Como montar uma loja de cabelos?

Publicado por Lidia Massari em 17 de junho de 2024

Atualmente o sonho de muitos empreendedores é descobrir como montar uma loja de cabelos do jeito certo, para realmente atender as necessidades e as preferências de um público que cresceu muito nos últimos no Brasil.

As soluções em cabelos sempre estiveram presentes no mercado brasileiro, mas hoje elas representam uma excelente oportunidade de negócio. Afinal, o consumidor finalmente decidiu sobrepor os tabus existentes e isso aqueceu a demanda.

Quer saber quanto custa abrir uma loja de cabelos, além de descobrir as etapas para ter um negócio sólido? Então, confira as dicas porque estão imperdíveis!

Saiba como montar uma loja de cabelos de sucesso

como montar uma loja de cabelos

O mercado brasileiro de cabelo nunca teve tanta relevância quanto hoje, com crescimento expressivo na procura por soluções personalizadas em beleza, e claro, impulsionada pela influência do mundo digital.

Aquele pequeno nicho que atuava discretamente há alguns anos, assumiu grande protagonismo a partir da digitalização e maior alcance a públicos que antes não tinham canais confiáveis ou acesso fácil aos produtos.

Posso adiantar que montar uma loja de cabelos envolve muita responsabilidade para atender às expectativas. Contudo, o retorno é uma clientela fiel e lucros que possibilitam boa escalabilidade comercial.

Pesquisa de mercado e planejamento fortalecem a atuação

Por mais que você tenha um público ideal na cabeça, ainda é imprescindível planejar e pesquisar o cenário atual. Como eu mencionei, este mercado expandiu bastante nos últimos anos, mas a concorrência é grande e presente.

Pontos para validar na etapa de pesquisa e planejamento

  • Quem é realmente o público-alvo do meu produto?
  • Eu conheço suas preferências, necessidades e dores atuais?
  • Quais produtos têm maior demanda dentro do meu nicho?
  • Quem são meus concorrentes diretos e indiretos?

A partir deste “dossiê” de informações valiosas, você conseguirá elaborar um plano sólido de negócios, que inclui metas, objetivos, melhores estratégias e, por fim, as indispensáveis projeções de finanças.

Ponto comercial e estrutura inicial

Diferentemente de outros comércios no ramo da beleza, a venda de cabelos depende muito do contato entre cliente e produto. Por conseguinte, ter um ponto comercial físico, além da loja virtual, é incrivelmente vantajoso, em especial no começo.

Nesse contexto, a localização da loja pode determinar a visibilidade da marca, potencial de venda e consolidação no mercado. Então, avalie locais com alto fluxo de pessoas, a exemplo dos centros comerciais e pontos próximos aos shopping centers.

Além disso, dê uma atenção especial à estrutura do espaço, de modo a criar um ambiente convidativo, sem barreiras e com visibilidade máxima dos produtos. Veja algumas estratégias que costumam funcionar bem:

  • Avalie criar áreas de segmentação para os produtos.
  • Crie o layout que considere diferentes necessidades e destaque a oferta.
  • Não poupe recursos em mobiliário como a extensão da estratégia visual.
  • Tenha expositores exclusivos para os produtos, isso valoriza os detalhes.
  • Analise a experiência de compra em relação ao ambiente e implemente mudanças certeiras.

Aquisição de fornecedores competentes e confiáveis

quanto custa abrir uma loja de cabelos

Se você precisa aprender como montar uma loja de cabelos, provavelmente pretende revender produtos, certo? Isso porque produzir pode exigir investimentos altos e complexidade operacional.

Nesse sentido, você precisará encontrar os melhores fornecedores de cabelos, seja com insumos sintéticos ou naturais. Não preciso dizer que o fornecedor deve combinar qualidades como profissionalismo, confiabilidade e flexibilidade de preços.

Além do mais, não se restrinja aos fornecedores nacionais, pois atualmente, você encontra parceiros comerciais internacionais. Vale ressaltar, que países como Estados Unidos e a própria China, se destacam em soluções de cabelos de alta qualidade.

O que observar no fornecedor antes de fechar negócio?

  • Entenda a reputação do fornecedor e a relação com os clientes.
  • Solicite pequenas amostras dos produtos para garantir qualidade.
  • Facilidade e flexibilidade na negociação de prazos.
  • Diferentes condições de pagamento que simplificam o lado financeiro.

Marketing e divulgação de uma loja de cabelos

Muita gente associa as estratégias de marketing apenas às lojas digitais, mas se esquecem de que o comércio físico também depende disso. Muito porque você não pode se basear apenas nas vendas da sua região.

Pelo contrário, é crucial expandir a atuação para cidades vizinhas e, para isso, o marketing e a divulgação são indispensáveis. Trabalhe bem os perfis sociais no Facebook, Instagram, TikTok (esse tipo de conteúdo é “viralizável”) e crie anúncios pagos.

Os anúncios têm potencial para atingir aspectos demográficos, de preferência e de busca. Vale dizer, isso é valioso para aumentar as vendas e ampliar sua visibilidade digital, mas não deixe de criar condições especiais para quem comprar na loja física.

DICA EXTRA: utilize o YouTube para compartilhar dicas, oferecer tutoriais e conteúdos que ajudam sua audiência. Como resultado, a autoridade da marca cresce exponencialmente e, junto dela, a lucratividade!

O que não pode faltar em uma loja de cabelos?

Você não tem noção do leque de produtos que você pode comercializar em sua loja além dos itens tradicionais. Na criação do portfólio, é imprescindível dispor de informações sobre o público-alvo e das suas preferências, o que gera assertividade.

Uma forma de encarar esta etapa é considerar, por exemplo, quais são os produtos mais usados em salão de beleza. De certa forma, você terá que fornecer produtos para tratamento, hidratação e tantas outras necessidades do cliente.

Lista com os principais produtos para loja de cabelo

lista de produtos

  1. Cabelo em Tela: feito com fios costurados para alongar e dar volume.
  2. Lace Wig: perucas feitas com base de renda que imitam couro cabeludo.
  3. Rabo de Cavalo: apliques que objetivam dar mais volume.
  4. Crochet Braid: tranças de crochê estão em alta e são tendência.
  5. Aplique Tic Tac: extensões com presilhas que facilitam a aplicação.
  6. Frontal Lace: extensão que leva renda frontal e imita a linha capilar.
  7. Top Closure: são peças para cobrir áreas específicas do couro cabeludo.
  8. Perucas Sintéticas: feitas com fibra sintética para mais acessibilidade.
  9. Perucas Médicas: pacientes oncológicos podem utilizar este produto.
  10. Fitas adesivas: fitas próprias para perucas e mechas de cabelo.
  11. Fios de Queratina: extensão presa com queratina (longa duração).
  12. Sprays de Fixação: produto indispensável para manter as aplicações.
  13. Shampoos específicos: produtos próprios para limpeza de apliques.

Quanto custa abrir uma loja de cabelos?

E chegamos à parte que deixa muita gente de cabelo em pé: “afinal, quanto custa montar uma loja de cabelos?”. Antes de mais nada, destaco que não existe limite mínimo ou máximo e você pode fazer milagre com pequenos investimentos.

Por exemplo, você pode muito bem dar os primeiros passos através de uma loja online. Assim você levanta o capital necessário para estruturar sua loja física, entende?

Via de regra, o ponto mais crucial são questões como: locação, infraestrutura (reforma, decoração, mobiliário, equipamentos, sistema de segurança e licenças e alvarás).

Contudo, o que mais pode pesar em seu orçamento é o investimento no estoque inicial. Percebe como é valioso se planejar para projetar os gastos?

Embora não existam valores fixos, eu diria que você deve gastar cerca de R$60.000,00 para montar uma loja de cabelos de médio porte. Em contrapartida, não se assuste se o seu orçamento superar R$120.000,00.

Como montar uma loja de cabelos? A receita está em suas mãos!

Nessa altura do campeonato, posso dizer que você já compreendeu como montar uma loja de cabelos, certo? Todavia, ainda existe o desafio de superar o tabu que há no mercado de cabelos e apliques.

No fim das contas, muitos clientes ainda enfrentam o preconceito que se criou acerca da utilização de apliques, cabelos e perucas, como se isso fosse mascarar a real essência e aparência do indivíduo.

Procure superar tais barreiras, seja com aspectos como educação e informação, marketing positivo, personalização no atendimento, ambiente acolhedor e parcerias com influenciadores.

Espero muito que tenha gostado das informações de hoje, e saiba que a loja de cabelos faz parte do top 10 lojas para abrir que fazem sentido atualmente. Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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