Se você deseja ter o controle de qualidade nas mãos e produtos que refletem a essência da marca, tem que aprender como fabricar camisetas para vender, assim você garante que a expectativa do cliente seja atendida 100%, e claro, você vende mais.
Nem todo mundo tem coragem para trocar um fornecedor que oferece processo comercial completo pela liderança da confecção. Mas quem chega a esse nível de confiança e determinação, geralmente colhe frutos significativamente melhores.
Confira em primeira mão qual o processo de fabricação de uma camiseta, de modo que você saia daqui com um pé no novo negócio, confira!
Descubra como fabricar camisetas para vender com qualidade e baixo custo
Para algumas pessoas é impensável a decisão de abandonar o fornecedor com aquele processo redondinho, pela “dor de cabeça” de fabricar suas próprias camisetas. Isso porque a comodidade e praticidade do fornecedor realmente soam irresistíveis.
Ainda mais quando você sabe que existem diferentes modelos comerciais atualmente, como a venda de camisetas sem estoque, né? Contudo, quando você confecciona suas camisetas, algumas vantagens se tornam evidentes:
- Não há mais quantidade mínima de produção, como no fornecedor.
- Possibilidade de criar uma modelagem única e exclusiva.
- Escolha do tecido ideal que representa a base da marca.
- Total controle de qualidade, fator decisivo para o sucesso da marca.
Quer assumir o protagonismo da sua marca e entende que o mercado vai muito além de vender estampas para camisetas? Então, aprenda agora como fabricar camisetas para vender o ano todo!
Qual tecido é usado para fazer camisetas? Aquisição do tecido ideal é vital
Caso não tenha intimidade com os materiais ideais para fabricar camisetas, o ponto de partida é a pesquisa de mercado. Investigue a fundo quais os tecidos mais procurados e populares, desse modo você terá um produto que as pessoas valorizam.
Quer uma dica especial? Então, saiba que o tecido mais utilizado na produção de camisetas de alta qualidade, é o tecido 100% algodão fio 30.1 penteado. Inclusive, as grandes marcas do mercado optam pelo material, pois ele se difere dos demais.
Nesse contexto, você precisa considerar dois pontos para começar a produzir:
- Relação qualidade x custo: avalie as opções disponíveis e escolha aquela que representa o melhor equilíbrio entre preço e qualidade, conforme suas vendas decolam, você pode escalar a qualidade.
- Fornecedores: após identificar o fornecedor da malha das camisetas, especule flexibilidade na forma de pagamento e quantidade de tecido.
Etapa de design e modelagem das peças
Assim que a matéria-prima chegar, é hora de começar verdadeiramente a confecção das camisetas. Para isso, as etapas de design e modelagem são indispensáveis, pois é aqui que você dá vida às camisetas.
Na criação do design, é interessante ter acesso a softwares de design gráfico, como CorelDRAW e Adobe Illustrator. Através de suas ferramentas você consegue tirar as estampas e padrões do papel.
Já na parte da modelagem, recomenda-se criar moldes mais básicos e versáteis. Consequentemente, se torna mais fácil adequá-los à variação de estilos e tamanhos que você pretende trabalhar.
BÔNUS: uma estratégia que pouco se explora hoje, é a prototipagem. Isso porque a prototipagem é um recurso onde você produz “peças pilotos” do que seria o produto final. A partir disso, é viável realizar mudanças e ajustes no design, tudo para chegar ao produto final com 100% de validação!
Processos de corte e costura do tecido determinam o padrão do produto
Por mais que no começo do negócio as vendas sejam “pingadas” aqui e ali, a eficiência operacional é incontestável. Então, você precisará investir em máquinas de cortes profissionais, que podem ser manuais ou automáticas.
Além disso, uma qualidade que você adquire com o tempo, que transforma sua confecção de camisetas, é a precisão. Sabe aquela camiseta “meia-boca” que certamente você já comprou, que fica maior na frente e curta atrás?
Pois então, isso acontece devido à negligência na etapa do corte. Se você nunca teve contato com o processo, abaixo eu deixo um vídeo que mostra o básico:
Estamparia e personalização dão vida às camisetas
Com o modelo pronto e já no corte final, é o momento de pensar na estamparia, ou seja, na personalização. E aqui eu ressalto a importância de planejar muito bem, pois é o DNA da marca. Dito isso, veja os pilares de uma marca de sucesso:
- Método de estamparia: existem diversas técnicas e processos na estamparia moderna, como bordado, serigrafia e impressão digital. Cada uma entrega resultados únicos que acompanham o design inicial.
- Equipamentos necessários: a partir da técnica utilizada, você deverá optar entre modernas impressoras DTG (Direct to Garment), prensas térmicas e até máquinas simples de serigrafia.
- Foco na qualidade da estampa: se você quer um produto único, é vital investir em tinta de alta qualidade. Quando você usa materiais de primeira, estampas e artes duram mais e têm mais definição.
Acabamento é o selo de garantia de qualidade das peças
Quando eu falo em acabamentos para camisetas, é comum achar que me refiro apenas a pegar ponto e procurar defeitos. Mas vai muito além disso, pois suas camisetas já precisam ter 100% de finalização de produção na etapa de acabamento. Afinal de contas, o acabamento em si se refere a demandas como:
- Adição das etiquetas de instrução de lavagem e composição do material.
- Adição de etiquetas personalizadas com logo e slogan da marca.
- Detalhes estéticos que aprimoram o visual e o design.
Por fim, chegamos à etapa de embalamento das camisetas. E aqui eu chamo sua atenção para questões como qualidade das embalagens e finalização. Eu tenho uma marca do coração, não preciso dar “nome aos bois”, mas você provavelmente a conhece.
Então, sempre que eu compro minhas camisetas, o produto chega em uma embalagem perfumada, com um papel especial para proteger e dar uma finalização profissional. É justamente isso que você precisa, ou seja, agregar valor à apresentação.
Não deixe de pensar no armazenamento ideal que proteja as camisetas, bem como na logística. Nesse caso, avalie o melhor parceiro logístico que tenha especialidade nesse tipo de produto!
BÔNUS VALIOSO: estratégias de marketing para camiseteria direcionam as vendas
Levando em conta que muita gente me pergunta se vender camisetas pela internet dá lucro, eu abri um tópico exclusivo e conclusivo. Portanto, a melhor maneira de atingir bons números em vendas, alcance da marca e fidelização, é pela internet.
Seja através dos perfis sociais da marca, e-commerce eficiente e tráfego pago, você dependerá de boas estratégias de marketing digital para se destacar.
Eu sei como parece complexo aprender como fabricar camisetas para vender e simultaneamente, ter que entrar de cabeça no universo digital. Com isso, encontrei um vídeo que é uma mão na roda e pode direcionar bem seus primeiros passos:
Conclusão sobre como fabricar camisetas para vender
Pode falar, aprender como fabricar camisetas para vender não é nada daquele bicho de sete cabeças que todos falam, né? Pelo contrário, assumir as rédeas da sua produção é a melhor decisão para o futuro da marca, embora seja mais trabalhoso.
E então, gostou do conteúdo de hoje? Acha que as dicas podem suavizar os desafios e te colocar no caminho certo? Ótimo, não deixe de compartilhar com mais pessoas e até a próxima!