O mercado de materiais de construção sempre foi forte no país, mas nos últimos anos, os comércios de ferragens se destacaram no setor, levando empreendedores à urgência de mapear os produtos mais vendidos em lojas de ferragens.
Então, se você pensa em montar um negócio ou entende a importância de fortalecer sua oferta, você está no conteúdo certo. Afinal, a partir de agora você aprenderá o que mais vende em uma loja de ferragens, boa leitura!
Veja 5 categorias de produtos mais vendidos em lojas de ferragens e turbine suas vendas
Na cabeça das pessoas, o maior desafio é montar uma loja de ferragens, quando na verdade, o segredo é promover maior competitividade comercial. E isso você só consegue quando atende bem os clientes com qualidade, variedade e preço.
Contudo, quando se fala em atender bem, é mais do que um simples sorriso no rosto e um bom dia acalorado. Na realidade, é entender as necessidades do consumidor e trabalhar diariamente para suprir cada uma de suas demandas, guarde isso.
Na lista abaixo, ao invés de abordar individualmente os produtos mais vendidos em lojas de ferragens, separei por categorias. Dessa forma, fica mais claro para você visualizar os produtos que possivelmente deverá revender na sua loja de ferragens.
1. Produtos de ferragens para estrutura e reforço
Uma loja de ferragens é capaz de atender diferentes perfis de clientes, ou seja, demandas distintas dentro da construção. Nesse cenário, diariamente você vai se deparar com clientes que só precisam de parafusos e arruelas.
Contudo, o papel real das ferragens em uma construção está totalmente relacionado às estruturas e ao reforço estrutural. Então, se eu tivesse que criar para você uma lista de produtos indispensáveis para loja de ferragens, seria:
- Barras de ferro: reforçam as estruturas de concreto.
- Vergalhões: crucial na construção para reforçar as estruturas armadas.
- Perfis de alumínio: estruturas leves e pré-moldadas para acabamentos.
- Treliças: responsáveis pelo suporte e estruturação.
2. Itens para fixação e junção
O que seria de uma construção sólida se não fossem pelos produtos de fixação e junção, né? Então, produtos como arruelas, parafusos, pregos, porcas e arames são itens básicos em uma loja de ferragens.
Entretanto, a segurança promovida pela imprescindibilidade desse tipo de produto, pode levar muitos comerciantes a um erro básico. Veja, por serem itens simples, pouca gente dá a atenção necessária à qualidade e a variedade.
Todavia, os tais itens atendem desde pequenas construções até edificações gigantescas. Por sua vez, você deve montar um estoque que entregue o que o cliente precisa para a finalidade certa. Do contrário, a concorrência engole sua loja.
3. Produtos para segurança e fechaduras
Normalmente, os produtos mais vendidos em lojas de ferragens são aqueles que solucionam problemas diários comuns. Nesse sentido, não é toda hora que você vai vender grandes quantidades de barras de ferros e vergalhões, concorda?
Por outro lado, os produtos para segurança têm uma procura constante e exigem certa atenção em seu planejamento. Em conversa com o proprietário de uma grande casa de ferragem da cidade, ele abriu o jogo e disse que seus clientes procuram:
- Cadeados de qualidade porque a segurança é a preocupação constante.
- Fechaduras modernas e seguras para diferentes finalidades.
- Trancas resistentes.
- Ferrolhos simples e de alta tensão para travamentos robustos.
- Maçanetas de alta resistência.
4. Ferragens para portas e janelas
Uma das categorias mais interessantes para aprimorar no estoque da sua loja, são as ferragens para portas e janelas. Se você levar em consideração que a construção civil não para de crescer, então estes produtos se tornam indispensáveis para o negócio.
Além do mais, hoje os clientes procuram soluções diferentes em dobradiças e roldanas, muitas das vezes, produtos de valor agregado. Só para ilustrar, eu conheço um profissional que faz todo tipo de serviço, desde pinturas até consertos e montagens.
Certo dia ele pegou um serviço para reparar uma porta de correr na fazenda de um comerciante da região, logo, cliente com alto poder aquisitivo. Tanto é, que o sistema da porta era caríssimo, o que dificultou na compra da peça de substituição.
Resumo da coisa? Ele teve que procurar fora da cidade porque os comércios nem sabiam da existência do produto.
A lição aqui é para você ampliar sua mente quanto à oferta, porque em uma dessas, você fideliza um cliente que pode fazer a diferença no faturamento mensal, entende?
5. Ferramentas e equipamentos de trabalho em geral
Agora, vamos sair um pouco dos produtos específicos, pois a sua loja de ferragens também deve considerar os produtos gerais. Assim como em uma loja de materiais de construção, a sobrevivência do negócio está nas pequenas vendas.
Obviamente, todo comerciante espera fechar grandes negócios, atender construções de destaque e ser o fornecedor responsável pelas obras da cidade. No entanto, são as vendas menores e diárias que compõem a maior parte do lucro.
É o mesmo caso de quem vende cimento e acha que a margem de lucro é algo transformador, financeiramente falando. Pelo contrário, o cimento é uma isca para que o cliente tenha contato com outros produtos e desperte seu interesse.
No contexto da loja de ferragens, isso também é uma realidade e você precisa explorá-la ao máximo. Para isso, alguns dos produtos com maior demanda são:
- Ferramentas em geral: alicate, martelo, chave de fenda, serrote, trena, alicate de corte, estilete, nível de bolha, entre outros.
- Carrinhos de mão: ainda que não tenham ligação com ferragens, eles representam venda cruzada, onde você agrega itens diferentes.
- Equipamentos para pedreiros: pás, desempenadeira simples e dentada, espátula, martelo de borracha, linha e prumo e talocha.
Conclusão sobre os produtos mais vendidos em lojas de ferragens
Agora que você se aprofundou e descobriu os produtos mais vendidos em lojas de ferragens, é normal ter o ímpeto de estruturar seu estoque o quanto antes, mas tenha calma.
O ideal, portanto, é estudar o seu mercado para entender o que faz sentido investir e estocar. Procure avaliar o comportamento de compra, a procura dos clientes e o que eles mais sentem falta no comércio local.
Além disso, ande pelas regiões onde a construção está a todo vapor. Isso ajuda você a avaliar qual o tipo de estrutura mais comum e como pode se preparar para atender às demandas, compreende?
Espero muito que tenha gostado das informações de hoje, compartilhe as dicas e até a próxima!