Como ser empresário de jogador: 7 passos para começar!

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de março de 2019

No país do futebol não é difícil ser apaixonado pelo esporte! Tem muita gente por aí que sonha em trabalhar na área e é por conta dessa vontade que hoje eu vou explicar, com 7 passos fundamentais, como ser empresário de jogador.

Tenho certeza que você ficou impressionado com os valores que alguns jogadores, ainda novos, são vendidos no mercado, não é mesmo? E ainda mais que o empresário do jogador sempre ganha uma parte do valor.

Se isso faz seus olhos brilharem, é preciso entender como começar! Afinal, ninguém começa lá em cima, é óbvio, mas com dedicação, esforço e paixão você pode ir longe.

Por isso, não perca mais tempo! Absorva o máximo de conteúdo que você puder e corra para colocar tudo isso em prática o quanto antes. Tenha certeza que se outros conseguem, você também pode ser empresário de jogador de futebol.

Entenda como ser empresário de jogador: Os 7 passos básicos para começar

Quero que entenda uma coisa primeiro, não espere começar já ganhando muito dinheiro e descobrindo os próximos Pelés do futebol. As coisas começam do baixo e você precisa ter paciência e persistência com tudo isso.

Tudo na vida exige nosso comprometimento e esforço para que dê certo e seguir todos esses passos, por mais simples que pareçam, vai fazer com que você se aproxime do seu objetivo muito mais preparado para ele.

Então eu espero que você aproveite essa oportunidade que está tendo agora. Tentei trazer as informações da forma mais simples e prática, para que você compreenda e vá para ação o quanto antes.

Agora vem comigo, veja todo o passo a passo e se prepare para ser um dos melhores empresários de jogador do mundo:

como ser empresário de jogador

1. Se habilite para o trabalho

Você achou mesmo que não precisaria de uma habilitação profissional para trabalhar nessa área? Assim como em qualquer tipo de negócio, você precisa se capacitar se quiser realmente ter um bom resultado.

A primeira coisa da lista “como ser empresário de jogador” é: ter a credencial da FIFA! Para isso você precisa entrar no site deles e seguir com todo o passo a passo.

Outra coisa importante seria prestar o concurso da CBF e se tornar um agente oficial. Isso vai te dar ainda mais credibilidade e ajudará a encontrar mais clientes para o seu negócio.

2. Fique atento a um novo talento

Isso é muito importante! Você precisa estar muito atento aos novos talentos que existem por aí. Nem precisa ir muito longe para isso, às vezes aquele menino que joga bola no seu condomínio já tem potencial para isso.

Só que é claro que você não deve contar somente com a sua opinião. O ideal mesmo é procurar profissionais da área, como olheiros e até jogadores aposentados, que possam dar uma avaliação mais precisa.

Tem muito talento por aí que pode ser lapidado e transformado em um grande jogar. A maior parte do seu trabalho vai ser descobrir onde eles estão. Isso pode acontecer de forma natural, com esse seu olhar, ou você pode promover situações para isso, como falarei no próximo tópico.

3. Faça peneiras

Se você não achar um Neymar pelo caminho, você precisa mover montanhas para chegar até ele. A maneira mais precisa para isso é por meio da produção de peneiras. Onde você atrai o maior número de jogadores possíveis, eles passarão por alguns testes e você consegue aproveitar os melhores.

Para fazer esse tipo de trabalho você precisa contar com uma equipe de profissionais, entre eles preparador físico e técnico, além de profissionais experientes como olheiros.

4. Você precisa conhecer pessoas

Ter certificado e conseguir bons jogadores é um bom início, mas isso só não vai garantir que você consiga bons contratos. É preciso fortalecer o seu networking e conhecer pessoas que realmente tem o poder de decisão.

Sabe aquele negócio de que a gente chega em qualquer pessoa do planeta através de três contatos? Pois é! Se você não conhece diretores de futebol ou outros executivos da área, com certeza alguém próximo consegue.

Esse é o período onde você precisa colocar a cara à tapa mesmo e conhecer pessoas. Elas que te darão a base necessária para fazer com que os seus talentos se transformem em revelações para os clubes.

Uma dica extra para isso é investir no treinamento para uma boa comunicação e para o poder de influenciar pessoas. O livro: Faça amigos e influencie pessoas pode ser um bom começo.

5. Divulgue os seus serviços e dê a cara a tapa

Outro ponto importante de como ser empresário de jogador é: investir pesado na divulgação dos seus serviços. Você precisa fazer com que os atletas procurem pelo seu trabalho para aumentar a rotatividade do seu negócio.

Isso pode ser feito por meio do boca a boca mesmo, com a sua rede de contatos, mas também deve ser feito por meio da internet (principalmente com o bom uso das redes sociais).

Existem profissionais de comunicação que trabalham especificamente com atletas e investir nesse serviço é um bom negócio.

6. Analise bem os contratos

Depois que o negócio está montado, é hora de analisar os contratos que são oferecidos aos jogadores. Lembre-se que somente atletas de no mínimo 16 anos podem fechar contrato profissional.

Outra questão que você precisa analisar é em relação ao seu percentual. O empresário ganha uma porcentagem do salário do jogador e é muito mais fácil e tranquilo que você tenha esse acerto direto com o clube.

Inclusive, se você quiser entender mais sobre isso, recomendo que veja o artigo sobre quanto ganha um empresário de jogador que nós postamos aqui recentemente.

7. Cobre as taxas corretas

Os valores podem variar de acordo com a idade do atleta e com a região onde você vai trabalhar, mas no geral a taxa no salário é de 10%. O clube quando fecha contrato normalmente dá 20% para o empresário e alguns acreditam que o ideal seria dividir meio a meio com atleta.

O ideal mesmo é que você trabalhe com taxas justas e que todos os valores sejam bem claros! Tenha uma conversa transparente com os seus parceiros, não queira ganhar em cima deles. Se você trabalhar corretamente todo mundo ganha!

Leia também: Franquia de escolinha de futebol

Comece a trabalhar!

Agora que você já sabe como ser empresário de jogador, basta começar a agir e correr atrás dos resultados. Eu tenho certeza que com dedicação e muito trabalho você pode ter bons resultados.

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

6 comentários

  • Adriana Lima

    Obrigado pela maneira clara e simples de escrever,procuro como apresentar uma joia rara,como entrar nos clubes.
    Adriana Lima. PT

  • Fernando junio gomes reis

    Quanto é nessario em dinheiro pra começar

  • Carlos Felipe

    Muito bem escrito texto de fácil compreensão quem me dera, eu tivesse uma escrita dessa. Assunto de ser agente me ajudou bastante muito obrigada seus textos são incríveis!

  • Marcos Roberto ruela franco

    Tive em vários clubes no Brasil na portuguesa , tupi FC Uberaba MG e Robério Junqueira e operário e outros depois de mais de 20 anos fora do futebol quem sabe eu volto

  • JOSESOARES DE BRITO

    muito bom

  • Boas dicas, me sentir,mais perto de realizar um sonho

Deixe o seu comentário