Cerveja de algas e sorvete de lavanda: como as empresas de alimentos inovadores estão mudando o mercado

Publicado por Lidia Massari em 1 de dezembro de 2024

Quem se surpreende com produtos como cerveja de algas e sorvete de lavanda, é porque não está prestando atenção na transformação que algumas empresas de alimentos inovadores estão provocando no mercado atual.

E o que estimula o surgimento de mais e mais produtos inovadores, são fatores como avanço científico, mudança na demanda do consumidor e a própria sustentabilidade. Fique por aqui e confira um conteúdo realmente divertido e curioso!

Veja o que espera por você no conteúdo:

  1. O que você sabe sobre cerveja de algas e sorvete de lavanda
  2. O impacto das empresas de alimentos inovadores nas demandas de consumo
  3. Cerveja de algas e o sorvete de lavanda são apenas o começo de algo irreversível

O que você sabe sobre cerveja de algas e sorvete de lavanda?

cerveja de algas e sorvete de lavanda

O setor cervejeiro e o mercado de sorvetes representam dois importantes pilares na economia brasileira. Por isso, eles movimentam uma cadeia significativa de indústrias, geram empregos e renda, e tracionam as principais tendências do mercado.

De um lado, está a preferência por cervejas artesanais que se fortaleceu entre os consumidores. Do outro, a busca por sabores e texturas marcantes com produtos que evoluíram do simples sorvete para a tendência insuperável do gelato.

Contudo, não basta modificar as receitas e esperar a aceitação do consumidor, é preciso inovar de verdade e, às vezes, conquistar pela estranheza dos produtos, como é o caso da cerveja de algas e do sorvete de lavanda.

A popularidade da cerveja de algas no universo cervejeiro

Começando pela cerveja, não é de hoje que a indústria aposta alto em ingredientes, digamos, inusitados. Se você pegar as edições comemorativas de Halloween, por exemplo, algumas cervejarias incluem abóbora nas receitas.

Algumas edições mais abrasileiradas deram certo com a adição de pinhão em comemoração à época de festa junina. Isso sem mencionar as cervejas com pimenta, café, especiarias e versões maturadas em barris de whiskey, que dão um sabor único.

Até aqui, talvez você não tenha visto nada tão inovador assim, certo? Mas você realmente sabia que algumas cervejarias usavam algas em suas receitas?

Principais motivos para usar algas na produção de cerveja

Um dos maiores exemplos atuais é a cervejaria inglesa SeaGrown – Wild Ocean Farming, instalada na cidade de Scarborough, Inglaterra. A empresa cultiva suas algas em ambiente natural nas águas desafiadoras do Mar do Norte.

Dessa forma, a SeaGrown controla 100% da qualidade e da saúde das algas que compõem alguns de seus rótulos, como a SeaGrown Hold Fast (Seaweed Beer). Como resultado, a empresa entrega uma cerveja leve, saudável e de consumo agradável.

Antes que me pergunte, eu não encontrei informações de cervejarias brasileiras que aderiram às cervejas com algas.

Talvez porque o clima brasileiro seja muito específico e ofereça complexidade no cultivo e uso de algas nas receitas, veja os motivos para seu uso:

  • Estímulo à sustentabilidade ambiental pelas empresas.
  • Ganhos nutricionais com algas ricas em vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes.
  • Exclusividade diante à concorrência e inovação que destaca a marca.
  • Algumas algas ajudam a estabilizar as receitas e clarificar a mistura.
  • Grande apelo comercial a consumidores atentos a produtos naturais.
  • Margem para trabalhar um marketing mais segmentado e criativo.

Só para você entender, em 2013 a Ambevextraía a carragena de algas vermelhas, que é um componente eficiente para clarificar cervejas.

Enquanto isso, a cervejaria australiana Young Harris desenvolveu um projeto em parceria com a Universidade de Tecnologia de Sydney, que visa o uso de microalgas no processo de fermentação e filtragem das receitas de suas cervejas.

A novidade do sorvete de lavanda no Brasil

sorvete de lavanda

A lavanda não ganhou espaço apenas na fabricação de sorvetes, já que nos últimos anos a lavanda alcançou até a gastronomia. Mas se você tem uma infinidade de frutas e ingredientes mais apropriados, por que usar lavanda?

Bem, consumidores de sorvete de lavanda tendem a pontuar algumas características que tornam o produto incomparável, como:

  • Sabor exclusivo e extremamente agradável.
  • Aroma suave que torna o produto mais prazeroso.
  • A coloração lilás é um atrativo que agrega delicadeza ao sorvete.
  • Fortalece aspectos como sofisticação e inovação (maior precificação).
  • Estimula a versatilidade de novas combinações de ingredientes.
  • Acompanha as tendências das melhores gelaterias internacionais.

No Brasil, as melhores sorveterias e gelaterias já perceberam a onda de mudança no consumo.

Um bom exemplo é o Lavandário, localizado no município de Cunha, São Paulo, que além de diversos produtos à base da lavanda, desenvolveu deliciosas receitas de sorvete de lavanda. Fica a dica caso queira experimentar!

O impacto das empresas de alimentos inovadores nas demandas de consumo

À primeira vista, pode parecer que produtos como a cerveja de algas e sorvete de lavanda sejam apenas tendências passageiras.

Porém, esses ingredientes representam a porta de entrada para uma indústria de alimentos e bebidas moderna e cada vez mais ousada. Principalmente porque aspectos como sustentabilidade e produtos naturais são o futuro comercial.

Então, se você estava em busca de insights porque almeja montar um negócio, é superimportante acompanhar as tendências e compreender as mudanças, o segredo está aí.

Cerveja de algas e o sorvete de lavanda são apenas o começo de algo irreversível

Você talvez ainda não encontre cerveja de algas e sorvete de lavanda com tanta facilidade quanto outras versões tradicionais, é verdade. Mas guarde as minhas palavras: em pouco tempo você verá o mercado mudar drasticamente de forma definitiva.

O avanço tecnológico e a pesquisa constante já permitem que as empresas produzam produtos inovadores utilizando flores e ervas, frutas exóticas, ingredientes fermentados e grãos alternativos, a custos mais baixos.

Portanto, a perspectiva é de que ainda veremos muita coisa bacana nos próximos anos, basta acompanhar as trends. Se você gostou do conteúdo, compartilhe e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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