Se você não quer arriscar e sabe que ficar procurando o que vender em uma loja de variedades pode embananar a cabeça, então você precisa apostar primeiramente nos produtos para casa, como itens básicos de utilidade geral.
Normalmente as pessoas procuram a loja de variedades sabendo o que querem, principalmente para solucionar um problema rapidamente. Então, ganha quem soluciona essa necessidade com eficiência.
Confira o que mais vende em uma loja de variedades e monte uma oferta estratégica!
Aprenda o que vender em uma loja de variedades para atingir os principais públicos
O mercado tem muitos exemplos de empreendedores que montam lojas de variedades com pouca coisa e ganham um bom dinheiro. Porém, este não é um cenário garantido, ou seja, é preciso se tornar a “exceção à regra” e criar o seu próprio caminho.
Acima eu mencionei que dentre os produtos mais vendidos, estão os itens para casa. Contudo, quando você investe e monta uma loja de utilidades, se torna imprescindível pensar estrategicamente, e isso diz respeito a expandir o público-alvo.
1. Aromatizador de ambientes
Segundo a Euromonitor International, o Brasil é um dos maiores consumidores de produtos e fragrâncias. Com isso, o aromatizador de ambientes se destaca conforme as pessoas procuram transformar seus lares em ambientes acolhedores.
Então, você pode ter como foco as fragrâncias que, de alguma forma, oferecem sensações personalizadas. Aqui eu destaco fragrâncias cítricas, com lavanda e até baunilha.
Uma boa estratégia para introduzir esse produto, é criar kits com diferentes fragrâncias e dar descontos em compras agregadas. Inclusive, você não precisa revender, pois pode aprender como fazer aromatizador e, assim, maximizar sua margem de lucro.
2. Copos e garrafas térmicas
Já as garrafas e copos térmicos são uma tendência crescente que promete durar bastante. Isso porque há uma grande preocupação com a sustentabilidade, onde produtos descartáveis perdem espaço para itens reutilizáveis.
Por sua vez, ressalte a durabilidade do produto, sua capacidade térmica e, se possível, viabilize a personalização. Por exemplo, você pode comprar garrafas lisas e trabalhar com uma máquina simples de personalização.
Já imaginou oferecer um serviço exclusivo de personalização na hora, o quanto isso não agrega valor, concorda? Em todo caso, conte com bons fornecedores e venda produtos de qualidade.
3. Organizadores de gavetas
Entender o que vender em uma loja de variedades está muito ligado à percepção das tendências atuais. Olha só, atualmente a otimização da organização de espaços internos é uma demanda que as pessoas procuram bastante.
Consequentemente, isso vai de encontro aos produtos para casa que se tornam indispensáveis para organizar gavetas e guarda-roupas. Acha difícil vender esse tipo de produto? Então, demonstre na prática aspectos como funcionalidade e praticidade.
Via de regra, o público-alvo é aquela pessoa que busca soluções práticas que favoreçam a organização em diferentes níveis.
4. Produtos para pet
Se você considerar a popularidade dos pets e as tendências de mercado, fica fácil identificar uma ótima oportunidade comercial. Produtos como acessórios, brinquedos, camas e itens que facilitam o dia a dia dos tutores, têm alta demanda.
Não à toa, o varejo pet movimentou mais de R$67 bilhões em 2023 e manteve sua taxa de crescimento. Já pensou se tornar um distribuidor de produtos pet e uma referência na região? Veja algumas ações e estratégias que podem ajudar:
- Diversifique o estoque conforme a necessidade dos seus clientes.
- Desenvolva um layout funcional que simplifica a procura das pessoas.
- Ofereça serviços complementares como atendimento veterinário.
- Invista em atendimento personalizado que fideliza o cliente.
5. Luz de LED decorativa
De olho na versatilidade e eficiência energética, estude a viabilidade de vender luzes de LED decorativas. Até alguns anos, seu principal consumidor era o público gamer, que criava ambientes exclusivos e decorativos.
Entretanto, hoje a aplicação das luzes de LED se expandiu para distintos perfis de consumidores, muitos deles empresas, como:
- Empresas e escritórios que desejam modernizar os ambientes.
- Lojas e comércios com vitrines que precisam se destacar.
- Bares e restaurantes que usam a luz LED para criar atmosferas únicas.
- Hotéis e pousadas personalizam suas fachadas, quartos e áreas comuns.
- Criadores de conteúdo e influenciadores são um público fiel.
Para obter bons resultados, monte um display onde você pode apresentar variações criativas na utilização do produto.
6. Ferramentas multifunção e itens em geral
As ferramentas multifunção são produtos imbatíveis que toda loja de variedades precisa ter. Isso porque eles resolvem situações de emergência e permitem que você tenha uma margem de lucro maior.
Geralmente, são ferramentas para reparos rápidos, consertos básicos ou demandas específicas, como arrumar um encanamento, um cabo de bateria, um filtro de linha ou régua de alimentação.
Enfim, tudo que a pessoa encontra em diferentes comércios, você centraliza e atende múltiplas necessidades, interessante, não?
7. Produtos de papelaria personalizados
Os itens de papelaria moderna passaram por reformulação nos últimos anos, especialmente quanto à personalização. Nesse sentido, produtos como agendas e cadernos fazem parte da vida de muitos, tanto de estudantes quanto de profissionais.
Para uma loja de variedades, disponibilizar produtos de papelaria é estratégico, já que a demanda tende a ser comum à maioria das pessoas. Aqui está uma lista de itens mais vendidos para você se basear:
- Cadernos temáticos
- Marcadores adesivos
- Canetinhas de ponta fina
- Suporte para notebooks e tablets
- Canetas hidrográficas coloridas
- Mochilas e estojos
- Agendas personalizadas e temáticas
- Kit de carimbos
- Grampeadores e chaveiros
BÔNUS VALIOSO: posicione estrategicamente os produtos para o lar
Sempre que abordo a necessidade das pessoas de montar um estoque com grande variedade, costumo fugir do básico e óbvio. É por isso que eu percorri diferentes nichos e categorias no conteúdo.
Afinal, quem imagina encontrar produtos pet na loja de variedades, né? Porém, é precisamente isso que faz uma loja ser única, ou seja, pensar fora da caixa.
Todavia, isso não exclui a necessidade de trabalhar com produtos de utilidade básica, então, é fundamental vender itens como:
- Saleiros de diferentes materiais e formatos.
- Cestos de roupas de plástico.
- Conjunto de copos, pratos e talheres.
- Panos de prato e panos para limpeza.
- Prendedores de roupas.
- Escorredores de louças simples e de inox.
- Tupperware e potes em geral.
- Moedor de pimenta.
- Pequenos objetos de decoração.
Conclusão sobre o que vender em uma loja de variedades
Tudo o que eu abordei sobre o que vender em uma loja de variedades é muito amplo e você não precisa necessariamente abraçar tudo. Pelo contrário, é fundamental validar o que faz sentido para sua loja e, principalmente, ao público que você atende.
Conforme sua marca se consolida no mercado, você tem total liberdade para estudar abordagens exclusivas e adesão a novas categorias de produtos. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as e até a próxima!