O Instagram é peça-chave no mercado de moda online e se transformou num verdadeiro e-commerce para quem aplica estratégias de marketing digital, então, vender roupas pelo Instagram dá dinheiro, desde que você saiba como abordar a plataforma.
Este conteúdo foi feito para você que ainda resiste em acreditar que o universo digital funciona e que vender roupas pela internet é coisa só de marca famosa. Confira dicas valiosas e um conteúdo exclusivo para desbloquear seu potencial!
Vender roupas pelo Instagram dá dinheiro? Uma análise real e favorável
Dá para perder de vista a quantidade de projeções e estudos indicando fortalecimento do mercado de moda online no Brasil. Mas quando levamos isso para o universo da venda de roupas no Instagram, tudo fica ainda mais promissor.
Isso porque o Instagram tem hoje cerca de 134 milhões de usuários ativos, o que representa uma base incomparável de clientes em potencial. Mesmo que você monte a sua loja de roupas dos sonhos, a perspectiva de vendas nem se compara.
Estima-se que mais de 80% dos usuários do Instagram no Brasil sigam ao menos uma marca de roupas. Inclusive, um dado expressivo indica que mais de 70% das vendas feitas por meio das redes sociais acontecem via Instagram.
Somente com estas informações fica bem claro que vender roupas pelo Instagram dá dinheiro, mas como fazer isso?
Quanto fatura uma loja virtual de roupas?
Ainda que seja um negócio com altas expectativas, a verdade é que tudo depende da quantidade de seguidores do perfil. Manter um perfil com alto engajamento e focar no crescimento do número de seguidores são ações fundamentais.
Nesse contexto, eu montei um cenário hipotético para você entender como funciona e como se orientar na criação das estratégias.
Número de seguidores
Para este exemplo, vou considerar que sua loja tenha 10.000 seguidores com bom engajamento e retorno das ações. Além disso, vou definir um valor médio de R$80,00 por compra.
- Público da loja: perfil com 10 mil seguidores.
- Engajamento: 1% dos seguidores interagem com as publicações e ações.
- Público engajado: isso equivale a cerca de 100 potenciais clientes.
- Número de vendas: se 1% compra na sua loja, você faz 100 vendas.
- Faturamento bruto: 100 vendas a R$80,00 cada dá um faturamento bruto de R$8.000,00.
Talvez no começo não seja tão simples realizar 100 vendas no mês. Porém, as estratégias de marketing estão aí para amparar seu crescimento, basta saber usá-las.
Engajamento médio
Como você viu, o engajamento está relacionado à perspectiva de vendas. Então, é essencial manter um cronograma de postagens diárias, com dicas de moda, sugestões de looks e posts comerciais. Quanto maior o retorno do engajamento do público, mais visibilidade você ganha e maior a chance de converter vendas.
Criação de anúncios pagos
Uma estratégia que dá resultados é reverter parte das vendas para investir em anúncios pagos. Embora o tráfego orgânico (interação sem custo) seja o mais valioso, é também o mais complexo de alcançar.
Já o tráfego pago (anúncio direcionado) permite segmentar suas campanhas por perfil de cliente, faixa etária, interesse de compra, localização e horário de atividade. Assim, você aumenta muito as chances de vender roupas pelo Instagram.
Qual o lucro de vender roupas pelo Instagram?
O lucro na modalidade de venda online pelo Instagram costuma ser bem variável. Fatores como tipo de roupa, modelo de revenda, público-alvo e até a qualidade das fotos impactam na margem final.
Em geral, o lucro médio tende a variar entre 20% e 60%, na prática, a cada R$100,00 em vendas, cerca de R$20,00 a R$60,00 vão para o seu bolso. Indo além, se você conseguir faturar R$10.000,00 você pode lucrar até R$6.000,00.
Nessa altura do campeonato, muitos me perguntam: “mas quanto preciso para investir em loja de roupas pelo Instagram?”. De certa forma não existe limite máximo ou mínimo porque depende do modelo de negócio.
Como você não terá uma loja com estrutura física, o investimento se resume ao estoque, equipamentos para organizar seu espaço, identidade visual e estratégias de marketing. Sendo assim, tenha em mente valores entre R$4.000,00 e R$10.000,00.
Como vender roupas pelo Instagram: 4 dicas para um negócio lucrativo
Empreender no Brasil nunca é fácil e sempre exige um planejamento impecável, além de capital é claro. Por outro lado, o digital veio para quebrar a maior parte da complexidade, ainda mais quando você depende de uma audiência criada por você.
1. Alie fotos profissionais ao conteúdo de qualidade
Parece clichê falar da questão visual da loja de roupas no Instagram, mas é um elemento inestimável. Publicar fotos profissionais que mostram as características e qualidades reais dos produtos é determinante para vender mais.
Nesse sentido, trabalhe bem a composição das fotos para destacar as roupas, utilize modelos para dar um toque de realidade e faça montagens que valorizam as particularidades do seu produto. Finalize com um conteúdo persuasivo de qualidade!
Como o cliente não tem aquele contato físico e visual, você precisa ajudá-lo a absorver a proposta.
2. Trabalhe diariamente o engajamento e o bom atendimento
O maior erro das lojas de Instagram é pressionar o cliente com postagens puramente comerciais. Aquela coisa de “compre agora”, “não perca a oportunidade” e “promoção por tempo limitado”, é importante, mas não se resume a isso.
Portanto, crie publicações com dicas de moda, sugira acessórios para combinar com as roupas e ofereça um tipo de consultoria gratuita de moda. São esses tipos de posts que cativam as pessoas e as convertem para sua marca.
3. Avalie as parcerias com influenciadores
No começo do negócio, talvez não seja tão vantajoso ou barato fazer parceria com influenciadores. Contudo, planeje este investimento conforme você engatilhar vendas e consolidar um modelo de negócio bacana.
Essa é uma estratégia muito válida e eficiente porque você tira vantagem do alcance do influenciador. Então, se a pessoa tiver uma base de 70 mil seguidores e você atingir 10% disso, falamos de um potencial de vendas de 7 mil pessoas.
4. Capriche na identidade visual da sua marca
Na loja física, o que desperta o desejo nos consumidores geralmente é uma vitrine bem bonita e organizada. Em contrapartida, na loja virtual é a identidade visual da marca que desempenha este papel.
Portanto, invista na criação de uma identidade visual exclusiva e que transpareça seus ideais de forma clara. Atualmente você tem mais facilidade para contratar designers profissionais e especialistas em marcas de roupas.
Vender roupas pelo Instagram dá dinheiro quando você monta uma loja diferenciada
Costumo falar que conhecimento sem ação é a mesma coisa que ter um guarda-chuvas no deserto, ou seja, não serve de nada. Então, aproveite que você descobriu que vender roupas pelo Instagram dá dinheiro e comece a estruturar sua loja.
Pode ser interessante aprender como configurar as compras no Instagram, aqui nesta página oficial da rede social você encontra tudo que precisa. Gostou do conteúdo e acredita que ele ajudou? Compartilhe e até mais!