Como montar uma fábrica de tubos de concreto

Publicado por José Neto em 28 de julho de 2016

Olá meu amigo empreendedor, se você está procurando informações sobre como montar uma fábrica de tubos de concreto, então está no lugar certo!

Os tubos de concretos ou manilhas, como também são conhecidos, costumam ser utilizados em redes de águas pluviais ou redes de esgoto sanitário, mas para cada caso é utilizado um tipo de tubo diferente.

Por incrível que pareça, esse é um mercado com baixa concorrência e as fábricas de grande porte, com equipamentos tecnológicos, acabam sendo poucas em atuação. Então pode ser uma oportunidade a mais para quem deseja empreender na fabricação de tubos de concreto.

Ao decorrer desse artigo de hoje eu irei compartilhar algumas dicas e informações de grande utilidade para você que deseja iniciar seu novo negócio no ramo da fabricação de manilhas, mas ainda não sabe como dar os primeiros passos na sua empresa!

Como são fabricados os tubos de concreto?


Muita gente ainda fica em dúvida, sem saber ao certo como são feitos os tubos de concreto, porém não há grandes mistérios e é bem semelhante à fabricação de blocos de concreto. Inclusive a matéria prima é a mesma, assim como o processo de produção em geral.

As matérias primas necessárias são o cimento, areia industrial e a brita. Vale lembrar que para cada tipo de tubo é necessário uma dosagem e um traço diferente no preparo do concreto, então é necessário estudar bastante e testar várias vezes até chegar ao melhor produto possível.

Estas matérias primas irão para um misturador planetário de concreto onde será preparada essa massa para o tubo, em seguida ela é transportada por correia transportadora para cada central onde serão produzidos os tubos de concreto. Assim ele já cai diretamente na máquina, que fará a prensagem na forma referente a cada tamanho dentro de poucos minutos.

Depois de prontos, os tubos de concretos irão para o processo de cura, onde serão molhados durante 2 dias para manter a resistência. Após esse período eles já podem ser transportados e vendidos normalmente para utilização nos serviços necessários.

Estas manilhas de concreto podem ser apenas com a matéria prima tradicional ou com uma armação de ferro para garantir uma maior qualidade e suportar um peso maior. Portanto para cada caso é utilizado uma técnica diferente na fabricação.

como montar uma fabrica de tubos de concreto

Local para montar uma fábrica de manilhas


Para montagem da sua estrutura, você precisará ter um espaço bastante amplo onde possa desenvolver suas atividades e armazenar tanto os produtos prontos quanto as matérias primas.

É difícil fazer uma estimativa de tamanho do espaço necessário para esse tipo de negócio, porém no mínimo você precisará contar com 1000 m² para iniciar uma fábrica de tubos de concreto de médio porte.

O ideal para esse tipo de empresa é que você escolha uma área mais afastada de bairros residenciais para montagem da sua fábrica. Então pode ser em bairros industriais ou a beira de uma rodovia na chegada da cidade, por exemplo.

A estrutura interna será composta por uma área de armazenamento de matérias primas, um espaço para cura e armazenamento de produtos acabados, um local de produção dos tubos de concreto, um escritório de administração, banheiros e vestiários. Dependendo do porte da sua empresa, certamente será necessário ter outros espaços a mais para realização dos serviços diários.

Como montar uma fábrica de tubos de concreto?


Além da montagem da estrutura da sua fábrica, você precisará investir em máquinas para fabricação de tubos de concreto, empilhadeiras para transporte dos produtos, um caminhão e outros acessórios de trabalho diversos.

Haverá também a necessidade de contratar pessoas para trabalhar em sua fábrica, afinal há diversos setores que precisarão de mão de obra qualificada para lidar com a produção das manilhas.

O investimento inicial para montar uma fábrica de tubos de concreto pronta para funcionamento é bastante alto. Portanto esse custo inicial parte dos R$ 500 mil Reais e poderá ultrapassar facilmente R$ 1 milhão de Reais de investimento, pois vai depender do tamanho da empresa e da tecnologia empregada nela.

Desde o momento que decidir colocar esta ideia em prática, é importante que você contrate um contador para lhe auxiliar no processo de abertura legal da empresa. Obtendo assim o CNPJ, licença da prefeitura, alvará do corpo de bombeiro, registro de funcionários e muito mais. Não se esqueça também de realizar uma pesquisa prévia para ter uma noção de quem serão seus fornecedores no mercado, já que precisará comprar matérias primas em grandes quantidades.

Máquina de fazer tubos de concreto


Para quem vai abrir uma fábrica de tubos de concreto, um dos principais investimentos ficará por conta das máquinas de produção das manilhas.

Esse tipo de máquina não costuma ser barata, porém faz um grande trabalho no processo de fabricação, pois elas operam praticamente de forma automática e com alta produtividade por dia. Para isso, você poderá escolher entre máquinas de prensagem normais ou máquinas vibro prensagem, que faz a vibração do concreto enquanto ele é enformado.

As máquinas da Menegotti costumam ser as mais utilizadas pelos fabricantes de tubos de concreto. Porém também existem outras marcas com máquinas bastante inovadoras no mercado, como é o caso da CSM Máquinas, que você poderá conferir no vídeo a seguir.

Estas máquinas receberão o concreto e farão a prensagem dentro da forma exata. Muitas delas possuem um painel de controle bastante fácil de usar e com vários recursos tecnológicos, inclusive com câmera dentro da máquina e uma tela no painel de controle onde é possível ver em tempo real toda a fabricação dos tubos.

Após o tubo de concreto ficar pronto, você irá retirar da máquina (ainda com a forma) com o auxílio de um carrinho manual ou com uma empilhadeira, depois é só desenformar e levar para a área de cura do produto.

Principais clientes de uma fábrica de tubos de concreto


Os seus clientes podem ser os mais diversos possíveis, desde uma pessoa comum que deseja adquirir poucas manilhas para uma obra em casa até grandes empresas que irão trabalhar na construção de canais para transporte de água ou esgoto.

Em muitos casos, os principais clientes de fábricas do tipo são as prefeituras de cidades circunvizinhas, pois elas compram muitos tubos de concreto para a realização de obras de saneamento básico.

No entanto, não basta apenas abrir sua empresa e esperar os clientes surgirem. É necessário traçar estratégias de divulgação para aumentar a popularidade do seu negócio na região e já ir conquistando os primeiros clientes.

Você poderá utilizar anúncios em programas de rádio, em jornais locais, em catálogos telefônicos, na internet e outros mais para tornar sua empresa conhecida por parte do seu público alvo.

Leia também: Como montar uma marmoraria

Vale a pena abrir uma fábrica de tubos de concreto?


Como você pôde ver até aqui, esse é um negócio que exige um alto investimento inicial, então requer cautela e muito planejamento para somente depois iniciar o processo de abertura da nova empresa.

Dessa forma, não tem como dizer se vai ser um negócio de sucesso em sua cidade ou não, mas a minha recomendação é que você faça uma pesquisa de mercado e monte um bom plano de negócios antes de iniciar tudo.

Se analisarmos de um modo geral, podemos ver claramente que se trata de um bom negócio e que vale a pena ser montado, principalmente porque há uma concorrência baixa em muitos lugares. Então pode ser uma ótima oportunidade para iniciar aí em sua cidade sim.

Para encerrar o nosso artigo de hoje, eu espero que estas dicas de como montar uma fábrica de tubos de concreto tenham sido de grande utilidade e que você possa obter muito sucesso trabalhando nesse ramo.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

Deixe o primeiro comentário