A cocada é aquele tipo de produto fácil de vender, mas que depende de um visual incrível para instigar a vontade de compra nos consumidores, é por isso que aprender como embalar cocada para vender é uma das estratégias pilares do negócio.
Embora não pareça, é possível realmente diferenciar as técnicas de embalamento da cocada deliciosa que só você faz. Nesse contexto, já que você sabe como armazenar cocada para vender, chegou a hora de arrasar na embalagem, confira!
Como embalar cocada para vender de 4 maneiras que valorizam o produto
A cocada é um dos doces mais democráticos que eu conheço, não existe hora, lugar ou ocasião para apreciar essa iguaria brasileira. O vendedor tem a seu favor a alta procura pelos produtos mais artesanais, é verdade.
Contudo, alguns detalhes técnicos podem entrar no caminho do faturamento máximo, é isso que você encontra logo abaixo!
1. Cocada na embalagem individual de saquinho plástico
De todas as maneiras e estratégias para embalar cocada, o saquinho plástico transparente ainda é o mais eficiente. Além de você deixar à mostra o aspecto mais importante, que é o visual do doce, você ainda o protege.
Dessa forma, é possível usar papel plástico comum, claro, próprio para alimentos, ou o tradicional celofane. Para quem vende os doces na rua, essa embalagem entrega total assertividade, pois o embalamento é individual.
Todavia, quanto mais simples é a embalagem, mais cuidados você deve ter com a finalização, veja:
- Após dobrar bem o saquinho, certifique-se de que vedou perfeitamente.
- Eu aconselho você a usar um adesivo personalizado com a sua marca.
- No centro da embalagem, coloque um adesivo com customização, logo da marca e informações simples, como contato e perfil no Instagram.
- Se for uma venda mais rápida e quiser diferenciar, é possível amarrar com algum barbante colorido ou fita decorativa.
- O tipo da cocada ideal aqui é aquele doce menos úmido e com espessura média.
2. Cocada na caixinha de papelão decorativo
Nesta segunda sugestão de embalagem, vou assumir que você trabalha com doces diferentes, ou seja, versões gourmet. Sendo assim, você acredita que um simples saquinho é suficiente para valorizar a cocada? O doce fica na mesma altura de outros?
Provavelmente o saquinho plástico vai destoar da qualidade média que você estabeleceu para seus produtos. Por conseguinte, a alternativa é trabalhar com as caixinhas de papelão decorativo.
Essa embalagem é bastante prática e viabiliza que o cliente consuma o doce diretamente da caixinha. Contudo, minha dica é encontrar uma gráfica ou fornecedor que personalize a caixinha. Embora encareça o produto, o cliente valoriza o cuidado:
- Personalização única: você pode espalhar o logo da sua marca ao longo de toda a caixa, isso transforma o reconhecimento da marca.
- Fortaleça sua marca: talvez você tenha uma frase de impacto ou um slogan, logo, é a oportunidade ideal para imprimir na caixa.
- Mensagem inspiradora: utilize o espaço para transmitir uma mensagem motivacional ou algo que se relaciona à marca.
- Informação de fabricação: insira data de fabricação e validade, peso, conservação e sugestão de consumo. Isso valoriza mais sua oferta.
3. Embalagem de pote de vidro feito sob medida
A venda de cocada no pote é uma tendência que caiu no gosto popular. Por isso, é viável trabalhar com a cocada tradicional, mas também, apostar na versão cremosa, que tem alta procura hoje.
Inicialmente, você pode comprar potes genéricos e personalizar por conta. Em contrapartida, atualmente há empresas que personalizam potes para cada projeto e cliente, seja no formato, acabamento e tampa.
Entretanto, o mais bacana é manter uma padronização visual, com etiquetas, fitas e tags penduradas com seu logotipo. Aliás, cuidado para não enfeitar demais o pote, isso pode prejudicar a percepção visual da qualidade do produto.
DICA ESPECIAL: se você concluir que o pote de vidro inviabiliza seu lucro, comece com os potes de plástico. Conforme você se firmar no mercado, dá para introduzir a nova embalagem aos poucos, fique com um vídeo bacana:
4. Embalagem em papel Kraft com janela transparente
Na última colocação sobre como embalar cocada para vender, trago até você a sugestão da embalagem em papel Kraft. Por sua vez, o Kraft é um material feito a partir da mescla de fibras de celulose da polpa de madeiras macias.
Como resultado, a embalagem ganha uma ótima resistência e mantém o produto com conservação máxima. Vale ressaltar que você encontra o papel em diferentes formatos, já que a indústria produz até caixas em Kraft.
Sendo assim, é importante ter atenção para comprar a embalagem que se assemelha a um envelope, quase um saquinho. Para que ele funcione bem como embalagem para cocada, você deve comprar a versão com janela transparente.
Outro ponto que ajuda a vender, é que a embalagem Kraft também é sustentável, ou seja, você alcança diferentes públicos. Aproveite um visual rústico, artesanal e uma pegada natural que encanta e chama atenção.
Conclusão sobre como embalar cocada para vender
Normalmente, as pessoas acreditam que cada uma das embalagens acima servem a propósitos distintos. Por exemplo, eu já ouvi de empreendedores que a embalagem Kraft só funciona em docerias profissionais porque é mais sofisticada.
Em outros casos, as pessoas deixam de economizar com o saquinho transparente porque acreditam que é simples demais para uma cafeteria talvez.
Nada disso traduz a realidade. Mesmo porque você pode usar a embalagem mais cara, mas se não souber como embalar cocada para vender, você só desperdiça dinheiro e tempo.
Portanto, foque em criar a melhor embalagem para o seu negócio, independentemente se você vende na rua, para padarias, de porta em porta ou na vitrine da sua loja de doces, certo?
Espero muito que tenha gostado das dicas de hoje, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!