A venda de pijamas e produtos de moda íntima tem tudo para se tornar uma alternativa empreendedora com alto potencial, mas será que vender pijamas dá lucro de verdade a ponto de viabilizar um comércio financeiramente estável?
O segmento de pijamas é um dos mais promissores no mercado de vestuário, mas é também um dos mais desafiadores, devido à segmentação de público. Então, este conteúdo visa apresentar os prós e contras desta grande oportunidade, confira!
Afinal, vender pijamas dá lucro? Será que é um negócio viável hoje?
Determinar a margem de lucro na venda de pijamas sem antes fazer uma análise completa de tudo que envolve custos e despesas, significa pular etapas cruciais que representam parte da consolidação da marca no mercado.
Inicialmente, é essencial definir o modelo do negócio, ou seja, se você pretende revender ou montar uma confecção de pijamas. Em cada modalidade você encontra desafios financeiros que vão determinar o quanto você realmente coloca no bolso.
Por exemplo, a revenda de pijama elimina várias etapas como aquisição de matéria-prima e produção, consequentemente, as despesas são menores. Porém, o lucro também diminui, pois alguém arca com os gastos e isso impacta no lucro líquido.
Em contrapartida, se você confecciona os pijamas, obviamente que suas despesas e investimentos são maiores. Contudo, você ganha uma excelente janela de precificação, já que determina qualidade, processo de venda e lucratividade elevada.
Nesse contexto, você já percebeu que existem duas realidades para quem busca saber se vender pijamas dá lucro, certo? A seguir, abordo cada contexto de forma detalhada!
Qual a realidade de uma loja de pijamas e moda íntima hoje?
Os pijamas sempre fizeram parte do mercado de vestuário como um produto de grande apelo comercial, tanto no verão quanto no inverno. Porém, nos últimos anos o segmento de roupas confortáveis, em especial os pijamas, tiveram um “boom”.
Nesse cenário, fatores como a migração para o home office, fácil acesso aos produtos e diversidade, impulsionaram esta tendência. E como de praxe, as lojas físicas conseguiram reter sua competitividade habitual, isto é, é um bom negócio.
Todavia, o que ainda determina viabilidade de lucro é o formato comercial, mais especificamente quanto à revenda ou fabricação própria.
Revenda de pijamas em loja física
- Custo de aquisição médio (estimativa): a partir do fornecedor certo, que tenha competitividade e preço, você pode gastar entre R$40,00 e R$60,00 na aquisição de produtos bons para vender.
- Preço médio de revenda (estimativa): varia de região para região, mas geralmente os pijamas para revenda recebem precificação que varia de R$90,00 a R$130,00.
- Margem de lucro média (estimativa): apesar de volátil, existe um consenso de que o lucro médio na revenda para uma loja fique entre 60% e 70% do custo de aquisição.
Veja bem, a margem de lucro só não alcança patamares mais altos porque há todo o custo operacional da loja. Por isso, a dica que fica é mapear tudo que cerca o investimento em uma loja, de modo a balancear as contas mensais do negócio, ok?
É mais vantajoso atuar como vendedor autônomo de pijamas?
Já para o vendedor de roupas autônomo, no caso de pijamas, a margem de lucro tende a ser um pouco maior. Em alguns casos, o profissional realmente consegue trabalhar com margens médias entre 80% e 100%.
Isso porque o profissional enxuga suas despesas quando opta por não ter uma estrutura física que pode se tornar custosa. Quer dizer que automaticamente você deve desconsiderar a loja para trabalhar por conta?
Não necessariamente, é fundamental fazer um contraponto profissional para elencar pontos positivos e negativos. Olha, ainda que a loja exige um empenho financeiro maior, ela ainda potencializa o crescimento da marca.
Coisa que o vendedor autônomo infelizmente deixa de usufruir. E digo mais, as incertezas de quem precisa diariamente correr em busca dos clientes é algo que pode colocar em xeque a perspectiva de consolidação na venda de pijamas, entende?
Toda vez que abordo a dúvida se vender pijamas dá lucro ou não, utilizo como exemplo uma cidade vizinha aqui. Veja só, é um município pequeno, é verdade, mas cerca de 90% do seu comércio é voltado para a venda de pijamas.
Não à toa, o lugar é conhecido como a cidade dos pijamas e até hoje é um gigantesco polo de moda confortável de pijamas.
BÔNUS: como está o mercado de pijamas? Quais as tendências que você deve seguir?
Saber que a venda de pijamas é lucrativa não é suficiente para tirar você do sofá, ou pelo menos não deveria ser. Na realidade, para aumentar suas chances de acerto, é primordial alinhar sua oferta às necessidades do público certo.
Nesse sentido, você precisa analisar os detalhes do seu mercado, seja ele regional ou nacional, para identificar o que mais vende hoje.
Por exemplo, enquanto eu crio este conteúdo, as camisolas e pijamas em tecidos como Vellutato e Moletinho estão com tudo. Aliás, eu destaco os principais nichos e públicos atualmente:
- Pijamas infantis estão no topo da lista.
- Pijamas personalizados e de personagens.
- Confortáveis pijamas plus size.
- Pijamas de inverno como de flanela e fleece.
- Pijamas de casal ganharam muito destaque.
- Foque nos pijamas para gestantes e lactantes.
- Aproveite a sazonalidade com os pijamas temáticos.
- Pijamas de cetim e seda representam luxo e sofisticação.
- Pijamas ecológicos que levam materiais sustentáveis.
- Aposte nos pijamas com tecnologias como anti suor e antibacteriano.
Diante disso, você já pode começar a estruturar sua operação, ao selecionar bons fornecedores para criar um estoque funcional. Caso você decida ter um espaço físico, trabalhe na organização visual e no espaço de venda para chamar a atenção.
Por fim, ofereça o melhor atendimento aos clientes, bem como um sistema para coleta de feedback, principalmente quanto à qualidade dos pijamas.
Afinal, não é todo dia que o cliente troca de pijama, mas quando a hora chegar, ele vai se lembrar da sua marca!
Você ainda acha que vender pijamas dá lucro? Qual a conclusão real?
Já consegue responder por conta se vender pijama dá lucro ou ainda precisa de mais incentivo? Muito se fala que o mercado de pijama já saturou, mas isso é conversa fiada daquele concorrente que tem receio de você seguir em frente com seu negócio.
Sendo assim, se você tiver intenção de empreender, não deixe para depois, planeje desde já porque eu posso garantir: vender pijamas de qualidade para o público certo tem potencial para estabilizar sua vida financeira, carregue isso com você, até a próxima!