Quanto ganha um editor de vídeo freelancer?

Publicado por Lidia Massari em 8 de agosto de 2024

Um editor de vídeo freelancer profissional, com boa carga de experiência, apreço pelo trabalho e recorrência na demanda, pode ganhar valores entre R$7.200,00 e R$10.000,00 ao mês, mas para isso, é importante considerar diferentes aspectos.

A ideia de trabalhar de dentro de casa, ter jornada flexível e potencial de altos ganhos, cria um certo “glamour” na profissão, ainda mais no freelancer. Porém, o trabalho remoto é repleto de desafios e armadilhas, logo, um cenário de incertezas.

Neste conteúdo, você encontra a resposta definitiva sobre quanto ganha um editor de vídeo autônomo, confira a leitura!

Precisando saber quanto ganha um editor de vídeo freelancer?

quanto ganha um editor de vídeo freelancer

Quem se depara com aquele Reels bacana ou um vídeo informativo repleto de camadas interessantes, geralmente não considera que por trás da arte, há um editor de vídeo altamente profissional que se empenhou em criar algo único.

Pois é, as redes sociais e as plataformas de vídeos criaram infinitas demandas para um editor de vídeo freelancer. Destaco os canais do YouTube, perfis sociais corporativos e até campanhas de televisão, que se apoiam no profissional.

Diante disso tudo, eu separei os principais tópico que eu julgo essenciais para você finalmente conhecer a realidade

Quais tipos de vídeos o freelancer pode trabalhar?

Atualmente, existe uma demanda que movimenta um mercado bilionário, já que a publicidade digital atingiu R$35 bilhões em 2023. Em contrapartida, os profissionais que se interessam pelo trabalho ficam perdidos nesse meio de campo.

E então, quanto ganha um editor de vídeo freelancer hoje? Ou melhor, como ganhar dinheiro editando vídeos? A capacidade de um editor gerar renda, se dá através dos seguintes pilares: qualidade, agilidade e quantidade.

Se você produz muito, mas com valores baixos, você se exaure de trabalhar e ganha pouco. Agora, se você é uma pessoa detalhista que leva mais tempo nas edições, você produz qualidade, mas não quantidade suficiente para gerar renda interessante.

Compreende como tudo é uma questão de equilíbrio? Hoje, há múltiplos tipos de serviços, ou seja, formatos de vídeos. E cada um deles representa uma precificação distinta, afinal, a execução muda de formato para formato, bem como a complexidade.

Precificação média das edições no mercado atual

  1. Edição de mídia rápida: aqui o editor foca em edição para Reels, TikTok e Shorts, ou seja, trabalhos rápidos. Os valores atuais para estes serviços variam de R$70,00 a R$120,00 por edição.
  2. Edição de Vlogs: já nos vlogs (videoblog), o editor pega demandas de viagens, vídeos de dicas culinárias, entre outros. Hoje, há uma margem média de R$150,00 a R$380,00 por edição de vlog.
  3. Vídeos de informação: edições de conteúdos informativos, geralmente mais longos, complexos e com melhor precificação. A variação de preços fica entre R$150,00 a R$450,00, em alguns casos, passa de R$500,00.

Vale ressaltar que os valores são médios e foram extraídos de um contexto real. Entretanto, é óbvio que funcionam apenas como uma régua.

Por exemplo, se você considerar um editor freelancer com grandes qualificações, experiência e portfólio, sua tabela de preços pode rapidamente passar de R$1.000,00 por edição. Muito porque seu trabalho tem uma valorização exclusiva.

Do mesmo jeito que o editor de vídeo freelancer iniciante, infelizmente não consegue cobrar R$50,00, entende?

Quantos vídeos é possível editar por dia em média?

Antes de mais nada, esqueça a ideia da quantidade de vídeos que você consegue editar por dia. Acontece que isso pode gerar um senso de urgência que prejudica a qualidade do trabalho. Logo, foque primeiramente no trabalho bem-feito.

Em geral, um editor experiente consegue executar duas boas edições por dia, de modo a garantir qualidade e assertividade estratégica.

Que tal assumirmos um cenário hipotético onde você tenha como foco as edições para YouTube, pode ser? Posso garantir que é aí que está a verdadeira fonte de renda, pois o YouTube é a maior vitrine para um editor.

Nesse contexto, você fez uma boa prospecção de clientes e encontrou pessoas com demandas de vídeos informativos. Além do mais, fechou outros contratos menores, como Reels e TikTok, certo? Veja como fica o cenário nestas condições:

  1. Edições principais: 2 edições de vídeos informativos por dia.
  2. Edições menores: 1 edição de Reels ou TikTok por dia, serviços rápidos.
  3. Precificação do serviço: para os vídeos informativos, você cobra R$180,00 e cerca de R$80,00 para vídeos rápidos.
  4. Ganho diário: somando os dois serviços, você levanta uma renda diária de R$440,00.
  5. Dias de trabalho: para manter uma rotina equilibrada, você trabalha de segunda à sexta-feira, ou seja, 20 dias por mês.
  6. Renda mensal: ao final do mês, se você mantiver a demanda acima, você gera uma ganho bruto de R$8.800,00.

Contudo, é fundamental trabalhar duro para conquistar uma renda tão satisfatória assim!

Como começar a trabalhar com edição de vídeos freelancer: 2 dicas para ganhar mais

Como começar a trabalhar com edição de vídeos freelancer

A ideia de ganhar 500 reais por dia é instigante para qualquer profissional que busca atuar como freelancer, né? No entanto, muitos acreditam que é algo simples e até mesmo automático. Ou seja, basta começar que está tudo garantido.

Mas sinto dizer que a realidade foge completamente deste absurdo, pois se tem uma coisa que este profissional precisa, é comprometimento, estudo e aprimoramento. No fim, saber quanto ganha um editor de vídeo freelancer é apenas o primeiro passo.

1. Aprimore constantemente suas habilidades técnicas e criativas

O verdadeiro profissional de edição audiovisual depende de uma série de habilidades e conhecimentos específicos. Consequentemente, o domínio de múltiplas ferramentas é o caminho para se destacar na área, tais como:

  • Estude para dominar ferramentas como Adobe Premiere Pro, Lightworks, Final Cut Pro, DaVinci Resolve, Vegas Pro, HitFilm Express.
  • Avance seus conhecimentos em correção de cor, Motion Graphics e edição de áudio.
  • Desenvolva conhecimento técnico em formatos e resoluções.
  • Aprofunde-se no conceito de “storytelling visual”, isto é, a habilidade de criar narrativas visuais.

2. Desenvolva um portfólio profissional de qualidade

Conforme você desenvolve suas habilidades, é hora de focar na criação de um portfólio. Veja, o portfólio é o resumo de tudo que você sabe fazer, das habilidades e diferenciais, é onde o cliente pode conhecer um pedacinho do seu serviço.

Sendo assim, dê pequenos passos com edições menores, ajude amigos e familiares e exponha isso no portfólio. Atuar como editor já é complexo, mas no mercado de profissionais autônomos, ter um portfólio é determinante.

Entendeu quanto ganha um editor de vídeo freelancer hoje em dia?

Nessa altura do campeonato, você entende praticamente tudo sobre quanto ganha um editor de vídeo freelancer, correto? Todavia, ainda falta uma coisinha, que é saber como encontrar clientes para editor de vídeos, já pensou nisso?

A prospecção de clientes é uma das etapas mais importantes, e você pode fazer isso através das redes sociais para promover seu trabalho.

Mantenha um portfólio online atualizado e cadastre-se em plataformas que conectam cliente e prestador de serviços. Bons exemplos incluem as plataformas 99Freelas, Workana, Fiverr e GetNinjas.

Por último, alimente o “networking” e procure as agências de Marketing Digital. Espero muito que o conteúdo de hoje possa ajudar você a dar os primeiros passos, saiba que perseverança é o componente-chave aqui, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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