Quer trabalhar com alimentação, mas ainda não sabe como calcular quantidade de comida para marmitex? Hoje trarei boas dicas de como organizar melhor sua alimentação no dia-a-dia, mesmo que sua rotina seja corrida.
A verdade é que vender marmitex dá dinheiro mesmo! As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a qualidade da alimentação que consomem e procurando alternativas mais baratas – é aí que entra a sua oportunidade.
Se você souber como calcular quantidade de comida para Marmitex, tiver qualidade e sabor, tenho certeza que conseguirá ganhar dinheiro.
Dicas iniciais
A primeira dica planejar, anotando as quantidades de porções que cabem em cada marmitex e preparando seu cardápio com antecedência.
É importante não extrapolar na quantidade, para que a comida não seja desperdiçada ou acabe vazando da marmitex. Para facilitar esse processo, utilize materiais de medida como balanças, colheres e copos medidores, eles te ajudarão na organização, pesagem e distribuição da sua comida.
Outro recurso que pode ajudar é a compra de marmitex já divididas, que já mantém as quantidades porcionadas e não misturam os alimentos. Para aqueles que estão seguindo dietas reguladas, um mesmo recipiente pode levar os lanches da manhã e da tarde.
Para facilitar melhor o entendimento, que tal irmos por etapas? Assim vamos entender melhor como realizar os cálculos da forma mais adequada.
Leia também: Como vender Marmitex para empresas?
Como calcular quantidade de comida para marmitex?
Se você começou a trabalhar com a venda de alimentos em marmita, provavelmente tem sentido dificuldades em acertar a quantidade equivalente para distribuir em cada marmitex, certo? Não se assuste, isso é normal!
Como você ainda está aprendendo os métodos de cozimento e montagem de marmita, acaba colocando mais em uma do que em outra e em alguns casos, a produção acaba servindo em menos marmitex do que você almejou.
O ideal é que você possua uma balança de alimentos em casa para que o cálculo mais exato.
Segundo o Sebrae, por exemplo, o ideal é que a proteína tenha em média 150g. Uma marmita comum possui entre 800 e 1kg, a medida mais extensa é destinada a clientes que precisam se alimentar mais.
É claro que sua distribuição pode ser dividida entre os acompanhamentos, incluindo a salada e a proteína escolhida, mas, por exemplo, nos casos de lasanha, você precisará pesar por fatia, de modo que alcance a taxa próxima.
E se seus clientes consumirem alimentação em baixa caloria? Nesses casos a marmita deverá ter em média 450g, mas a pesagem da proteína permanece com o mesmo valor.
O ideal é que você realize uma receita base: em uma marmita que possua feijão, arroz, salada e proteína.
Como definir a quantidade? Normalmente a quantidade de arroz é inferior a de feijão (principalmente se for de caldo), mas se você quiser pode colocar cada um com a mesma quantidade, isso fica a seu critério.
Não extrapole! Organize bem por quentinha
Você entendeu como calcular quantidade de comida para marmitex? A questão é que as medidas podem sim ficar a seu critério, mas também nada de extrapolar!
Você está lidando com a comercialização de alimentos, porém isso não quer dizer que ao vender uma marmitex você precisa colocar grandes porções ao ponto de ter dificuldade em fechá-la.
Primeiro que você irá perder dinheiro, já que vai colocar mais alimentos por marmita e com isso, o cliente pagará a menos por um prato que há mais que o recomendado.
Segundo que esteticamente pode ficar feio, porque além da quentinha não fechar por completo, pode vazar o caldo, fazendo com que o material fique sujo e gere uma má interpretação por parte dos clientes.
Com isso, é muito importante analisar até que nível é possível inserir as porções e sempre aliar o processo de montagem com a pesagem na balança.
Assim o resultado do seu trabalho poderá ser mais exato, o investimento em alimentos será realizado da forma certa e todo mundo sairá ganhando.
Utilize materiais de medida para realizar a distribuição
Unindo a ideia da balança, é interessante, principalmente porque este é o seu trabalho, utilizar colheres e demais materiais de medidas para distribuir cada alimento na marmitex.
Com este requisito você poderá entender a proporção colocada e assim, conseguirá organizar melhor a forma de montar a marmitex. Isso faz parte de como calcular quantidade de comida para Marmitex.
Os materiais de medida são encontrados facilmente em estabelecimentos de variedades ou que possuam a cozinha como segmento. Os preços podem variar, mas você pode encontrá-los com um valor em conta.
Ao utilizar as colheres de medida, seria interessante ter um caderno para anotar as porções em cada tipo receita. Como você não venderá o mesmo prato todos os dias, saberá quanto usará em cada tipo de alimento comercializado.
Esse método de organização permite que você de fato aprenda. Não vai ser apenas a organização, mas conforme a utilização deste método se torne rotineira, você irá montar a marmitex com o peso correto, sem muita preocupação.
Escolha um formato de marmitex que disponibilize uma distribuição melhor
Com a ampliação de empresários comercializando marmitex, o mercado atualmente possibilita embalagens em diversos formatos, beneficiando a pessoa responsável pela produção dos mesmos.
Como estamos falando sobre como calcular quantidade de comida para marmitex, um tipo de marmita ideal é aquela que possui divisórias. Com essa marmita é possível distribuir melhor os alimentos e não tem tanta dor de cabeça assim.
Porém, a marmitex sem divisórias permite ao cliente a facilidade em unir os alimentos e assim, poder se alimentar com mais facilidade. Nesse caso você precisa aliar o seu objetivo com o conforto do consumidor.
A melhor forma de decidir qual a melhor embalagem é fazendo uma pesquisa entre seus clientes, dessa forma eles irão lhe mostrar com qual se sentem mais à vontade.
Um ponto negativo em relação as que possuem divisórias é que normalmente são mais rasas, o que faria com que você reduzisse o valor no momento da venda. Mas esse ponto também pode ficar a seu critério.
Comece a trabalhar!
Agora que você já sabe como calcular quantidade de comida para marmitex é só colocar em prática, começar a trabalhar e ganhar seu dinheiro!
Espero que todas as informações tenham sido úteis e lhe ajudado a dar os primeiros passos!
3 comentários
josiane caldas
começando agora ,fazendo pesquisa para montar minhas quentinhas
gostei das dicas
a duvida e nos sucos
como e pra funcionários de obra tenho a preocupação de mante -los saciados
MARCELO LUCINDO DA SILVA
Boa tarde Jéssica estou trabalhando com Marmitex de feijoada mas estou com muita dificuldade em montar pois os pertences para feijoada são caras e o preço do marmitex está ficando caro estou vendendo por enquanto a 35.00 reais a feijoada grande mas pelo preço é pelo trabalho que da o retorno está sendo pouco estou pensando em aumentar o valor é colocar mais Marmitex grande média pequena
Marinete de Souza
gostei muito das dicas