Franquia de confeitaria: 7 Boas opções para abrir

Publicado por Lidia Massari em 27 de novembro de 2024

A franquia de confeitaria é o investimento mais doce que você pode fazer hoje, pois o mercado está em expansão absoluta, trazendo nomes como a Sodiê Doces, Casa de Bolos, Le Petit Macarons e DaMay, todas franquias consolidadas e promissoras.

Nem sempre é fácil identificar as mudanças no comportamento de consumo, mas basta uma rápida olhada no setor de confeitaria para entender que este é o momento ideal para montar um negócio, confira!

Índice de conteúdo

  1. Sodiê Doces
  2. Casa de Bolos
  3. Le Petit Macarons
  4. Franquia de confeitaria DaMay
  5. Franquia Bigadello
  6. Goodies Bakery
  7. Dona Baunilha Doceria e Café

Lista com as 7 melhores opções de franquia de confeitaria

franquia de confeitaria

Se você procura um negócio que exige pouca atenção diária, então a franquia de confeitaria definitivamente não é para você. Isso porque o modelo de negócio precisou se tornar dinâmico e de rápida adaptação às mudanças.

Novas tendências em produtos surgem todos os dias, assim como a mudança na preferência dos clientes impõe um ritmo acelerado. Diante disso, o empreendedor depende de um olhar crítico para reconhecer padrões e aplicar novas estratégias.

Já que tudo começa com a escolha da franquia, aqui está uma seleção imperdível para você ampliar seus horizontes!

1. Sodiê Doces

É praticamente uma tradição começar com a franquia Sodiê Doces quando falamos em confeitaria. Primeiro porque a Sodiê está no mercado desde 1997, mas sobretudo, porque a empresa se tornou uma das maiores franquias de bolos do país.

Hoje a empresa tem uma rede formada por mais de 410 unidades ativas no Brasil e nos Estados Unidos. Seu cardápio traz uma infinidade de produtos e cerca de 90 sabores de bolos para atender todas as preferências.

Tudo isso amarrado a um investimento médio de R$600 mil reais em modelos de negócios que variam da tradicional loja ao container. Portanto, se você quer um faturamento mensal médio de R$150 mil, acesse aqui para saber mais!

2. Casa de Bolos

Ainda na linha das tradicionais confeitarias de bolo, você encontra a franquia Casa de Bolos. Considerada a maior franquia de bolo do Brasil, com mais de 530 unidades no país, a rede comercializa cerca de 55 mil bolos diariamente.

Fundada em 2010 pela talentosa Vó Sônia, a marca se consolidou com produtos altamente desejáveis e diferenciais competitivos como:

  • Produção artesanal com matérias-primas naturais.
  • Taxa de 65% de franqueados com mais de 1 unidade.
  • Suporte contínuo pós-implantação com visita de consultores.
  • Centro de treinamento para qualificação em vendas e gestão.
  • Agência interna de marketing.
  • Centro de Distribuição Dedicado.

Atualmente, a franquia disponibiliza os formatos de Loja Standard e Loja Fit, com investimentos a partir de R$108 mil reais. Quer ficar por dentro dos detalhes? Acesse a página oficial!

3. Le Petit Macarons

O que acha de conhecer uma franquia mais recente, mas que apresenta um grande potencial de expansão? Estou falando da Le Petit Macarons, uma franquia especializada na produção de macarons tradicionalmente franceses.

Inclusive, a ideia da marca surgiu a partir de uma viagem à França feita por Valquíria de Marco. Valquíria se apaixonou pela receita original, dando origem à Le Petit Macarons em 2014, com a inauguração da primeira boutique em Bento Gonçalves (RS).

Quanto custa a franquia Le Petit Macarons?

  1. Investimento inicial: a partir de R$100 mil reais.
  2. Faturamento mensal: média de R$50 mil.
  3. Royalties: 15% sobre o valor das compras.
  4. Publicidade: 1% do faturamento bruto.
  5. Retorno: entre 12 e 36 meses.
  6. Quantidade de lojas: rede com mais de 20 unidades.

4. Franquia de confeitaria DaMay

Da mente criativa de Daniel e Máyra Massarolo, surgiu a franquia DaMay, especializada em confeitaria e cafeteria. A marca foi fundada em 2004, hoje conta com mais de 14 unidades centralizadas em Santa Catarina.

Porém, uma reformulação recente colocou a expansão para outros estados como objetivo para o próximo ano. Como diferencial, a DaMay trabalha também com produtos salgados, linha completa de bebidas e linha de presentes, vale a pena conferir:

  1. Modelo comercial: container, compacto e loja completa.
  2. Investimento inicial: a partir de R$205 mil.
  3. Faturamento mensal: a partir de R$70 mil em média.
  4. Lucratividade média: cerca de 14% sobre faturamento.
  5. Royalties: 6% sobre faturamento.
  6. Retorno: até 48 meses.

5. Franquia Bigadello

A confeitaria atual pode ser moderna e sofisticada, mas alguns produtos são atemporais, como o brigadeiro gourmet. Então, que tal conhecer uma franquia que tem o brigadeiro como centro das atenções?

A franquia Bigadello nasceu em 2019, após a empresária Melina trocar uma carreira estável numa rede hoteleira internacional, pelo sonho de montar um negócio próprio. Com isso, surgiu a Bigadello, que faturou quase R$800 mil reais em 2022.

Hoje a franquia consolidou uma marca reconhecida que entrega o que há de mais saboroso em brigadeiros, bolos, tortas e bebidas, além de kits presentes.

Contudo, o que mais chama a atenção na Bigadello é o seu lançamento recente, uma Vending Machine (máquina automática). O investimento na Bigadello varia entre R$85 e R$131 mil, nas modalidades quiosque e vending machine, confira mais detalhes!

6. Goodies Bakery

Goodies Bakery

Já a franquia da Goodies Bakery é o investimento mais sensato para quem procura a tendência das cafeterias-docerias. Esta modalidade 2 em 1 é perfeita para atrair um maior número de clientes que valorizam produtos complementares.

Nesse sentido, a Goodies Bakery foi fundada em 2007, em Curitiba (PR), com abertura da primeira loja em 2012. Então, é uma franquia que remete a uma marca internacional, de valor agregado e proposta exclusiva na confeitaria nacional.

Hoje a Goodies Bakery trabalha com os formatos de quiosque, loja express, loja de shopping e loja de rua, com investimento inicial a partir de R$135 mil.

7. Dona Baunilha Doceria e Café

E para fechar essa lista incrível, gostaria de apresentar a você a franquia Dona Baunilha Doceria e Café, uma marca fundada em 2017, que conta hoje com mais de 20 unidades e projeta um crescimento acima da média.

E por falar em “acima da média”, a Dona Baunilha divulga um faturamento mensal de R$250 mil com margem de lucro diferenciada de 18% sobre o faturamento.

Quer investir numa doceria/confeitaria/cafeteria moderna e repleta de produtos deliciosos? Atualmente o investimento médio é a partir de R$600 mil em uma estrutura completa.

O mercado saturou ou ainda vale a pena investir em franquia de confeitaria?

A confeitaria encontrou no mercado brasileiro um empreendedorismo incomparável, por isso, hoje existem centenas de milhares de empresas no segmento. Mas isso quer dizer que não há espaço para crescer?

É óbvio que não, prova disso são as opções de franquia de confeitaria que eu apresentei a você. Cada uma das empresas possui um plano de crescimento que leva em conta as tendências e o perfil de consumo atual, basta fazer a escolha certa.

Para motivar ainda mais você, o mercado nacional da confeitaria movimentou mais de R$12 bilhões em 2023. Agora é com você, compartilhe as dicas e até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário