Como fazer biscoito de polvilho para vender

Publicado por Jéssica Trabuco em 26 de agosto de 2021

Que tal aprender como fazer biscoito de polvilho para vender hoje e ainda aproveitar essa receita para ganhar um dinheiro extra no final do mês? Aqui nesse artigo eu vou te ajudar com isso!

O biscoito de polvilho é uma das receitas mais apreciadas por brasileiros de todas as regiões. Pode ser consumido no café da manhã, no café da tarde ou no lanche das crianças.

Se você aprender a receita e dominá-la, pode começar a pensar em maneiras para começar a sua venda e ganhar dinheiro. Tudo depende da forma como você aproveita as oportunidades.

Quem sabe esse não é o primeiro passo para um negócio ainda maior que te dará mais possibilidades de ganhar dinheiro e mudar de vida? Tudo é possível, a questão é: Você está pronto para trabalhar por isso?

Se estiver eu fico muito feliz! Tenho certeza que se você levar à sério, assim que aprender como fazer biscoito de polvilho para vender as coisas poderão mudar.

História do biscoito de polvilho


Também conhecido como biscoito voador e biscoito de vento, o biscoito de polvilho é uma receita tipicamente brasileira que surgiu em Minas Gerais. Embora as origens do biscoito não sejam exatas, acredita-se que a receita é antiga e já era preparada por cozinheiras de fazendas mineiras no século XVIII.

Alguns historiadores defendem que o biscoito de polvilho também era servido em São Paulo ao lado de outras guloseimas típicas, como bolinhos de chuva, broas de fubá e sequilhos. Sem esquecer, é claro, do acompanhamento do café e do chá.

No Rio de Janeiro, o biscoito de polvilho é muito popular devido à marca Biscoito Globo, lançada oficialmente em 1955 pela padaria Globo. Apesar de ser uma marca exclusivamente carioca, o biscoito é consumido em todo o país, especialmente nos pontos turísticos.

O principal ingrediente do biscoito é o polvilho azedo, que é obtido a partir do amido desidratado e fermentado. A receita não requer o uso de fermento exatamente por causa do ingrediente principal que, quando levado ao forno, se expande e fica com aquela textura aerada muito característica do biscoito de polvilho, cheia de buraquinhos.

Não importa a região, a verdade é que essa delícia crocante e leve caiu no gosto do brasileiro. Muitos, inclusive, optam por criar biscoitos com identidade própria, com formatos e ingredientes diferenciados, e já fazem disso um negócio.

Leia também: Como fazer biscoitos caseiros para vender

Como fazer biscoito de polvilho: 2 receitas para você começar


Receita de biscoito de polvilho para vender

Agora que você aprendeu um pouco sobre a história do polvilho e suas principais características, vamos te ensinar como fazer biscoito de polvilho nas versões doce e salgado.

Nas duas receitas, os ingredientes básicos são água, óleo, leite e polvilho azedo. Fácil de fazer, não é? O bacana é que com o tempo você pode ir incrementando e colocando ingredientes do seu gosto.

O importante é inovar!

Vamos às receitas de biscoito de polvilho:

1. Biscoito de polvilho salgado

Essa receita, sem dúvida, é a mais comum e a que você encontra em supermercados. Veja como é fácil preparar o biscoito de polvilho salgado e arrase no café da manhã ou no lanche da tarde.

O biscoito de polvilho é assado e não frito, como muitos podem pensar. Seu preparo leva menos de uma hora e você irá precisar de:

  • 1 Kg de polvilho azedo;
  • 2 copos de leite;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 1 copo de óleo;
  • 2 ovos;
  • Você também pode utilizar orégano ou alho a gosto.

Primeiramente, você deve sovar bem o polvilho juntamente com 1 copo de leite e o sal. O outro copo de leite deve ser fervido com o copo de óleo. Em seguida, escalde a massa sovada.

Assim que a massa esfriar, adicione os ovos. Amasse a mistura e vá juntando uma quantidade de água até atingir o ponto desejado, mais mole que o ponto do pão caseiro.

Utilize um saco de confeitar com bico de metal para formar os biscoitos. Caso você não possua esse item, improvise com um pano de saco com um furo pequeno na ponta.

Depois de dar forma aos biscoitos, é hora de colocá-los numa forma untada com óleo. Leve-os ao forno bem quente e, quando notar que eles já cresceram, abaixe um pouco o fogo até que os biscoitos sequem bem.

2. Biscoito de polvilho doce

Já essa receita de biscoito de polvilho doce se assemelha àqueles sequilhos comprados em padarias e supermercados. Confira como o preparo do biscoito doce também é simples.

Você irá precisar de:

  • 1/2 xícara de margarina;
  • 500 gramas de polvilho doce;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • 3 ovos;
  • Farinha de trigo para polvilhar a assadeira.

Junte todos os ingredientes em uma tigela e amasse-os até obter uma massa homogênea. Em seguida, faça bolinhas do tamanho de sua preferencia e coloque-as em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo.

Antes de levar ao forno, utilize um garfo para achatar as bolinhas. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos ou até que a base dos biscoitos esteja dourada. Retire do forno, deixe esfriar e, em seguida, utilize uma espátula para remover os biscoitos da assadeira.

Você pode guardar os biscoitos doces em um recipiente fechado e consumi-los sempre que preferir.

Pronto! Agora você já sabe como fazer biscoito de polvilho em duas versões!

Como fazer biscoito de polvilho especial: Dicas para você!


Além das receitas tradicionais, você também pode inventar outros tipos de biscoitos, sejam doces ou salgados. Principalmente se o seu objetivo é ganhar dinheiro, isso é muito importante.

Desse jeito os clientes vão identificar o seu produto mesmo que esteja em meio a outros. Você terá a sua marca registrada e com certeza chamará mais atenção.

Para te inspirar, separamos algumas dicas sobre biscoitos de polvilho diferentes e simples de fazer:

  • Você pode temperar o biscoito de polvilho com ingredientes de sua preferência. Pode ser curry, pimenta e qualquer outro que você ache que dará um sabor especial. A principal dica aqui é experimentar sabores e brincar com as receitas;
  • Se você gosta de queijo, acompanhe mais essas dicas. Você pode salpicar queijo parmesão na massa ou adicionar mussarela e orégano à mistura antes de levar ao forno. Se preferir, use também o queijo branco, que deixará a massa um pouco mais pesada, mas ainda assim saborosa;
  • Caso você queira fazer biscoitos sem lactose, também é possível. Basta substituir o leite por água. E se você quer um petisco mais saudável, utilize óleo de coco ou de soja em vez do óleo de cozinha;
  • Se você também quer inovar nos biscoitos doces, pode apostar na adição de coco ralado à massa do polvilho. Outra dica é acrescentar fubá à mistura, o que deixará o biscoito de polvilho com uma textura mais crocante e que derrete na boca, além do leve gosto de milho;
  • E se você quer um biscoito ainda mais doce, pode preparar a massa com polvilho doce, leite condensado, gema de ovo, óleo de coco e manteiga. A receita deve ir ao forno por aproximadamente 20 minutos.

Vender biscoito de polvilho dá lucro?


como fazer biscoito de polvilho para vender

Vender biscoito de polvilho dá lucro sim! Se você começar vendendo para as pessoas próximas, conseguirá faturar no mês até R$ 1000 Reais. Algumas pessoas vivem exclusivamente da venda de biscoitos e essa é uma oportunidade muito boa.

Outra opção é abrir uma fábrica de biscoitos e fornecer para todo o mercado. Assim é possível faturar mais de R$ 30 mil por mês.

Agora que você já aprendeu como fazer biscoito de polvilho, o que vai fazer com essa informação? Você pode sim aproveitar esse conhecimento para levantar uma grana a mais todo mês, depende do seu esforço.

Pratique, pratique e pratique


Seja qual for a receita, tenha certeza que o biscoito de polvilho irá fazer um grande sucesso.

Aposte nessa ideia para os lanches e, quem sabe, até para vender. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena, já que o petisco é tão saboroso e tão famoso em todo o Brasil.

Aproveite e confira também o artigo que postamos aqui mostrando como montar uma fábrica de biscoito de polvilho. Vai lhe ajudar muito a iniciar um negócio nesse ramo!

Jéssica Trabuco
Sou baiana de Salvador, formada em Jornalismo e fundadora do Negócio de Cozinha. Trabalhei com vendas por mais de cinco anos e estudar e falar de negócios faz parte do meu dia a dia! Sou apaixonada em ajudar o outro a mudar o seu mundo e faço o que estiver ao meu alcance para conseguir!

3 comentários

  • Maria de Fátima Mendonça

    Boa tarde! Estou aposentada e quero mexer com vendas de biscoito de polvilho.
    Gostaria de algumas dicas?
    Obrigada.

  • Janete Barroso de Faria

    Boa noite!
    Adoro farofa! ( comer e fazer). Estou pensando seriamente em comercializar e essas dicas foram super importantes para meu início!

    Muito obrigada!

  • ISVÃ DA SILVA COSTA

    Bom dia!
    Sempre vejo seus artigos. Mas quando você dá à dica de como fazer e vender, não informa qual será o prazo de validade. Por exemplo nesse artigo de biscoito de polvilho. Gostaria se possível passar essa informação.

    Atenciosamente

    Isvã Costa

Deixe o seu comentário