Segurança é uma coisa que todos buscam no seu negócio. Por isso que é tão importante ficar em dias com todos os artigos que são recomendados pelos Bombeiros. Isso dá uma brecha enorme de um negócio para montar e você vai poder entender como montar uma empresa de recarga de extintores pode ser uma boa opção.
Já parou para pensar onde tem extintores? Desde prédios residenciais, a salas empresariais, todo tipo de negócio hoje em dia precisa ter extintores e mais, precisa que eles estejam recarregados dentro da validade.
Ninguém sai comprando extintor sempre que ele acaba, as pessoas recarregam, sai mais barato e mais rápido para elas. Por isso que é tão importante que tenham contato com uma empresa de recarga de extintores.
Durante o artigo você vai entender um pouco mais sobre o mercado e também como montar uma empresa de recarga de extintores. Vamos te dar algumas dicas e sugestões que farão toda a diferença nesse negócio.
Obrigatoriedade de extintores
Para que você comece a ter noção do quanto montar uma empresa de recarga de extintores pode se tornar um bom negócio, vamos te falar sobre a obrigatoriedade de extintores em alguns lugares.
Por exemplo, todos os edifícios residenciais, comerciais, órgãos públicos, hospitais, indústrias… Todos não só devem ter extintores, como são obrigados por lei, de acordo com o corpo de bombeiros.
Além desses locais, a própria legislação brasileira de trânsito também obriga que os veículos automotores devam ter um extintor como instrumento de segurança em casos de emergência. Todos eles precisam que seus extintores sejam revistos a cada doze ou 36 meses para ver se há a necessidade de manutenção ou recarga do material que fica no seu interior.
Leia também: Como montar uma fábrica de tintas
Tempo para recarga de extintores
Uma das coisas importantes sobre como montar uma empresa de recarga de extintores que você precisa saber tem a ver com o tempo de recarga de cada um.
O tempo para recarregar os extintores vai depender do tipo de extintor que é utilizado. Existem pelo menos quatro tipos diferentes e para cada um deles é preciso agir diferente. Por isso vamos falar de cada um para você.
Antes de entender como montar uma empresa de recarga de extintores é preciso que você busque o máximo de informação sobre o negócio. Essa como é uma informação básica, a gente vai passar para você.
Observe:
- Extintor classe A: É o utilizado para incêndios com materiais sólidos, como no caso da borracha, madeira, papel e tecidos. É o extintor que tem ou água ou espuma;
- Extintor classe B: O extintor utilizado para incêndios em líquidos e/ou gases que não deixam resíduos, como gasolina e álcool;
- Extintor classe C: É utilizado no caso de incêndios que envolvem materiais condutores que estejam conduzindo energia elétrica. Para essa situação é preciso usar extintor com pó químico ou dióxido de carbono;
- Extintor classe D: É o extintor que é utilizado para combater incêndios que envolvam metais pirofóricos, como alumínio, titânio ou potássio.
Mercado de recarga de extintores no Brasil
Esse é um mercado muito favorável para quem quer investir porque a sua escala é enorme! O que não vai faltar para quem abrir uma empresa de recarga de extintores é cliente. Isso acontece principalmente nas grandes cidades.
Além das indústrias, dos comércios, das salas comerciais, dos prédios, o fator residencial tem contribuído muito para o ponto positivo desse mercado. Cada dia que passa são feitos mais e mais prédios, é uma grande população em um único lugar e por isso a necessidade dos extintores é muito grande.
Isso sem contar a quantidade de carros que tem crescido de forma absurda nos últimos anos. Esse é, sem dúvidas, um dos melhores mercados para atuação nos dias de hoje. É claro que já existem grandes concorrentes, mas é possível estruturar uma empresa que apresente credibilidade e que vá ganhando espaço na sua região.
Como montar uma empresa de recarga de extintores
Agora que você já viu algumas das nossas considerações iniciais sobre o negócio, nós vamos te mostrar alguns pontos que são importantíssimos e que você deve prestar atenção e tomar muito cuidado ao resolver.
Cada passo mencionado aqui tem um fator de influência muito grande nos seus resultados com o negócio. Por isso, de verdade, dê atenção. Acontece muitas vezes (e é um erro muito complicado) das pessoas acharem que tem conhecimento suficiente sobre algo e simplesmente darem às costas para outras coisas.
Acredite: Quanto mais informação você tiver sobre um negócio, melhor será para você! Ok? Agora você vai aprender como montar uma empresa de recarga de extintores.
Então vamos lá!
Legalização do negócio
Estamos falando de montar um negócio que tem a ver com a segurança direta das outras pessoas. Por isso, além daquela burocracia comum para abertura de todo tipo de negócio, existem algumas especificações sobre como montar uma empresa de recarga de extintores.
Por exemplo, será necessário que sua empresa seja certificada e credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Também será preciso que o Corpo de Bombeiros Militar autorize a atuação do seu negócio – isso só irá acontecer depois da certificação de segurança e qualidade em todos os seus serviços.
Por último, mas não menos importante, você vai precisar entrar em contato com o Procon para que ele adeque seus serviços de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Escolha um local de fácil mobilidade
Esse não é um tipo de negócio que os clientes costumam ir até á sede. Eles costumam fazer contato por meio do telefone ou e-mail e aí você vai de encontro com eles. Por isso que na hora de escolher o local você precisa analisar uma área que seja de fácil acesso para o resto da cidade.
É importante que o local tenha ótimas linhas para percorrer e que seja meio que o centro do local que você mora. Quanto mais fácil você conseguir se locomover para outros locais, melhor.
Também tem aquelas questões comuns para todo tipo de negócio que você precisa se preocupar: segurança, infraestrutura básica, fácil acesso para os funcionários e por aí vai.
Estrutura e equipamentos
A estrutura de uma empresa de recarga de extintores é simples. Com cerca de 100m² você já consegue montar ela. É importante que você entenda que a maior parte da área precisa ser para o local de manutenção e recarga dos extintores.
Se a área total do negócio for 100 m², 80 m² deve ser direcionado para isso. Além da parte da oficina, você vai precisar de uma área de recepção, administrativa e para almoxarifado. É muito importante que o local seja muito limpo, bem ventilado e tenha boas condições.
Além disso, para completar a estrutura do local você vai precisar comprar alguns equipamentos básicos, veja abaixo alguns deles:
- Compressor de ar;
- Paquímetro;
- Calibradores de rosca;
- Tenha de 5 metros;
- Alicates (de corte, universal, bico e de pressão);
- Furadeira;
- Torquímetro com fundo de escala;
- Bancada;
- Torno de bancada;
- Jogos de punções numéricos de 3 mm alfanuméricos;
- Chaves tipo soquete;
- Dispositivo fixo para imobilização do cilindro de CO2;
- Dispositivo de iluminação;
- Tarracha para abrir rosca;
- Equipamentos pra regular válvula.
Contratação de funcionários
Para iniciar o seu negócio, uma média de cinco funcionários é mais do que o suficiente. A sua preocupação, antes da quantidade de pessoas, é a qualidade deles em relação ao serviço.
Trabalhar com a recarga de extintores é algo muito sério e precisa ser feito por profissionais que sejam altamente de confiança, que sejam responsáveis. Essa é a característica mais importante que você deve reparar no momento da contratação.
Valor para começar o negócio
Agora você sabe como montar uma empresa de extintores. Os tópicos básicos nós citamos mais acima, mas agora é importante que você entenda quanto precisa ter para fazer o negócio sair do planejamento e começar de verdade.
O investimento para montar uma empresa de recarga de extintores pode variar de R$65.000 a R$90.000, dependendo da localização e até o tamanho do local.
Não se pode esquecer de mencionar também duas coisas importantes: a necessidade de comprar um veículo utilitário para o negócio e a importância de só comprar equipamentos novos.
Além do valor inicial para fazer a sua empresa surgir, você vai precisar separar algo em torno de R$15.000 a R$20.000 como capital de giro para os primeiros meses que ela ainda estiver atrás de espaço no mercado.
3 comentários
Jozel Jarger
Muito bom esse artigo.
Erasmo Alexandre
Artigo perfeito, sucinto e completo, parabens!
Diego Reis
Satisfatório o artigo, aliás muito bom.