Como montar um kartódromo: Primeiros passos do negócio!

Publicado por José Neto em 11 de setembro de 2019

No artigo de hoje eu vou te ajudar a entender a como montar um kartódromo a partir de passos super simples de serem compreendidos. A ideia é você ter lucro e te mostrar como isso pode acontecer – ainda mais se considerarmos as possibilidades de ganhos que ele propõe.

Só para te mostrar de cara as possibilidades, vou te apresentar alguns meios de conseguir ganhar dinheiro com o negócio:

  • Você pode receber a partir da publicidade em placas e outdoors;
  • Pode receber um dinheiro interessante alugando o espaço para competições;
  • Sem contar a possibilidade de alugar os karts para os treinos!

Alternativas de ganhos não faltam e é justamente por isso que um kartódromo pode ser visto como algo bem criativo.

A questão é que para que ele seja um verdadeiro sucesso você precisa prestar atenção ao o passo a passo completo, desde as normas até a estrutura necessária.

A boa notícia é que eu estou aqui para te ajudar! Então, acompanhe o meu texto de hoje e descubra como montar um kartódromo.

Vamos lá?

Passo a passo de como montar um kartódromo


Abaixo eu te explico tudo, nos mínimos detalhes, para que você projete o seu negócio da melhor forma possível.

Não existe segredo milagroso para o sucesso, na verdade ele está relacionado diretamente com planejamento e organização. Sem estes cuidados nenhum tipo de empreendimento decola rumo ao sucesso.

Então já pegue o seu lápis e o seu caderno e comece a anotar todas as informações valiosas que vou te apresentar no decorrer do texto.

Combinado?

Leia também: Empresa de recreação infantil

como abrir um kartódromo

1. Instalações necessárias

A primeira coisa que você deverá ter em mente é quanto a estrutura do negócio em si – e estou falando da estrutura física, é claro. Afinal, é ela quem dará margem para que os treinamentos e competições aconteçam.

Para isso, o espaço que você procura deverá contar com:

  •  Boxes;
  •  Salas de Cronometragem;
  • Primeiros socorros: É preciso um espaço para atender os competidores caso alguma coisa saia do planejamento. Afinal, acidentes podem acontecer.
  • Departamento de Sonorização;
  • Secretaria;
  • Salas para: Imprensa, autoridades, comissários e todas as importantes figuras que possam comparecer nos eventos;
  • Lanchonete: Para melhor atender todos os seus visitantes, é claro;
  • Banheiros: Tanto feminino, quanto masculino;
  • Portaria: Para recebimento dos visitantes;
  • Depósito: A fim de armazenar materiais úteis.

Vale ressaltar ainda que você não pode escolher um lugar que seja muito próximo de casas, escolas ou hospitais por causa do barulho que vai causar. É preciso optar por um ambiente um pouco mais retirado.

2. Normas e vistorias

O segundo passo de como montar um kartódromo é você levar em consideração todas as normas e vistorias necessárias para pôr em prática o seu negócio.

Não basta só querer construir algo do zero e pronto… Precisa estar atento a tudo que é requisitado para que o empreendimento esteja “dentro da lei”.

Dessa maneira, você deverá requisitar as vistorias necessárias, que farão medições quanto à largura da pista e a qualidade das sinalizações. Visto que a chegada e a largada precisam estar claramente classificadas, a fim de promover um treinamento ou competição mais justo e igualitário.

Lembre-se também que a pista deverá ter barreiras feitas com pneus, para que a segurança dos competidores seja mantida do início ao fim.

Outro ponto legal que você precisa considerar é com relação à abertura da sua empresa em si. Afinal, você estará iniciando um negócio, e deverá criar o seu CNPJ, por exemplo. Aqui, nesta etapa, você poderá solicitar a ajuda de um contador.

Se tiver algum tipo de dúvida em relação a questões de licença, o melhor é ir até a prefeitura da sua região para se informar, assim você não corre o risco de deixar nada importante passar despercebido.

3. Equipe necessária

Quando os dois pontos anteriores já estiverem resolvidos, é hora de você pensar na equipe que irá acompanhar a sua nova empresa. Aqui você deverá contar com profissionais qualificados, que promovam uma qualidade ao serviço prestado.

Dessa maneira, atente-se para o preenchimento das seguintes funções:

  • Manutenção;
  • Mecânicos;
  • Administradores;
  • Representantes.

É claro que esta lista diz respeito apenas ao básico. Conforme você for percebendo maiores demandas no seu negócio, você poderá contratar outros profissionais.

Lembre-se que além da sua equipe, você deverá encontrar os melhores fornecedores para o seu kartódromo.

4. Fornecimento de Karts

como montar um kartódromo

Com tudo posto na ponta do lápis, é hora de pensar em uma das formas de ganho propriamente dita. Pare e pense: você pretende investir inclusive nos Karts? Ou apenas irá ceder o espaço para os competidores?

Pois é! Se você optar por fornecer, deverá, obviamente, investir neste tipo de automóvel. Para isso, deverá pesquisar preços em diversos fornecedores, até encontrar uma opção que caiba no seu orçamento.

Além disso, terá que estipular uma tabela de cobrança que realmente valha à pena. Para não tornar o negócio pouco lucrativo.

O aluguel de karts dá dinheiro se você trabalhar com uma boa estratégia e conseguir fornecedores que te deem veículos de qualidade com custo benefício.

5. Espaço para publicidade

Outra forma de ganho que você deverá levar em consideração quando pensar em como montar um kartódromo, é com relação ao espaço para publicidade.

É preciso pensar em como você cobrará para colocar placas e outros itens publicitários em pontos estratégicos do seu kartódromo.

Por isso um dos seus trabalhos será o de encontrar os seus patrocinadores, para que os mesmos ofereçam uma quantia interessante para esta divulgação. Este processo pode parecer um pouco difícil, no começo, mas acredite, pouco a pouco você pegará o jeito.

Afinal, não basta querer oferecer o espaço, mas sim, é preciso dar “algo em troca”. Isso acontece divulgando as suas competições de uma maneira inteligente, atraindo o público e aumentando o interesse dos patrocinadores.

6. Abertura oficial

Pronto! Se você seguiu todos os passos que citei até então, é hora de fazer a abertura oficial do seu kartódromo.

Lembre-se de criar um evento bastante atrativo e invista em anúncio e publicidade. Assim você captará a atenção de pessoas que gostam deste tipo de negócio, poderá aumentar a visibilidade e, consequentemente, os seus ganhos.

Tenho certeza que, em poucas semanas, você já estará tendo resultados interessantes. Para isso, lembre-se de sempre considerar o planejamento do negócio, combinado? Siga o seu plano que tudo dará certo!

Leia também: Como montar um hostel no Brasil

Monte já o seu kartódromo!


Agora que você já sabe como montar um kartódromo é hora de começar a sua pesquisa e organização para tirar esse projeto do papel. Eu tenho certeza que você tem capacidade para isso.

Espero que eu possa ter te ajudado com este conteúdo e te inspirado a dar o primeiro passo.

Nos vemos em outros artigos!

Um abraço e muito sucesso.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

2 comentários

Deixe o seu comentário