Como ser um empresário musical: 6 coisas importantes!

Publicado por Jéssica Trabuco em 1 de abril de 2019

Que tal aprender como ser um empresário musical? É só dar uma olhada para o nosso cenário que fica fácil perceber o quanto esse é um mercado que pode render muito dinheiro para quem resolve investir.

O que acontece, infelizmente, é que o mercado de empresários ainda é muito pequeno! Poucos são os que de fato enfrentam os desafios e se lançam (para valer) nesse tipo de trabalho aqui no Brasil

Acredito que isso tem muito a ver com o preconceito que ainda existe em relação a seguir o caminho artístico por aqui e também pela falta de conhecimento na área. Muita gente acredita, por exemplo, que para ser empresário você tem que ter dinheiro e isso não é regra.

Com esse artigo eu vou te apresentar os seis pontos base de como ser um empresário musical, começando do baixo até quem sabe trabalhar com um grande artista e faturar muito dinheiro.

O que já posso afirmar é que essa é uma área para quem acredita e para quem quer dar seu sangue e suor. Já fez a avaliação honesta sobre isso? Está pronto para se dedicar de coração? Então vem comigo!

Como ser um empresário musical: 6 coisas importantes para saber!


Uma coisa que já quero te preparar é que todas as dicas que eu trouxe são aparentemente simples. Você pode olhar e falar: Nossa, mas é besteira isso aí. Acredite: O que vai levar você ao sucesso é executar o simples que funciona!

Se todas essas informações forem para prática juntas, tem um poder tremendo de influenciar o seu projeto positivamente. Suas chances de alcançar o sucesso são muito maiores se você estiver disposto a isso.

Outra coisa: Também é importante que você modele tudo que aprender de acordo com a sua situação atual, com os seus objetivos e principalmente com as suas possibilidades reais. Isso vai ajudar com que o efeito do negócio seja muito maior.

Saber como ser um empresário musical, conhecendo todas essas dicas, pode ser aquele empurrãozinho que faltava para você seguir o seu coração e ser feliz de verdade. É isso que eu espero!

Leia também: Como montar uma loja de instrumentos musicais

como ser um empresário musical

1. Analise quais são as suas habilidades

O que você pode fazer para contribuir com aquele artista ou banda? Você é bom em comunicação e tem uma boa rede de amigos? É bom em design? É bom em questões administrativas? Sabe fazer cálculos?

É importante que você saiba definir com tranquilidade quais são as habilidades que você tem e que vão ajudar a banda ou artista na sua carreira. Isso precisa estar bem claro, porque é isso também que você precisa “vender” para fechar parceria.

Lembre-se que o que está em jogo é muito mais do que a possibilidade de ganhar dinheiro, é o sonho de alguém! Então não entre nisso se não for para agregar de verdade, se não tiver a intenção de dar o seu melhor.

2. Conheça o artista e se torne amigo

Não ache que você vai conseguir ter uma boa parceria se tratar o artista como um cifrão de dinheiro. Isso não funciona de forma alguma, não é assim que as coisas acontecem ou se transformam.

Quando conhecer algum talento por aí, lembre-se que é importante acreditar de verdade nele e para isso você precisa conhecer muito mais do que as suas técnicas, precisa conhecer a sua alma, seu coração.

Por isso fique próximo de quem quer empresariar. Conheça a sua história, sua família, saiba de onde ele veio, quais são os seus desejos e objetivos. Isso vai fazer com que você busque o que tem de melhor para ele e faça o negócio acontecer de verdade.

Vai te dar mais garra, mais força de vontade para se dedicar ao máximo, já que aquele também será o seu sonho.

3. Defina as áreas e atividades

Essa aqui é outra questão importante e se eu fosse você eu marcava ela em meio a todas as outras dessa lista de como ser um empresário musical. Como eu falei mais acima, você precisa saber quais são as suas habilidades e precisará reconhecer as dos outros também.

Não é porque você é empresário que terá que se meter na produção musical, por exemplo. É muito melhor que cada um já saiba qual é o seu trabalho logo do início, para que as coisas fiquem mais organizadas e ninguém se meta em algo que não tem domínio.

Por exemplo: O tecladista vai ser o produtor musical e você não pode se meter nas suas decisões? Beleza! Só que ao mesmo tempo a sua atividade também só pode contar com a sua decisão final.

Deixar isso esclarecido desde o início vai ajudar com que as coisas sejam levadas com profissionalismo de verdade.

4. Empresário x Investidor

Essa é uma verdade que quase ninguém conhece: O empresário não precisa ter dinheiro! Isso! O empresário não precisa ser a pessoa que vai investir dinheiro na banda, compreende? Uma coisa não tem a ver com a outra.

É claro que, ao mesmo tempo, um dos seus serviços é correr atrás de investidores para que o projeto consiga algumas proezas com maior facilidade.

Acredito que o que mais conta para ser um empresário de sucesso é acreditar no artista de tal forma que você vai amar o projeto tanto quanto ele e fazer de tudo para que dê certo. Sem se preocupar com cansaço, horas de trabalho… Nada!

5. Networking

Esse é um dos pontos mais importantes para trabalhar como empresário musical: Você precisa ser um bom comunicador, precisa conhecer pessoas e criar uma boa rede de conhecidos e amigos dentro do mundo da música, da comunicação e de eventos.

Para isso você precisa começar a ir em eventos, a se apresentar, a procurar diretores de gravadoras, de jornais… Tudo! É o famoso colocar a cara a tapa, sabe?

No início tudo é mais difícil, mas aos poucos você vai construindo uma relação sólida com pessoas fundamentais para o processo de crescimento do seu artista/banda.

6. Amor!

Esse é o ponto mais importante de como ser empresário musical, empresário de jogador ou para trabalhar em qualquer área: Você precisa amar muito o que faz!

É esse amor que compensa todas as dificuldades que a gente encontra no caminho. É o que nos ajuda a continuar lutando e acreditando mesmo quando tudo parece que vai dar muito errado, sabe?

Se você não ama a área musical e só está pensando no dinheiro: Isso não é para você! Acredite em mim, é muito melhor procurar um emprego formal por aí do que investir nisso.

Agora se você tem amor, vá fundo! Dê o seu melhor, corra atrás, porque mesmo que você não ganhe milhões de reais, você vai se sentir muito feliz e realizado e para mim é isso que mais importa nessa vida!

Leia também: Como ganhar dinheiro cantando

Está esperando o quê?


Se você já sabe como ser um empresário musical, se sonha em trabalhar com isso porque tem muito amor… O que está faltando para você começar a dar os passos para isso? Não espere uma oportunidade cair do seu, construa a sua!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Jose Manoel

    Isso é uma grande verdade, quando fazemos o que gostamos de fazer não importa o quanto ganhamos, mas sim, satisfação do nosso trabalho!!!…

Deixe o seu comentário