posta você pode apenas fornecer seus produtos, prestar consultoria ou montar uma empresa especializada. 

A ideia é que você consiga entregar amor e dedicação em cada artigo e combinação, já que isso fará parte da mesa do seu cliente – que irá receber um convidado, comemorar alguma data especial ou apenas se reunir com a família. 

Para te ajudar a entender um pouco sobre esse tipo de trabalho, trago algumas formas de atuação e dicas para se destacar dos concorrentes. 

como trabalhar com mesa posta

Ter uma linha de produtos própria


Para vender mesa posta tudo o que você precisa é criar peças para compor um formato harmônico e convidativo. 

Muitas meseiras se dedicam à confecção de peças mais artesanais como é o caso do sousplat, porta guardanapo, guardanapo, porta-velas, toalhas e centros de mesa. 

Porém, existem as que se dedicam de forma mais profunda à atividade e acabam se arriscando na produção de louças como pratos, pires, xícaras, potes e travessas. 

A ideia é produzir o máximo de coisas que conseguir, disponibilizando um catálogo de tecido e um portfólio de opções dos demais produtos, para o cliente escolher uma das opções de combinação disponíveis. 

Fornecer produtos completamente personalizados


A forma mais simples de comercializar os produtos da mesa posta é definir combinações e ter um portfólio completo da matéria prima. 

O que acontece é que muitos clientes aparecem com eventos e momentos bem específicos, querendo entregar uma composição mais direcionada e que às vezes não dá para adaptar com o que você disponibiliza. 

Aí é que mora uma grande oportunidade e um diferencial e tanto em relação aos seus concorrentes! Você pode abrir as portas do seu negócio e ter todas as suas energias focadas em atender o que o cliente deseja, da forma que ele deseja. 

Isso demandará muito mais tempo, muito mais dedicação, mas em contrapartida irá te permitir cobrar mais caro e agregar ainda mais valor a esses momentos. 

Fazer consultoria online ao vivo


Trabalhar com mesa posta não se resume apenas a venda dos produtos, você pode focar suas energias também na disponibilização de uma consultoria online.

Essa consultoria pode ser contratada por hora ou por dia, aí nesse cenário é bacana contratar um contador para te ajudar a precificar os honorários de forma mais adequada, beleza?

Nessa modalidade de atendimento você precisa conhecer o ambiente do cliente, saber onde a mesa fica localizada e entender um pouco mais da ocasião.

Depois de ter essa visão macro é interessante que o cliente leve você até o armário de louças, talheres e te apresente as opções de decoração que tem disponíveis. 

Para fazer uma consultoria ter bons frutos é super interessante que você treine a sua capacidade de improvisação, já que na maioria das vezes as pessoas vão ter poucas opções de peças para o desenvolvimento de sua criatividade. 

Então, treine um pouco com seus amigos e familiares e veja se eles aprovam o resultado.

Dar cursos de mesa posta


Diferente da consultoria, nos cursos você grava aulas em um determinado momento e pode vender durante muitos e muitos anos para diversos tipos de pessoa. 

O ideal para agregar o maior número de pessoas possível é abordar conteúdos para a galera que está iniciando agora e para quem já conhece o universo e até se arriscou fazendo algumas combinações.

Nas suas aulas você pode apresentar os seguintes tópicos:

  • O que é uma mesa posta?
  • Quais são os itens básicos para uma mesa posta
  • O que é uma meseira?
  • Quanto cobrar por uma mesa posta?

Além disso, você deve trazer vídeos mostrando como fazer cada tipo de técnica, como conhecer melhor uma paleta de cores e harmonização em uma composição.

Montar uma empresa de mesa posta


Outra grande ideia é montar uma empresa de mesa posta para setorizar melhor cada função e conseguir atender maiores demandas, com mais versatilidade e qualidade. 

A abertura desse tipo de empresa pode ser feita com um espaço de 30 m², compra dos equipamentos principais e contratação de uns três funcionários. 

O importante é você fazer a gestão do financeiro e comercial, deixar uma pessoa com a gestão de estoque e o restante com o setor de produção. 

A empresa pode ser voltada para o atendimento do público in loco ou apenas na modalidade delivery. 

Ir na casa do cliente


A última modalidade para o trabalho com mesa posta é uma das mais inovadoras: Consiste na visita à casa do contratante!

Esse tipo de serviço pode ser contratado de duas formas diferentes: O cliente compra seus produtos e contrata você para organizar o espaço ou o cliente não compra nada e contrata você para se virar com o que ele tem. 

A ideia é que você consiga transformar a mesa do cliente em poucas horas. 

A precificação deve ser feita levando em consideração o tempo que o cliente disponibiliza para você organizar o espaço, principalmente se ele não comprar seus produtos. 

Quanto mais agilidade e criatividade for exigida, mais alto fica o valor cobrado. 

Como fazer uma mesa posta


quanto cobrar por uma mesa posta

Para montar uma mesa posta você precisa entender de etiqueta e ter uma noção de decoração. 

A organização dos pratos ocorre com o sousplat embaixo, prato raso e prato fundo. Na esquerda ficam os garfos, na direita ficam as facas (com os dentes voltados para dentro), as taças e colheres de sopa quando houver.

Acima do prato ficam os talheres da sobremesa (na horizontal) e o pratinho de sobremesa um pouco na esquerda. 

O guardanapo pode ser dobrado ao lado dos garfos ou pode ser colocado no centro do prato dentro de um porta guardanapo. 

No centro da mesa podem ter castiçais, vasinhos de plantas e outros objetos de decoração, a toalha e demais louças devem ser escolhidas e distribuídas de forma harmônica e funcional.

Entenda o mercado de mesa posta no Brasil


O mercado de mesa posta, diferente de muitos outros, driblou a crise que foi estabelecida no ano de 2020, já que muita gente passou a olhar para o lar com mais cuidado e carinho.

Por conta da situação mundial, a saudade de receber e servir pessoas veio à tona e isso despertou em muita gente a vontade de entender mais sobre esse universo de criar ambientes criativos e agradáveis. 

Por conta disso, o mercado só cresce e as meseiras conseguem lucrar valores que ultrapassam R$10 mil por mês, fazendo deste um excelente nicho para apostar.

Conheça algumas dicas para se tornar uma meseira de destaque na sua região


Apesar das projeções e da boa visibilidade do mercado, o número de concorrentes vem acompanhando o crescimento do nicho e isso faz com que os profissionais tenham que se reinventar e inovar a forma de atuação. 

Para te ajudar a criar destaque nisso, trouxe quatro dicas abaixo:

  • Faça parceria com decoradores de ambiente e gastrônomos;
  • Alugue suas peças (faça várias criações e disponibilize para aluguel);
  • Trabalhe com reciclagem (permita que os clientes levem tecidos e produtos velhos para você transformar em algo útil para uma mesa posta);
  • Disponibilize curso de etiqueta (muita gente fica sem graça quando se depara com tantos pratos e talheres, disponibilize essas aulas e deixe seus clientes confiantes).

Comece a trabalhar!


Agora que você já sabe como trabalhar com mesa posta, entendeu um pouco do mercado e já sabe como se destacar, corra atrás de inspirações e monte seu portfólio. 

Estou torcendo pelo seu sucesso nesse mercado!

Abraços.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

Deixe o primeiro comentário