Como montar um centro de distribuição

Publicado por Jéssica Trabuco em 28 de dezembro de 2021

Para montar um centro de distribuição é preciso de um espaço amplo, um software de gestão, uma boa equipe e um estudo e planejamento prévio do negócio. No artigo de hoje eu vou te explicar o que é essa estrutura e o que você precisa para transformá-la em algo real. 

Aproveita essa oportunidade e fica comigo até o final do texto. Confira!

Entenda primeiro o que é um centro de distribuição


Como montar um centro de distribuição

Ele é um galpão onde mercadorias ficam armazenadas até irem para o consumidor final ou para o local da venda. Costuma ficar em regiões estratégicas para acelerar os processos e oferecer uma experiência muito mais positiva para os clientes. 

Existem basicamente dois tipos de centro de distribuição

  • O da empresa que quer cuidar melhor do seu estoque e deixar tudo centralizado;
  • E o da transportadora que recebe produtos de muitos clientes.  

Faça o seu planejamento


Antes de abrir um centro de distribuição é importante você ter certeza da necessidade da sua empresa. Seu negócio tem rotatividade alta ao ponto de necessitar de um galpão extra para organização e agilidade de entregas? 

Se confirmar que é preciso, é hora de analisar o tipo de produto que será armazenado e manipulado, além do tamanho necessário, da região ideal para instalação e até a quantidade de pessoas necessárias para o funcionamento. 

Depois que olhar e definir todos os pontos importantes, você vai conseguir colocar seu plano em prática com muito mais eficiência. 

Ter esse momento de organizar as ideias e definir as necessidades é importante para que você se estruture corretamente, então não pule essa etapa. 

Escolha o local para se instalar


Se o objetivo principal é dar agilidade nas entregas dos produtos, a primeira coisa a se pensar é no acesso. É importante estar em uma região que seja próxima do seu público alvo e que seja fácil para entrada e saída de veículos. 

Não adianta ter um centro como esse no mesmo terreno da sua empresa, hein? O foco é procurar um local que te deixe um pouco na frente em relação ao trânsito.

O certo é que você vai precisar de um espaço amplo, não só para área de estocagem, mas também para a circulação dos veículos sem que isso atrapalhe a movimentação local. 

Estrutura


Se a gente pensar em um centro de grandes atacadistas, você precisaria de um espaço aproximado de 1000 m², mas a verdade é que isso vai variar de acordo com o projeto de cada um. O que você precisa focar é em criar um ambiente organizado e fluído. 

Além da área de estocagem, é importante ter um local de recepção e entrega de produtos, uma área administrativa, uma copa e sanitários. 

Monte o layout que tenha mais a ver com o seu projeto


Como montar um pequeno centro de distribuição

O layout de um centro de distribuição é como o desenho ou organização do seu estoque. Ele vai te ajudar a ter um ambiente mais dinâmico e eficiente durante a movimentação dos produtos. 

Nesse universo, existem dois modelos que se pode seguir:

Layout com giro de mercadorias

Essa estrutura foca em priorizar a separação dos produtos que costumam sair com maior frequência. 

Layout com fluxo de mercadorias

É uma organização feita com o pensamento de ordem de chegada e saída. Em linha reta você vai organizar primeiro os recebidos, depois os que estão armazenados e por último os que serão encaminhados.

Invista em um sistema de gestão


O ser humano é falho! Mesmo as pessoas mais empenhadas podem deixar passar alguma informação, principalmente em um negócio com um fluxo tão grande de entrada e saída de mercadorias. 

Por isso, não tem como montar um centro de distribuição eficiente sem investir em um sistema de gestão que esteja também integrado com a sede da empresa. Existem vários programas no mercado para você conhecer e comprar. Eles vão te ajudar a ter controle total de tudo que entra, permanece e sai das suas instalações. 

Isso com certeza dá maior segurança e controle, mas também ajuda muito na questão da aceleração das entregas. Evita também confusões e consegue te dar um controle maior em relação às suas demandas. 

Por isso, aposte nesta tecnologia porque ela só vai agregar valor ao seu projeto e te ajudar! 

Monte uma boa equipe


A distribuição só vai acontecer bem se você tiver colaboradores de confiança e eficientes ao seu lado. De acordo com o tamanho da sua demanda tenha uma noção mais precisa da quantidade de mão de obra que necessitará. 

Além de pessoas para receberem produtos e entregadores, você vai precisar de operadores de máquinas e esteiras, estoquistas, auxiliares de limpeza, pelo menos um gerente e, talvez, alguns motoristas.

Uma coisa importante de dizer é que todos os funcionários que trabalharem no seu centro precisam estar utilizando os equipamentos de proteção individual. Capacetes, botas, coletes sinalizadores, protetores auriculares e óculos são alguns dos que são essenciais para o trabalho em segurança. 

Conheça os benefícios de implementar esse negócio


Para que seja mais fácil avaliar se esse é ou não um projeto para você, eu trouxe abaixo algumas das vantagens de um centro de distribuição:

Rapidez

Ao ter um local para centralizar seus produtos em regiões próximas ao seu cliente, você acaba se destacando dos concorrentes. Quantas vezes eu preferi comprar em determinada empresa porque a entrega seria mais rápida? Todo mundo gosta de comprar e receber logo. 

Controle

Com tudo em único lugar fica muito mais fácil ter controle no que é distribuído. Algumas empresas, mesmo com sistemas complexos, podem deixar alguma coisa passar, mas com o centro essa probabilidade diminui.

Menos custo

A partir do momento que você se instala em uma área estratégica que facilita o seu transporte, a economia é real! Só que isso também acontece em relação aos custos de estoque e armazenagem.   

Entenda o funcionamento do negócio


Também é importante que você entenda quais são as funções que um centro de distribuição de mercadorias tem. 

São 5: 

  • Receber: O processo de atender os fornecedores externos ou os próprios colaboradores das fábricas com os produtos a serem estocados;
  • Movimentar: Depois de descarregadas as mercadorias são organizadas de acordo com o layout do seu negócio;
  • Armazenar: É o local onde os produtos ficarão em estoque até serem levados ao destino final. O diferencial desse negócio é que essa etapa não costuma levar muito tempo;
  • Separar: Quando os itens são separados para expedição;
  • Expedir: Os produtos são encaminhados para os veículos de transporte até chegarem ao seu local de destino.

Monte já!


Depois de avaliar o seu empreendimento e entender como montar um centro de distribuição, espero que comece a agir o quanto antes!

Obrigada pela sua companhia hoje e até mais!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

1 comentário

  • Jonildo Brito junior

    Sensacional vcs da MONTAR UM NEGÓCIO PARABENZ, PROCURO INDENTIFICAR PARCEIRO INVESTIDOR PARA INSTALAR UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, EM UMA AREA COM 100.600 MT2, NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOAO PESSOA PB,

Deixe o seu comentário