Como montar uma escolinha de futebol

Publicado por Jéssica Trabuco em 5 de julho de 2020

Para montar uma escolinha de futebol é preciso cerca de 2.000 m², duas quadras, um responsável técnico e um investimento a partir de R$50 mil!

Também é importante abrir a empresa e conseguir as licenças de funcionamento, montar a estrutura adequada, investir em equipamentos, ter uma equipe qualificada e aproveitar todas as ferramentas para divulgação.

Se o seu sonho é abrir esse tipo de negócio, a leitura abaixo vai te ajudar demais! Eu trouxe todas as informações sobre como montar uma escolinha de futebol, com detalhes, que vão te ajudar a transformar essa ideia em algo real.

Observe:

Conheça o mercado da sua região


projeto de escolinha de futebol

Não precisa nem de pesquisa para entender o quanto o futebol é idolatrado no Brasil. Ainda hoje somos considerados o país do futebol e não é para menos – é só dar uma andada em qualquer região que será fácil encontrar um grupo batendo uma bolinha.

Só que para você que ainda não sabe como montar uma escolinha de futebol própria, é preciso saber mais do que isso. Como é a sua região em relação a esse mercado? Tem muita criança e adolescente? Existem outras escolinhas? Tem clubes e outras áreas com campos?

Ande por aí, pergunte, entre em contato com outras pessoas, seja observador e vá anotando todas as informações que considerar relevantes.

Defina quem será o seu público alvo


Geralmente o público alvo das escolinhas de futebol são as crianças e adolescentes entre 5 a 18 anos. Muitos pais matriculam seus filhos em escolinhas desde os 5 anos ou até menos para que já possam aprender as regras básicas e se envolverem com esse esporte.

Só que também é possível montar turma de jovens e adultos, mesmo que o intuito não seja o jogo profissional, mas sim a prática do esporte por lazer e/ou por ser uma atividade física.

Tem outra questão importante também que você precisa lembrar: Não são só os meninos/homens que jogam futebol. Ultimamente há uma grande procura de meninas e mulheres para as escolinhas.

Então, a questão é: Você vai atender um público só ou quer atender um pouco de cada?

Independente de como seja você deverá organizar turmas por faixa etária e dividir pelos períodos da manhã, tarde e noite, sempre colocando as crianças mais novas pela manhã ou pela tarde. Cada aula terá uma duração de aproximadamente uma hora e 30 minutos ou um pouco mais.

Faça um bom planejamento


Depois de conhecer o mercado local e definir a quem quer atender e como serão divididas as turmas, é hora de colocar tudo no papel para se planejar da melhor maneira.

Além dessas informações, analise se pretende comprar ou alugar o espaço, quantos alunos pretende atender, faça as contas e veja qual será o custo mensal da operação, o valor inicial para montar a estrutura e até como fará a divulgação.

Poder parar, ver essas informações e ter noção de como o projeto funcionará mesmo sem ele existir fisicamente te deixará muito mais preparado! É uma forma de você ter base, sabe? Será mais fácil evitar erros, aproveitar oportunidades e criar uma marca consolidada.

Cuide da legalização da escolinha


Todo negócio precisa ser legalizado. Então a primeira preocupação é encontrar um escritório de contabilidade para fazer a abertura da empresa e cuidar de todos os trâmites para obtenção do CNPJ.

Só que além dessa parte que é comum a todos os negócios, existem algumas questões que são bem específicas para esse tipo de negócio que você precisa resolver:

Tenha um responsável técnico

A escolinha não pode funcionar sem ter um profissional que atue como responsável técnico que tenha registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). Os treinadores, no entanto, não precisam.

Em alguns casos, dependendo da região que você for atuar a escolinha também precisará do registro no CREF.

Fique atento às normas de segurança

Existem alguns cuidados que você precisa ter com a segurança dos seus alunos. Por isso, para matricular alguém é preciso que o aluno entregue resultados de um exame de condicionamento físico atestando que ele está liberado para isso.

Também é importante que pelo menos um funcionário da escolinha tenha conhecimento em primeiros socorros.

Por último, mas também importante: É preciso manter um cadastro atualizado de todos os alunos com os telefones de contato.

Consiga as licenças para funcionar

São basicamente três licenças para montar uma escolinha de futebol: O alvará de funcionamento dado pela Prefeitura, a licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Vistoria de Segurança do Corpo de Bombeiros.

Escolha a localização para montar uma escolinha de futebol


Esse é um tipo de negócio que funciona muito bem em áreas residenciais muito populosas. São nesses locais que o seu público alvo está!

Além de pensar nessa questão, é importante avaliar outros pontos na hora de escolher o local de instalação de uma escolinha de futebol:

  • Custo (precisa caber no seu orçamento);
  • Segurança;
  • Estacionamento;
  • Acesso tanto de transporte particular quanto público;
  • Proximidade de escolas e cursinhos.

Outra questão importante é a seguinte: Você pode escolher uma região, comprar um terreno e instalar o seu negócio do zero, como também pode alugar instalações já existentes ou até mesmo espaços em clubes.

Mesmo se optar por locação de áreas já existentes, avalie qual entre as opções disponíveis tem mais pontos positivos de acordo com a lista que coloquei acima.

Estrutura que uma escolinha de futebol precisa ter


como montar uma escolinha de futebol

Em alguns lugares a gente vê que para montar uma escolinha de futebol com toda a estrutura ideal e desejada, de tamanho médio/grande, você precisa de uns 2.000 m². Além disso, tem que montar um campo (de grama natural ou sintética) e uma quadra para futsal que seja coberta.

Também é importante ter vestiários, depósito, área administrativa e em alguns casos, se for possível, uma academia e uma área reservada para lanchonete.

É claro que cada estrutura vai variar de acordo com o projeto de escolinha de futebol de cada um. Em algumas situações, apenas com um campo já é possível começar, entende? Então não fique achando que só dá para abrir esse empreendimento com a maior estrutura possível.

O importante é ter o suficiente para exercer as atividades com segurança e conforto, dando aos alunos qualidade no ensino e nas práticas realizadas.

Adquira os equipamentos necessários


São tanto os equipamentos para a área administrativa, quanto para a parte de educação e capacitação dos alunos. 

Eles podem variar de acordo com a possibilidade e necessidade de cada escolinha, mas vou te apresentar algumas opções para te ajudar a se inspirar:

  • Armários;
  • Colchonetes;
  • Redes;
  • Luvas;
  • Bolas;
  • Materiais para proteção como caneleira;
  • Quadro branco e pilotos;
  • Apitos;
  • Banco para descanso;
  • Bebedouro;
  • Móveis de escritório;
  • Telefone;
  • Computador e impressora;
  • Coletes;
  • Equipamentos para treinos funcionais;
  • Equipamentos para academia (quando for possível).

Pense nos uniformes


Seu clube precisa de uniforme próprio e você precisa pensar nas cores, no design e nos modelos e fazer parceria para a confecção. Lembre-se que é possível fechar com patrocinadores para esse e outros custos do negócio e em contrapartida colocar a marca na camisa.

Os uniformes no geral são um produto que o aluno precisa pagar a parte. Faça ele com qualidade e completo. Essa é uma forma de agregar valor ao seu negócio e até de causar uma boa experiência para pais e filhos.

Faça tudo: Meião, calção, camisa e em alguns casos pode acrescentar mochila e boné.

Contrate profissionais habilitados


Por mais que não seja necessário ser registrado no CREF, é importante que os treinadores tenham conhecimento técnico em futebol.

Dê preferência a educadores físicos, porque além de ensinar o jogo em si, ele conseguirá criar treinos para aquele grupo específico, com o cuidado de não causar uma lesão, por exemplo.

Além de serem bons tecnicamente, é importante que esses treinadores sejam pessoas confiáveis e que tenham experiência no contato com pessoas. Não adianta saber jogar futebol e não ser bom pedagogicamente para passar as informações.

Os outros funcionários, como os que cuidarão da parte administrativa e até da limpeza, também precisam ter experiência no contato com crianças e adolescentes.

Defina as estratégias de divulgação que irá usar


Para ganhar dinheiro ensinando futebol, as pessoas precisam saber que você existe e que o seu trabalho é maravilhoso. A melhor forma de conseguir isso é por meio do investimento na divulgação da sua escolinha.

A boa notícia é que isso não é difícil de fazer e eu trouxe algumas opções abaixo:

  • Faça parceria com escolas, com cursos e até com clubes para divulgação da sua escolinha;
  • Crie anúncios nas redes sociais e em grupos de venda de produtos e serviços;
  • Tenha um perfil no Instagram e movimente com conteúdo de qualidade;
  • Crie um blog;
  • Faça panfletos e distribua na região;
  • Em algumas situações vale a pena investir em carros de som passando por áreas que tenham grande fluxo de pessoas da faixa etária que quer atingir;
  • Invista no boca a boca;
  • Utilize o WhatsApp ao seu favor.

Participe de torneios, amistosos e ligas


Qual o valor da mensalidade da escolinha de futebol

Fazer isso funciona para basicamente três coisas:

  • Fortalecer a sua marca;
  • Captar novos alunos;
  • Fazer networking e conhecer pessoas que podem agregar mais valor ao seu negócio.

Então, lá no seu estudo de mercado, verifique na sua região quais são os eventos que existem para escolinhas, veja o que é preciso para participar, faça contato com donos de outros clubes, até mesmo de cidades vizinhas, feche parcerias e faça eventos juntos.

Isso tudo tem muito potencial para agregar mais valor ao seu negócio como um todo, motivar os seus alunos e gerar mais receita.

O atendimento ao aluno precisa ser maravilhoso


Acho que em praticamente todos os textos que faço com guias sobre negócio eu bato na tecla do atendimento, mas quando falamos de crianças e jovens isso precisa ser ainda mais especial.

Pense como pai e mãe, qual é o tipo de treinamento que gostaria que seu filho tivesse em uma atividade que você pagasse para ele fazer? Tenho certeza que quer que ele esteja seguro, que seja bem tratado e cuidado, não é? Então faça isso com cada um dos seus alunos.

Tenha ao seu lado somente profissionais que entendem essa importância e que tenham cuidado, paciência, respeito e ética ao lidar com esses jovens. Se você der prioridade a ter um atendimento maravilhoso, tenha certeza que isso pode funcionar como um grande diferencial e fazer com que os pais prefiram a sua escola do que a concorrente.

Investimento para montar uma escolinha de futebol


É difícil te dizer exatamente qual o investimento para montar uma escolinha de futebol infantil ou mista, porque isso varia de acordo com o projeto. Pensando em algo com uma estrutura de 2.000 m², por exemplo, podemos estimar algo entre R$50.000 a 120.000 Reais. 

A melhor forma de entender quanto será necessário de investimento inicial é detalhando o planejamento o máximo possível.

Não se esqueça também de fazer as contas sobre os custos fixos. Isso vai te ajudar a definir o capital de giro que precisa ter (de pelo menos seis meses) e até quanto deverá ser o preço da mensalidade.

Qual o valor da mensalidade da escolinha de futebol?

Enquanto que escolinhas menores cobram de R$50 a R$80, as médias cobram cerca de R$150 e as que levam nomes de grandes clubes podem cobrar entre R$200 a mais de R$300.

Você saberá o valor ideal para a sua quando entender os seus custos mensais. O valor precisa pagar os custos e ainda permitir que você tenha uma margem de lucro. Sabendo a mensalidade você entenderá qual é a média de alunos ideal que precisará ter também.

Você pode optar por uma franquia de escolinha de futebol


Se você quiser, ao invés de criar um negócio do zero é possível também ficar à frente de um nome que já tenha sucesso e credibilidade no mercado: você pode abrir uma franquia de escolinha de futebol.

As vantagens disso são:

  • Modelo de negócio pronto e que dá resultados;
  • Credibilidade;
  • Praticidade;
  • Assessoria qualificada de quem entende do mercado e tem interesse em que você tenha bons resultados.

Os grandes clubes de futebol do Brasil e até do mundo tem suas escolinhas por aqui: Flamengo, Palmeiras, Botafogo, Boca Juniors, Paris Saint Germain e até o Barcelona.

Também dá para investir em uma escolinha com fins sociais, como uma ONG


Também é possível investir na criação de uma escolinha de futebol sem fins lucrativos, com o intuito de agregar valor à sociedade que participa. Nesse caso você precisa de algumas informações da Prefeitura.

Quem trabalha dessa forma pode ir atrás de patrocinadores e até tentar participar de alguns programas de financiamento do Governo para esse tipo de programa.

Comece a colocar seu projeto em prática


Agora que já sabe como montar uma escolinha de futebol do zero, só depende de você tirar esse projeto da gaveta e transformá-lo em realidade.

Comece o quanto antes a pesquisar e se planejar e parte para ação.

Um abraço, sucesso e até o próximo artigo!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

7 comentários

  • Eu posso utilizar quadra pública e mesmo assim montar um escolinha paga ?

  • Paulo Roberto da Silva

    Bom dia,
    sou Educador físico e pedagogo, sempre trabalhei com esporte coletivo em São Paulo, moro atualmente em Bauru-SP. Escolinha de Futebol é uma responsabilidade tremenda, precisa dos profissionais certos e local apropriado. Até hoje não montei nenhum projeto por falta de parcerias. Até pensei em usar um campinho de terra aqui no meu bairro, público tem mas sei lá, não possuo CREF ainda e a maioria dos meninos aqui do bairro não tem condições de pagar uma mensalidade de 20,00 a 30,00 reais.

  • marcos maciel

    procuro parceiro para escola -academia de futebol
    tenho um sitio em sao lourenço da serra -sao paulo, ja com alojamentos, campo society oficial
    quadra poliesportiva, vestiario, etc…….
    meu zap- 11-98802-2415

  • cristiano schumacker maia

    Seria melhor voce fazer seu cnpj. Com miha ajuda se voce aceitar os meus garotoseytgv colocar eles a jogarem campeonatos eu tenho coletes e 2 fardamentos e um instatuto das criancas carinbado e assinado pelo diretor de esportes de esteio poderiamos tentar o que voce acha me retorne meu numero do ceular e 80650719pense nisso e iremos fazer uma grande escolinha juntos

  • edson augusto

    Possuo uma escolinha de futebol há 25 anos,são atletas de 5 a 15 anos,num total de 100,considero um Trabalho Social,mas temos uma contribuição de $30,00 por mês,mas infelizmente por mês são poucos atletas que contribuem,não passam de 20 atletas,treinamos 4 vezes por semana,disputamos campeonatos,realizamos amistosos,mas infelizmente estou com intuito de largar tudo,pois estou desempregado,como faço abro um cnpj ou largo tudo…

  • boa noite ! trabalho em uma escolinha de futebol projeto social e gostaria de montar a minha propria escolinha ja tenho um numero bom de criança que me acompanha e tenho um convenio pre afirmado com o gremio ,mas tenho medo porque nao tenho local vou precisa alugar uma area que ja possue um campo de futebol soçait preciso de umas dicas

Deixe o seu comentário