Para montar uma fábrica de banana chips você vai precisar de um espaço de 200 m² e um investimento inicial de R$40 mil.
A verdade é que uma fábrica exige uma estrutura melhor do que a de um ponto de venda comum, então, por mais que pense em abrir um empreendimento de porte pequeno seu investimento vai girar em torno disso mesmo.
Se atente a questões como a sua região, local de instalação e fornecedores de equipamento, pois isso pode fazer com que o valor inicial gasto passe por variações para mais ou para menos.
Sabendo disso, trago abaixo algumas informações que podem te ajudar a avaliar melhor alguns pontos antes de gastar com toda a implementação.
Comece com o planejamento do seu negócio
Planejar é a primeira e mais importante parte dessa etapa de entrada no mercado, pois sem planejamento a chance de fracasso de qualquer empresa é quase que 100%.
Como seu ponto de partida, você pode definir algumas metas e ter em mente quem você pretende atingir. Depois disso, tente entender como se comporta o mercado no Brasil, veja a aplicação disso na sua região, analise as lojas de produtos naturais, para que construa a sua fábrica de uma forma mais estratégica.
É como um passo a passo. Entendendo o que tem disponível para investir e as coisas que quer conquistar, fica mais fácil definir como vai chegar lá, sabe? O importante é fazer o que está dentro das suas possibilidades.
Por mais chato que possa parecer, é esse plano que te dará a base necessária para transformar algo pequeno em uma grande empresa.
Defina os tipos de produto e de que forma irá vender
A sua comercialização não precisa ser necessariamente de produtos diversos, você pode focar em um tipo de banana chips se quiser, mas saiba que ter um leque de opções permite que as suas parcerias fiquem mais satisfeitas e não fechem contrato com a sua concorrência.
Você pode disponibilizar pelo menos as três modalidades de banana chips mais comuns:
- Banana chips natural;
- Banana chips salgada;
- Banana chips com açúcar.
Se o mercado estiver focado em outros tipos de produção, cabe a você implementar na sua fábrica ou não.
Também é importante definir se a sua fábrica vai vender banana chips a granel ou embalada. Lembrando que nesse mercado é muito mais comum a venda para lojas que trabalham com a revenda de produtos a quilo, sem falar que a utilização de embalagens individuais aumenta consideravelmente o seu custo.
Pense na embalagem
Não é preciso desenvolver embalagens chamativas ou criativas demais. Nesse caso, o foco é apenas a conservação do seu produto. As bananas chips devem ter crocância, portanto, todos os seus testes em torno da escolha da sua embalagem será em torno disso.
Tente apenas deixar um espaço disponível para informações essenciais como lote, data de fabricação, data de vencimento e o tipo da banana contida ali. Se achar necessário coloque valores energéticos e ingredientes utilizados na composição, para seu produto ficar mais completo.
Foque em embalagens sustentáveis, pois a responsabilidade ambiental de sua fábrica será notada e isso pode elevar o patamar dela na visão dos possíveis parceiros.
Legalize a sua fábrica de banana chips
Para começar com o pé direito no mercado, todo empreendimento, independente do segmento, precisa se legalizar na prefeitura, no estado e na receita federal.
O papel da prefeitura nesse cenário será o de permitir que o seu empreendimento seja construído no local que você escolheu, através da consulta do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do seu ramo de atividade.
Quando o processo de busca prévia for realizado pela prefeitura, você terá acesso a um número, que deverá ser disponibilizado na Junta Comercial para regularização no estado. Após esse fornecimento, um formulário deverá ser preenchimento com informações a respeito da sua empresa (contrato social).
Feito isso, é preciso ter o Documento Básico de Entrada (DBE) para solicitação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal.
Após concluir a legalização nos três órgãos é necessário ir atrás do Alvará de funcionamento e do laudo de aprovação do corpo de bombeiros. Por fim, verifique a necessidade de implementação das regras da RDC nº 275, nº216 e nº331.
Se não tiver o conhecimento necessário para conseguir regularizar uma fábrica de banana chips, contrate um contador! Esse é um investimento que te trará segurança e praticidade na resolução dessas questões.
Escolha o melhor local
O local onde seu negócio estará posicionado é um ponto que costuma ser colocado na balança por seus parceiros, isso ocorre porque existe a velha questão da logística de transporte que mede a relação de distância/tempo de entrega.
Uma boa ideia é que você procure não se distanciar muito de regiões movimentadas, pois além de lojas, existem muitos ambulantes que começaram a viver da revenda de banana chips, preferindo sempre comprar em fábricas, pois o custo é menor e possibilita maiores lucros.
Detalhe importante: Depois de achar um local, consulte a prefeitura para avaliação da viabilidade do seu empreendimento.
Organize suas estruturas!
A disposição dos ambientes internos do seu espaço precisam ocorrer de forma bem pensada. Se for preciso, contrate uma empresa para realização do projeto arquitetônico da fábrica de banana chips. Essas empresas conseguem fazer uma otimização de cada metro quadrado ao seu favor.
É importante que você defina o seu fluxo de produção para que todos os cômodos sejam criados beneficiando isso e agilizando todos os processos.
Abaixo trago uma ideia de disposição de ambientes baseada no projeto da Engetecno, mas você pode dividir o seu espaço como achar melhor.
Observe:
- Recepção: Para recebimento de documentos e pedidos físicos;
- Câmara de Sulfuração: Para secagem/desidratação das frutas;
- Limpeza e descascamento: Limpar a fruta e remover as cascas;
- Sala de cortes: Fatiar as frutas de acordo com o tamanho do chips;
- Fritura: Local onde as bananas serão fritadas para venda;
- Embalagem: Local onde ocorrerá a finalização (com sal, açúcar, canela, ou qualquer outro adicional) e embalagem (para as vendas que não forem realizadas à granel);
- Depósito: Ambiente onde serão armazenados todos os produtos prontos para serem comercializados;
- Expedição: Área de conferência dos produtos para liberação ou recebimento;
- Escritório: Onde ocorrerá a organização de papelada de pedidos, contratos de parceiros/fornecedores, notas fiscais e tudo referente à empresa;
- Sanitários e copa: Destinado aos funcionários.
Compre os equipamentos necessários
Comprar os equipamentos corretos é muito importante para abrir uma fábrica de banana chips. Existem muitas tecnologias que você pode decidir aderir para que o seu serviço seja o mais rápido possível, mas vou trazer abaixo uma relação das onze que de fato não podem faltar:
- Computador;
- Mesas;
- Cadeiras;
- Bancadas de trabalho;
- Fatiador de banana chips industrial: Em uma fábrica não dá para ficar fatiando a banana manualmente;
- Câmaras herméticas de sulfuração;
- Fritadeira elétrica;
- Escumadeira;
- Máquina de impressão (lote, data de fabricação em plástico);
- Etiquetadora;
- Faca de corte (para limpeza da fruta e caso o fatiador quebre).
Contrate bons funcionários!
Diferente de muitos empreendimentos, montar uma fábrica de banana chips exige a contratação de pessoas, ainda que seja um negócio de pequeno porte.
Além da contratação é importante que você Invista em especializações e treinamentos em fluxo internos da empresa e no manuseio dos equipamentos, para que tudo caminhe de forma dinâmica e eficaz.
Contrate pelo menos sete funcionários e faça a distribuição da seguinte forma:
- Um para recebimento e estocagem;
- Um para limpeza, corte e descascamento;
- Um para fritar as bananas;
- Um para embalar;
- Um para liberação de pedidos;
- Um para parte comercial de fechamento de contratos e resolução de documentação;
- Um responsável pelo marketing e divulgação dos seus serviços para parceiros potenciais.
Conheça estratégias para aumentar o faturamento da sua fábrica
Depois de ter tudo arquitetado para o funcionamento do seu empreendimento é importante que você se atente a alguns pontos que estão ligados diretamente ao seu retorno financeiro.
Trouxe cinco dicas abaixo que vão te ajudar a ter uma fábrica de banana chips lucrativa:
Pesquise seus fornecedores
Ter bons fornecedores de matéria prima e equipamentos não é uma tarefa fácil em nenhum tipo de empresa. É necessário realizar muitas pesquisas e testes antes de encontrar uma parceria que consiga impactar positivamente no seu orçamento.
Tente encontrar preços mais acessíveis, produtos de qualidade igual ou superior a da concorrência e condições de pagamento favoráveis.
Tendo esse cuidado, acredite que vai ter um produto final de excelência e conseguirá colher o que plantou, se tornando, aos olhos dos seus compradores, um dos melhores fornecedores de banana chips da região.
Coloque um preço justo
Tenha os pés no chão, pois de nada adianta comprar tudo do bom e do melhor e colocar um preço final absurdo para os seus clientes. É preciso balancear bem, para que consiga lucrar com todas as fases do seu processo, sem pesar o bolso do seu cliente – afinal de contas o seu valor será de fábrica.
Ao pensar no preço do pacote de banana chips ou do quilo, se preocupe em avaliar os custos fixos como energia elétrica, funcionários contratados, serviços de entrega e tudo o que está tendo que ser pago, para que aquele produto seja gerado.
Precificar não é uma tarefa fácil! Comece estudando o mercado e sua concorrência e tente cobrar menos e lucrar mais.
Aposta em tecnologia
A medida em que suas vendas forem crescendo e tomando proporções que você nem imaginava, invista em tecnologias que agilizem o processo do seu trabalho e que consigam cada vez mais padronizar a sua marca (em relação ao corte, fritura e embalagem final).
Crie um relacionamento saudável com seus parceiros
Isso vale para os seus vendedores e para os seus compradores, faça com que as experiências de compra e venda com você sejam agradáveis para o outro. Tente sempre beneficiar os seus parceiros de uma forma diferente.
Dê atenção, seja um bom pagador, forneça condições de pagamento favoráveis, saiba propor acordo e seja flexível para ouvir sugestões. A maioria das fábricas só pensam em produzir em massa e vender muito. Seja diferente nisso e terá um resultado bem diferenciado também.
Divulgação diferenciada
Tenha em sua equipe pessoas que entendam que a proposta de uma fábrica de banana chips não são consumidores finais. Defina o seu foco em atingir compradores potenciais como mercados, lojas de suplementos, lojas de produtos naturais e até vendedores ambulantes.
Faça uma propaganda altamente direcionada! Seja uma empresa conhecida em todos os ambientes e zele pela sua reputação.
Comece já a sua produção!
Espero que com este artigo tenha entendido tudo o que precisa para montar uma fábrica de banana chips e começar a lucrar acompanhando o mercado.
Te desejo todo sucesso nessa nova caminhada! Espero te encontrar no próximo artigo.
Abraços.
1 comentário
Belício Martins
Jéssica, parabéns pelo artigo. Ele possui uma linguagem clara e direta sobre o assunto, o que me ajudou a conhecer um pouco mais os requisitos para montar uma fábrica de banana e batatas tipo chips.
Um forte abraço e sucesso à você.