Para montar um centro de estética você precisa de R$50 mil e um espaço aproximado de 80 m². Além disso, precisa de um bom planejamento, uma localização estratégica, definir os serviços que vai oferecer, contratar uma equipe incrível e divulgar bastante.
Abaixo eu vou te apresentar 12 pontos que vão te ajudar com esse seu projeto. Então verifique cada um deles, adapte de acordo com a sua realidade e coloque em prática o quanto antes.
Primeiro entenda o que é um centro de estética
Muita gente tem essa dúvida, mas afinal, qual a diferença entre clínica de estética e centro de estética? Quando falamos de clínica estamos falando também de uma área de saúde, que tem intervenções cirúrgicas que devem ser feitas somente por profissionais qualificados e graduados na área.
No caso de um centro de estética a coisa funciona diferente. Os serviços prestados não tem nada a ver com nenhum tipo de intervenção cirúrgica, eles são mais simples e feitos para auxiliar na beleza do indivíduo.
Isso acontece por meio de tratamentos que não causam nenhum dano: Seja uma massagem, hidratação, limpeza de pele, depilação ou qualquer outra dentro do segmento que precisa de um profissional que entenda, mas que não tem nada a ver com a área de saúde.
Abrir um centro de estética significa reunir em um único lugar uma grande variedade de serviços que auxiliem no cuidado da beleza.
Conheça o mercado estético no Brasil
O Brasil é o 3º maior mercado de estética do mundo, de acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Estamos atrás somente dos Estados Unidos e da China!
Mesmo em 2020 o setor manteve-se aquecido e a expectativa é que nos próximos anos ele cresça bastante.
O olhar para a beleza e bem estar tem sido muito mais frequente no brasileiro. Coisas que eram vistas como luxo, hoje são necessidade. Por isso que investir em um centro estético pode ser um grande negócio.
Faça o seu planejamento
Entendendo o mercado nacional e analisando como funciona na sua região, é muito mais fácil criar um plano de negócios de um centro de estética. Não precisa ser nada muito elaborado, precisa ter informação suficiente para te preparar para o projeto.
É nesse momento que você vai desenhar como pretende que seja o seu empreendimento, o que quer oferecer o cliente, quem será o seu público alvo, onde quer se instalar, quanto possui de capital para investir…
A partir da visão de todos esses pontos será possível montar uma espécie de passo a passo, sabendo exatamente o que e quando fazer.
Ter um base como essa é importante porque te ajuda a aproveitar melhor algumas oportunidades e te afasta de erros e prejuízos.
Defina os serviços que vai oferecer
Essa não é uma escolha que deve ser feita de forma aleatória. Precisa ser planejada e montada em cima de uma estratégia para captar o máximo de clientes possível.
Você precisa avaliar, por exemplo, como é o consumo de estética na sua região e até mesmo quem são os seus concorrentes e com o que eles trabalham.
Abaixo eu trouxe alguns dos serviços de um centro de estética mais comuns para você conhecer:
- Depilação;
- Maquiagem e penteados;
- Limpeza de pele;
- Manicure;
- Serviços para o cabelo;
- Massagem relaxante;
- Ofurô;
- Hidromassagem;
- Yoga;
- Terapias corporais;
- Meditação.
Cuide da legalização
Assim como qualquer empresa, você precisa registrá-la. O melhor é contratar assessoria contábil, porque eles vão te encaminhar para todos os processos para abertura do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e tudo o mais que for necessário.
Só que além dessa questão, que é comum a todas as empresas, você precisa prestar atenção a algumas normas e situações importantes que são voltadas para esse segmento:
- Verifique se a Prefeitura tem exigências sobre localização deste empreendimento;
- Ainda com a Prefeitura procure saber o caminho para conseguir o alvará de funcionamento do centro de estética;
- Vá até à Vigilância Sanitária da região para entender quais são as normas que se deve seguir de estrutura, manutenção e administração do negócio;
- Verifique os termos da licença do Corpo de Bombeiros sobre segurança;
- Observe e siga as regras de proteção ao consumidor, presentes no Código de Defesa do Consumidor.
Escolha a localização ideal
Quanto mais visto, melhor! Por isso, procure por regiões com grande fluxo de pessoas. Pode tanto ser em áreas comerciais ou residenciais, o que importa mesmo é que seja visível mesmo com uma certa distância e que seja fácil de chegar.
O local precisa ser seguro, ter infraestrutura básica e estar meio que centrado onde você está. Porque assim você consegue atender o maior número de pessoas possível.
A escolha da localização é fundamental! Por isso leve o tempo que precisar. Pesquise, ande pela cidade e só feche quando tiver certeza do que está fazendo.
Não se esqueça que é importante que o valor de aluguel ou compra esteja dentro do seu orçamento!
Monte a sua estrutura
A sua estrutura só será determinada a partir do momento que você definir quais os serviços vai oferecer no seu centro. O tamanho do local também vai interferir nessa decisão.
É importante que o espaço tenha uma recepção confortável, vestiários, sanitários, copa, área administrativa e salas que sejam correspondente com os serviços. Alguns centros possuem piscina e áreas com banheiras para hidromassagem.
Também é possível encontrar em centros de estética uma área destinada a musculação, a dança e até a artes marciais. Tudo vai depender do enfoque que você quer dar ao seu negócio!
Lembrando que dá para montar um espaço de estética simples. O que você não pode deixar de lembrar é que todo o ambiente precisa ser aconchegante, bem arrumado e organizado. Além de que é fundamental que ele seja muito bem limpo e que disponha de todos os equipamentos essenciais para o seu funcionamento.
Detalhe: Ele só pode ser construído e projetado depois de você entender todas as exigências que os órgãos fazem sobre ele.
Adquira os equipamentos de acordo com os seus serviços
Comprar equipamentos de qualidade que auxiliem em todos os serviços que você oferecer ao seu público é fundamental para o seu sucesso.
Os aparelhos necessários para montar um centro de estética serão definidos a partir do momento que você for escolhendo as suas áreas de atuação. A quantidade também. Tudo vai variar de acordo com o seu planejamento e também com os seus objetivos para com o seu centro.
Uma dica que eu tenho para te dar é que você não compre equipamentos usados. Os equipamentos novos vão te dar a segurança, a durabilidade e o desempenho desejado para que seu negócio cresça cada vez mais.
Abaixo eu trago alguns equipamentos e aparelhos listados pelo Sebrae que são comuns nesses espaços:
- Computador;
- Impressora;
- Telefone;
- Mesas e cadeiras;
- Armário para escritório;
- Balcão para recepção;
- Prateleiras e estantes;
- Espelhos;
- Macas;
- Vaporizador;
- Ionizador;
- Peeling;
- Almofada térmica;
- Manta térmica;
- Cadeira de massagens;
- Lavatório;
- Carrinho e cadeira de manicure;
- Estuda;
- Secador de pé;
- Aparelho de vacuoterapia;
- Aparelho de carboxiterapia;
- Aparelho de criofrequência;
- Stimulus face;
- Effect htm.
Contrate profissionais qualificados
Não adianta querer investir em um centro de estética se você não tiver a noção do quanto os profissionais influenciam no seu negócio. Não adianta querer oferecer milhares de serviços se você não tem à sua disposição especialistas que realmente entendem do assunto e que vão trabalhar com empenho naquilo.
Procure pelos melhores profissionais para as atividades! Faça uma pesquisa bem aprofundada sobre o histórico dos candidatos, avalie seus antigos trabalhos, seus conhecimentos e também preste atenção no seu perfil.
Além de saber desempenhar bem o seu papel na atividade o profissional que trabalha nessa área precisa ter um excelente atendimento ao público.
Ele será como seu cartão de visita também, então tome o maior cuidado possível e faça a escolha certa.
Divulgue bastante!
Não tem como montar um centro de estética e esperar que os clientes vão cair do céu. Você precisa investir pesado na divulgação! A melhor parte disso é que dá para trabalhar bem nesse setor praticamente sem precisar gastar dinheiro.
Hoje em dia a melhor maneira de divulgar um serviço é através da internet! Então além de folhetos para distribuir pela região, você pode:
- Criar anúncios em sites como OLX e Mercado Livre;
- Criar anúncios em grupos do Facebook da sua cidade;
- Montar um perfil do centro no Instagram e postar conteúdo de qualidade que interesse ao seu público;
- Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio;
- Criar promoções e divulgar por meio do WhatsApp.
Investimento necessário para começar
O investimento para montar um centro de estética de porte médio, com cerca de 80m ², vai variar de R$50.000 a R$250.000. Por mais que seja um centro com várias especialidades, é possível começar de uma forma compacta e ir crescendo aos pouquinhos.
Tudo vai depender do seu planejamento.
Um centro de estética fatura por mês entre R$30.000 a mais de R$100.000 por mês. A variação é por conta da sua estrutura, a quantidade de serviços e profissionais. Mas se você quiser ter uma noção melhor se esse é ou não um negócio lucrativo, recomendo que veja o artigo onde explicamos se trabalhar com estética dá dinheiro.
Dedique tempo e estudo ao seu negócio
Além de dinheiro, você também precisa investir tempo. Algumas pessoas dão muito dinheiro por algo, mas esquecem que o mais importante é estar presente e trabalhar todos os dias para o empreendimento crescer e ganhar forma.
Você como empreendedor precisa estar sempre atento e atrás de informações e coisas novas para trazer ao seu centro de estética. Essa é uma maneira de agregar valor ao negócio e sempre surpreender os seus clientes.
Seja presente! Saiba de tudo que acontece no seu estabelecimento, viva o dia a dia a dia do negócio. Só assim você conseguirá ter as melhores soluções para ele.
Monte já!
Agora que já sabe tudo que precisa para abrir um centro de estética de sucesso, é começar! Espero que o artigo tenha sido esclarecedor e que te ajude nesse novo projeto.
Aproveite e veja também o artigo com ideias de nomes para centro de estética. Pois você vai precisar escolher um nome legal para seu novo estabelecimento.
1 comment
Fernanda
Gostei muito das informações obrigada