Não importa se você escolhe uma Kombi, um pequeno caminhão ou outro veículo adaptado, pois depois que você aprender como montar um beer truck, você tem o Brasil inteiro como potencial mercado, de forma itinerante e altamente rentável.
Alguns nichos e segmentos ainda mostram grandes tendências dentro do mercado de cervejas artesanais, como é o caso do beer truck, que apresenta uma excelente oportunidade de empreendimento para quem tem perfil comercial.
Neste conteúdo, montei um guia indispensável para você entender melhor o que é um beer truck e como tirar vantagem de um mercado em plena expansão, confira!
Como montar um beer truck: 7 passos para um negócio de sucesso
Eu já encontrei muitos empreendedores que acham que beer truck é algo que você monta hoje, e amanhã estará rico. Ainda que há potencial por trás deste modelo comercial, é fundamental conhecer o conceito e as etapas que te levam ao sucesso.
1. Escolha do veículo e equipamento
Acredito que o pontapé inicial, e o mais importante, é escolher um veículo apropriado e ideal para acomodar a estrutura da “cervejaria itinerante”. Da mesma forma que uma cervejaria depende de estrutura para gerar atratividade, eficiência e comodidade, o beer truck também.
Sendo assim, o veículo precisa ser grande o suficiente para comportar equipamentos, acessórios e sistemas específicos, como:
- Barris e Kegs de cerveja suficientes para atender a demanda.
- Sistema de refrigeração eficiente para garantir a temperatura perfeita.
- Sistema e equipamento dispensador de chopes que permite você servir múltiplas torneiras de cerveja simultaneamente.
- Aparelhos geradores de energia para locais em que a eletricidade seja inexistente.
Nesse contexto, veículos como vans e caminhonetes maiores podem ser o ponto de partida para acomodar seu novo empreendimento.
DICA BÔNUS: o investimento em bons equipamentos costuma ser um pouco alto, mas saiba que qualidade é determinante. Afinal, um bom sistema de chopeiras ajuda você a extrair máxima qualidade do produto!
2. Faça uma seleção impecável de cervejas artesanais
Quem trabalha com beer truck hoje, tem uma grande vantagem a seu favor. Me refiro ao número crescente de cervejarias artesanais no Brasil. Inclusive, há cervejarias que atuam com a proposta de marca itinerante, logo, potenciais parcerias.
Independentemente dos parceiros de negócios, você deve prezar pela diversidade de rótulos e estilos de cerveja. Para isso, conheça o público-alvo do evento, da sua região e, sobretudo, da sua marca.
Estilos de cervejas artesanais para incrementar sua oferta no beer truck
- IPA (Indian Pale Ale): as IPAs dominaram o mercado brasileiro com seu amargor na medida e aromas que variam do cítrico ao floral. Explore subgêneros como American IPA, Double IPA e New England IPA.
- Pale Ale: versão mais suave da IPA, tem alta procura por conta dos sabores de malte em equilíbrio com o lúpulo.
- Lager: é o estilo mais consumido, pois engloba Helles, Pilsner e até a Vienna Lager.
- Porter e Stout: você precisa ter boas versões de cervejas escuras em seu cardápio, a exemplo dos estilos Porter e Stout. Em suas notas, malte torrado, café, chocolate e até pimentas.
- Witbier: tradicional cerveja de trigo de aspecto turvo e uma pegada aveludada. Caiu no gosto popular e virou uma tendência que você deve aproveitar.
Faça um levantamento das marcas reconhecidas no mercado, de distribuidores e fornecedores que podem compor seu portfólio. Outra coisa, procure ter rotatividade de rótulos para estimular sempre o fator de procura no seu cliente.
3. Realize o licenciamento e a legalização de beer truck
Você não deve em hipótese alguma, iniciar suas atividades sem ter a devida legalização e licenciamento obrigatórios. Ainda que seja um modelo de negócio relativamente novo no Brasil, a lei tende a ser rígida.
Não é para menos, já que falamos em fatores que influenciam na saúde dos clientes e na comercialização de bebidas alcóolicas. Minha maior recomendação é se inteirar a respeito das normas e regras locais de cada novo evento e da sua região.
Por exemplo, em uma cidade vizinha aqui, existem eventos mensais de encontro de beer trucks, é um espetáculo. Com isso, o pessoal compartilha algumas das licenças que você pode precisar:
- Registro da empresa na Junta Comercial, Receita Federal e Secretaria da Fazenda.
- Alvará de funcionamento pela prefeitura local.
- Licença Sanitária concedida pela Vigilância Sanitária.
- Licença Ambiental em alguns casos.
- Certificado do Corpo de Bombeiros, aplicável em alguns casos.
- Autorização da Polícia Militar em determinados locais.
- Registro do veículo junto ao DETRAN.
- Licença e autorização para comercialização de bebida alcóolica.
4. Desenvolva estratégias de marketing e posicionamento de marca
Normalmente, as pessoas que “ensinam” você como montar um beer truck, não abordam a importância das estratégias de marketing. Eu, por outro lado, enfatizo o quão vital é o marketing para o sucesso do seu beer truck.
Não preciso nem mencionar a relevância das redes sociais e a comunicação direta com o público, certo? Contudo, não é só isso, uma vez que é fundamental criar campanhas segmentadas para atingir a audiência de cada nova cidade que você visita.
Só para ilustrar, até poucos meses tinha um bar de cervejas artesanais em uma cidade vizinha. Porém, o município começou a estimular o turismo e montou uma feira permanente de comidas e bebidas artesanais na antiga estação.
Foi então que o casal abandonou seu barzinho para se dedicar exclusivamente ao beer truck. Entende a importância do marketing e da atuação que segue junto com as tendências?
5. Operação na prática e atendimento ao cliente
Em 9 de 10 casos, o empreendedor é quem toca o beer truck diariamente. Afinal, contratar funcionários experientes consome parte do lucro líquido. Nesse contexto, é essencial que você desenvolva algumas habilidades e práticas profissionais:
- Ofereça o melhor e mais atencioso atendimento ao cliente.
- Estude cada estilo de cerveja, harmonizações e saiba reconhecer o estilo certo para o perfil do cliente, isso agrega muito valor.
- Quando possível, realize um curso de sommelier de cervejas artesanais.
- Entenda as características das cervejarias com quem você trabalha, confiança é tudo nesse meio.
- Elabore uma pesquisa de satisfação, colha o feedback contínuo e implemente as mudanças necessárias.
6. Atente-se aos eventos e locais estratégicos para maior visibilidade e retorno
Costumo reforçar que não é só porque o beer truck é o negócio do momento, que o sucesso automaticamente acontece. Pelo contrário, você precisa construí-lo todos os dias para estruturar uma operação que tenha reconhecimento.
Parte disso está na busca constante pelos principais eventos e locais, como feiras, cidades turísticas e festividades recorrentes. Conforme sua presença se expande entre os clientes que seguem esse tipo de evento, mais resiliente sua marca se torna.
7. Quanto custa para montar um beer truck?
O investimento inicial em um beer truck simples, mas totalmente operacional e eficiente, oscila conforme diferentes aspectos. Nesse contexto, você pode considerar:
- Adaptação do veículo de acordo com equipamentos e sistemas.
- Qualidade e quantidade de sistemas e chopeiras.
- Sistema de refrigeração e gerador de energia.
- Torneiras, barris, Kegs e demais acessórios.
- Registro e licenciamento do beer truck.
- Investimento na criação da marca, caso se aplique.
Portanto, eu estimo que você deve gastar entre R$80.000 e R$200.000,00 para ter um beer truck que realmente chama a atenção em meio à concorrência. Por isso é tão válido investir tempo no planejamento comercial, certo?
Conclusão sobre como montar um beer truck
Tudo que eu falei sobre como montar um beer truck funciona como um excelente direcionamento para seus primeiros passos. Isso porque você só saberá bem como funciona quando começar a movimentar seu negócio.
Comece com um plano coeso que contemple os principais pontos, até mesmo sobre qual o lucro de beer trucks na sua região. Espero muito que as informações de hoje possam ajudar você de alguma forma, compartilhe-as e até a próxima!