Franquias de farmácias: 6 Boas opções para investir

Publicado por Lidia Massari em 31 de outubro de 2024

Após pesquisas recentes indicarem um provável crescimento de 10% no setor farmacêutico brasileiro no próximo ano, aumentou o número de pessoas buscando boas opções de franquias de farmácias para investir com segurança e lucratividade.

Então, se você deseja atuar no segmento e precisa de uma mãozinha para filtrar as melhores alternativas, me acompanhe. Afinal, eu separei apenas as empresas que mais se destacam no mercado hoje, confira!

Descubra 6 franquias de farmácias para investir atualmente

franquias de farmácias

Para algumas pessoas pode parecer loucura investir em franquias de farmácias, pois o mercado estaria saturado. Ainda mais se você considerar que, em 2023, o Brasil registrou mais de 122 mil farmácias. Será que ainda dá para ter sucesso no segmento?

A resposta é sim, ainda que exista forte concorrência, a demanda é altíssima. Tanto é que pesquisas projetam uma expansão de 10% ainda em 2024.

1. Franquia Farma & Farma

A Farma & Farma é uma franquia farmacêutica fundada em 1997 na cidade de Itajaí (SC). Apesar de ser uma franquia do sul, a Farma e Farma conquistou o Brasil e possui unidades em todas as regiões.

Hoje sua rede tem mais de 160 lojas e seu crescimento anual segue um ritmo acelerado superior a 10%. Para isso, o grupo atua na venda de medicamentos, perfumaria, cuidado farmacêutico e outras necessidades emergentes entre os clientes.

Se você quer conhecer melhor sua proposta, saiba que a Farma & Farma trabalha com dois modelos de franquia:

  1. Formato de negócio: conversão de marca e farmácia nova.
  2. Investimento: entre R$95 e R$445 mil, respectivamente.
  3. Lucratividade: de 6% a 15% sobre faturamento bruto.
  4. Retorno: varia de 18 a 36 meses.

2. Drogarias Max

A Drogarias Max é uma veterana no segmento farmacêutico, fundada em 1983, a empresa se tornou franquia ainda em 1989. Nessa jornada de 41 anos até aqui, a Drogarias Max acumula uma série de resultados para conquistar novos franqueados:

  • A rede tem mais de 120 lojas no país.
  • Sua presença chega a mais de 26 cidades.
  • Seu diferencial é conectar indústrias e fornecedores ao cliente final.
  • Para o franqueado isso significa o dobro de vendas.
  • É possível abrir uma farmácia nova ou converter sua farmácia própria.
  • Estima-se que cada loja fatura R$245 mil por mês em média.
  • A rede fatura mais de R$30 milhões todos os meses.

Não há informações quanto ao investimento ou retorno, para isso preencha o formulário de contato no site oficial!

3. Franquia da VICOFARMA

Já a franquia da VICOFARMA é a alternativa ideal para quem deseja atuar no setor farmacêutico magistral. Há 36 anos o grupo se destaca como um dos grandes líderes em farmácia de manipulação.

A VICOFARMA presta serviços na área da saúde, mas com especialização em produtos farmacêuticos e cosméticos de manipulação. Seu diferencial é a gestão descentralizada que garante máxima padronização da rede e eficiência operacional.

  1. Metragem: área mínima de 140m².
  2. Taxa de franquia: R$100 mil.
  3. Capital de giro: entre R$50 e R$100 mil.
  4. Lucratividade: de 20% a 30% sobre faturamento bruto.
  5. Retorno: varia de 18 a 24 meses.

4. Franquia Farmácia Artesanal

Seguindo a onda de crescimento no setor farmacêutico de manipulação, chegou a hora de falar sobre a franquia Farmácia Artesanal. A marca foi fundada em 1981, pelo farmacêutico Evandro Tokarski que escolheu a cidade de Goiânia para sediar a marca.

Hoje sua rede tem mais de 100 lojas pelo país e um plano de expansão que almeja atingir novas regiões. Na Farmácia Artesanal você pode investir em uma nova unidade ou converter a sua marca para a bandeira da rede.

O setor de farmácia magistral cresceu no Brasil e oferece aos empreendedores a oportunidade de impactar no bem-estar e na saúde das pessoas. O investimento é a partir de R$570 mil para nova loja e o retorno é de 36 meses.

5. Drogarias Farmelhor

Drogarias Farmelhor

Formada pela união de profissionais experientes no ramo farmacêutico, a franquia Drogarias Farmelhor nasceu em 2011. A franquia se moldou a partir das necessidades dos consumidores e da visão sistêmica dos profissionais.

Atualmente, a rede Farmelhor é composta por mais de 460 unidades espalhadas por todas as regiões do país. Por isso, a Farmelhor recebeu o Selo de Excelência em Franchising da ABF por 7 anos consecutivos.

  1. Formato de negócio: conversão de bandeira e loja nova.
  2. Investimento: varia de R$150 a R$400 mil.
  3. Taxa de franquia: de R$25 mil a R$50 mil.
  4. Capital de giro: entre R$50 e R$100 mil.
  5. Retorno: de 18 a 30 meses.

6. Franquia Farma Conde

A franquia Farma Conde é uma rede experiente com mais de 30 anos no mercado e um portfólio atrativo para novos franqueados.

Isso porque ela oferece um moderno centro de distribuição, indústria de suplementos, cosméticos e farmacêutica. Além disso, você desfruta de uma logística dedicada e opera a partir de condições comerciais exclusivas.

Anteriormente, a Farma Conde operava por meio do licenciamento de marcas. Porém, o plano de expansão levou a direção a ingressar no franchising. Hoje a rede possui mais de 500 lojas próprias e cerca de 50 unidades franqueadas.

  • A rede da Farma Conde faturou mais de R$1,3 bilhão em 2023.
  • Foram mais de R$73 milhões de unidades vendidas em 2023.
  • Ao todo, a rede atendeu mais de 32 milhões de consumidores.
  • O ticket médio por cliente foi de R$41,00 em 2023.

As franquias de farmácias e seu potencial de crescimento

Agora que você conheceu as melhores franquias de farmácias, fica mais fácil entender como abordar o segmento farmacêutico. Por mais que as variáveis estejam a seu favor, sugiro que você faça um levantamento próprio e compare as empresas.

Avalie se é melhor abrir uma farmácia convencional ou entrar de vez no ramo das farmácias de manipulação. Quanto mais detalhes você tiver, mais segurança na escolha do seu futuro empreendimento. Compartilhe as dicas e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário