Como montar uma empresa de alpinismo industrial?

Publicado por Lidia Massari em 4 de dezembro de 2024

Estruturar uma empresa de alpinismo industrial é um assunto sério porque se trata de uma atividade de alto risco, quer dizer que você precisará de um planejamento robusto, equipes treinadas, equipamentos de ponta e licenças para operar.

Antes de mais nada, é vital estabelecer que o segmento tem forte concorrência e exige preparo impecável do empresário. Continue a leitura apenas se você quiser entender como montar uma empresa de alpinismo industrial, boa leitura!

Índice de conteúdo

  1. Aprenda como montar uma empresa de alpinismo industrial
  2. Como montar uma empresa de alpinismo industrial de sucesso e prestígio

Aprenda como montar uma empresa de alpinismo industrial

como montar uma empresa de alpinismo industrial

Em muitos cenários, as companhias que prestam serviço de alpinismo industrial desempenham papel imprescindível. Posso ressaltar clientes na construção civil, manutenção predial e condominial, telecomunicações e setor de energia.

Nesse caso, o alpinismo industrial é a única ferramenta que o cliente tem para terceirizar um trabalho arriscado que demanda profissionais especializados.

No Brasil, a busca por empresas de alpinismo cresceu nos últimos anos devido à expansão da construção civil, aumento das infraestrutura verticais e avanço dos parques eólicos, principalmente no Nordeste. Saiba como dar os primeiros passos!

O que considerar no planejamento e pesquisa iniciais?

Por ter demandas mais dinâmicas e atender clientes em distintos segmentos, a empresa de alpinismo industrial não está restrita à sua região. É possível deslocar equipes conforme a localização do cliente, muitas vezes de forma interestadual.

E isso é determinante na hora de criar o planejamento comercial e realizar a pesquisa de mercado inicial. Aqui você deve levantar informações sobre a concorrência e a carência do serviço na região e num raio maior de atuação.

Inclusive, é válido implementar o mapeamento de potenciais clientes para elaborar sua abordagem inicial.

Seleção e treinamento das equipes

A etapa mais importante na hora de abrir uma empresa de alpinismo industrial é a seleção e o treinamento das equipes. A companhia precisa obrigatoriamente estabelecer processo seletivo rigoroso para selecionar profissionais experientes e altamente capacitados.

Pilares da formação de equipes campeãs

  1. Experiência exigida: busque a combinação de experiência prévia com trabalho em altura, conhecimento técnico em escalada industrial e habilidades específicas quanto à segurança.
  2. Cursos de capacitação: sua equipe precisa passar pelo curso de capacitação em trabalho em altura, conhecido como NR-35. Inclua também técnicas de resgate em altura e primeiros socorros.
  3. Expertise com equipamentos: dê preferência a profissionais que demonstrem experiência prévia com equipamentos manuseados pela empresa.

Aquisição de equipamentos de segurança

A segurança dos profissionais e o resguardo legal da empresa contratante dos serviços dependem diretamente da qualidade dos equipamentos. Diferentemente de empresas onde é possível optar pelo custo-benefício, seu negócio não tem esse luxo.

Pelo contrário, grande parte do investimento inicial vai diretamente para a aquisição dos equipamentos e acessórios de segurança, que podem incluir:

  • Cordas
  • Capacetes
  • Mosquetões
  • Cintos de segurança
  • Trava-quedas
  • Luvas
  • Óculos de proteção
  • Calçados próprios
  • Demais EPIs conforme segmento de operação

Outro detalhe vital: compre apenas equipamentos homologados, com certificação e conformidade às normas de segurança. Juntamente a isso, desenvolva um projeto de manutenção regular preventiva e inclua todos no projeto.

Obtenção de certificação e licença

Na hora de obter as certificações e licenças para operar, muitos costumam fazer o mínimo do mínimo. Embora seja possível abrir sua empresa apenas com autorizações padrões, o ideal é conquistar o máximo possível de licenças.

Para você entender bem essa questão, eu separei em duas categorias: licenças básicas e licenças avançadas:

Licenças básicas para abrir uma empresa de alpinismo industrial

  • Registro na Junta Comercial.
  • Inscrição Estadual.
  • Alvará de Funcionamento.
  • Licença do Corpo de Bombeiros.
  • Licença Ambiental.
  • Licenciamento e Registro Veicular.
  • Certificado de Conformidade NR-35.

Licenças avançadas para abrir uma empresa de alpinismo industrial

Agora, se você quer se destacar no mercado e aumentar as chances de montar uma carteira de clientes importantes, então veja o que destaca sua empresa:

  • Certificação IRATA (Industrial Rope Access Trade Association).
  • Certificação ANEAC (Certificadora de Acesso por Corda e Resgate).
  • Licenças Governamentais.
  • Certificação SPRAT (Society of Professional Rope Access Technicians).

Portanto, todas essas certificações colocam sua marca em evidência porque são reconhecidas como o ápice do profissionalismo e a garantia de qualidade dos serviços.

Procedimentos operacionais e práticas centrais

Hoje em dia não basta desempenhar um bom trabalho, é crucial ter diferenciais competitivos que tornam seus serviços inigualáveis. Mas como fazer isso?

A única maneira de trabalhar com padronização e qualidade é por meio da criação de procedimentos operacionais e práticas centrais. Aqui eu destaco os manuais de operação, planos de trabalho, procedimentos de emergência e roteiros de segurança.

Vale ressaltar, são documentos obrigatórios que certificam a conformidade dos serviços. Caso tenha dificuldades nisso, talvez você precise contratar os profissionais:

  • Engenheiro de segurança do trabalho.
  • Advogado trabalhista experiente na área.
  • Especialista em acesso por cordas.
  • Consultor de gestão de qualidade.
  • Médico do trabalho.

Qual o investimento para montar uma empresa de alpinismo industrial?

investimento para montar uma empresa de alpinismo industrial

Agora que você está mais por dentro e já entendeu como montar uma empresa de alpinismo industrial, chegou a hora de colocar a mão no bolso. Afinal, quanto custa montar uma empresa funcional?

É impossível definir valor mínimo e máximo porque depende da sua estrutura inicial. Além do mais, o segmento de atuação também influencia bastante, já que a aquisição dos equipamentos vai de acordo com as demandas.

Pelo que eu pesquisei, você deve gastar um montante que varia entre R$100 e R$270 mil reais. Parece alto? De fato é, mas é a bagatela que você tem à frente caso queira seguir com o sonho de criar um legado.

Como montar uma empresa de alpinismo industrial de sucesso e prestígio

Você notou que não tem segredo depois que você aprende como montar uma empresa de alpinismo industrial, e que tudo se resume a criar um plano comercial detalhado?

Se mesmo assim você achou complexo, lembre-se de que você poderá atender clientes na construção civil, em telecomunicações, na indústria de petróleo e gás e as companhias de energia (principalmente as de energia sustentável).

Portanto, o mercado de atuação é amplo, o que aumenta significativamente suas chances de chegar ao sucesso nos negócios. Compartilhe e até mais!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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