A empresa que agencia animais de estimação para campanhas publicitárias, também conhecida como agência para pets, tem o conceito parecido com uma agência tradicional, que seleciona os modelos, agenda o book e faz a mediação com as empresas.
Então, se você acha que seu pet tem potencial para estampar peças publicitárias ou mesmo aparecer em comerciais na TV, esta é a oportunidade perfeita. Veja como preparar seu animal de estimação para se tornar uma estrela!
Índice de conteúdo
- Saiba como funciona uma agência para pets
- Quais empresas contratam pets para campanhas publicitárias
- Como tornar seu pet famoso com uma agência de modelo pet
- A agência para pets é um importante mediador comercial
Saiba como funciona uma agência para pets
Quem acompanha as mudanças no mercado sabe que o segmento pet é um dos que mais cresceu nos últimos anos. Mas diferente do que muitos pensam, não foram só as franquias, os pet shops e os fornecedores de produtos que se beneficiaram.
Pelo contrário, o fortalecimento do setor aconteceu de maneira uniforme, ou seja, todos os nichos se beneficiaram.
E adivinha? A publicidade no mercado pet cresceu expressivamente conforme a autoridade das marcas passa a alcançar novos potenciais clientes.
Mas como isso funciona na prática?
Geralmente, as agências para pets têm profissionais responsáveis pelas etapas de análise e pesquisa de talentos. Os famosos olheiros buscam animais de estimação nas redes sociais que apresentam potencial para estampar campanhas de publicidade.
Também é possível que o proprietário busque agências para registrar seu pet. A partir disso, a agência fica responsável por fazer sessões de fotos para criar o book dos animais selecionados.
Depois, as empresas em busca de modelos pet entram em contato com a agência para fazer a contratação dos animais. Portanto, as empresas que agenciam animais funcionam como intermediadoras, ou seja, uma ponte entre cliente e pet contratado.
Parece simples? E saiba que é, mas tem alguns pontos que você precisa levar em conta caso queira tornar seu animalzinho uma estrela da publicidade brasileira.
Quais empresas contratam pets para campanhas publicitárias?
Não importa a mídia ou o canal de comunicação, se houver publicidade envolvendo espécies animais, as agências para pet são vitais. Do comercial de um banco que apresenta uma família com pets, às marcas de ração, eles estão em todos os lugares.
Quando a empresa tem ligação direta com o uso de gatos e cachorros, como um fabricante de rações, por exemplo, faz mais sentido. Mas e quanto à seguradora, por que utilizar animais, movimentando assim um mercado de publicidade valioso?
Bem, os animais tendem a criar uma conexão emocional mais forte com a marca. Além disso, o uso de pets aumenta o engajamento, torna as campanhas mais amáveis e transparece maior positividade à marca.
É por isso que o leque de empresas que usam animais em suas campanhas de divulgação é grande, e envolve:
- Marcas de produtos específicos para pets.
- Marcas de bebidas e alimentos.
- Agências de turismo e viagens.
- Redes de clínicas veterinárias e de saúde animal em geral.
- Algumas marcas de beleza e moda.
- Rede hoteleira que promove a imagem da família brasileira.
- Organizações não-governamentais (ONGs).
- Instituições de caridade para ampliar a conscientização.
Vale ressaltar que o agenciamento de animais vai além dos cães e gatos, pois hoje há empresas que buscam aves, roedores, répteis, animais exóticos, peixes e animais aquáticos, pets de fazenda e até primatas.
Como tornar seu pet famoso com uma agência de modelo pet
Se você está entendendo como funciona uma empresa de agenciamento para pets e está gostando da ideia, veja como preparar seu animal de estimação.
Seleção e cadastro do animal de estimação
A seleção acontece inteiramente pela agência, mas você pode fazer o cadastro do seu pet nas principais agências do país. Embora isso não garanta a contratação, é uma forma de incluir o animal no banco de talentos da agência.
Pode ser necessário enviar fotos, informações e até o currículo, mas as regras mudam de empresa para empresa. Por fim, a agência realiza uma análise criteriosa das qualidades e características do animalzinho.
Cuidados com o pet que as agências valorizam
Algumas agências têm processos rigorosos de cadastramento e seleção, por isso você deve se preparar profissionalmente:
- Realize treinamento básico de comandos para adestrar o pet.
- Trabalhe sua socialização para evitar problemas de interação.
- Mantenha a aparência impecável da pelagem, dentes, unhas e cuidados estéticos, isso conta pontos a favor.
- Atualize a carteirinha de vacinação e o check-up mensal.
Faça uma sessão pessoal de fotos de qualidade
Via de regra, a agência é responsável por agendar o book de fotos. Entretanto, você pode se adiantar com uma sessão mais descontraída em casa ou em parques públicos.
Uma dica valiosa é tirar fotos de diferentes ângulos para destacar suas características, como postura, altura e qualidades únicas. As empresas não estão de olho só nos animais, mas também na consciência do tutor quanto ao aspecto profissional.
Crie perfis sociais exclusivos para seu pet
Por último, crie perfis nas redes sociais, em especial no Instagram. Atualmente, os pets influencers costumam ter alta procura na contratação para campanhas publicitárias por conta da visibilidade e engajamento.
Sem contar que o perfil no Instagram é a porta de entrada para parcerias e postagens patrocinadas por empresas e marcas. Assim, você deixa de depender só da contratação pela agência, bacana né?
A agência para pets é um importante mediador comercial
Todos sabem que a internet é o principal ponto comercial hoje, e o canal direto para quem quer fazer dinheiro sem sair de casa. É também uma possibilidade para quem deseja tornar o pet famoso e criar carreira na área.
Todavia, a maior parte das campanhas publicitárias que usam animais de estimação ainda acontece na TV. Então, apenas uma agência para pets é capaz de criar essa ponte para você. E se você usar as dicas que eu passei, suas chances aumentam.
Espero que o conteúdo tenha sido útil, compartilhe e até mais!