Como trabalhar com guincho para seguradoras?

Publicado por Lidia Massari em 22 de junho de 2024

Você tem um guincho ou está pensando em investir em um caminhão, mas não sabe como trabalhar com guincho para seguradoras? Hoje o mercado nacional de guincho de reboque cresceu muito em oferta, mas será que a demanda acompanhou?

Posso adiantar que não, pois atualmente existe mais oferta do que demanda e as seguradoras enfrentam desafios para conciliar isso. Quer aprender como agregar um caminhão guincho em uma companhia de seguros. Confira agora!

Como trabalhar com guincho para seguradoras hoje em dia?

como trabalhar com guincho para seguradoras

A possibilidade de agregar seu guincho às inúmeras companhias especializadas é realmente interessante do ponto de vista da estabilidade profissional. Ainda que a adesão ao seguro seja pequena, os números mostram crescimento anual.

Hoje, pouco mais de 30% dos veículos possuem algum tipo de seguro. O que é suficiente para que as empresas foquem esforços em serviços eficientes. É aqui que entram os guincheiros, ou seja, para complementar a frota.

Sendo assim, a única forma de trabalhar com guincho para seguradora é conhecer suas exigências e se aplicar ao processo de agregação.

Vale ressaltar que não existe procedimento padrão e cada empresa pode exigir documentos e aspectos diferentes em cada contexto.

Quais as exigências das seguradoras para agregar novos guinchos?

Antigamente era mais fácil e rápido agregar um guincho, pois as exigências eram simples e diretas. Normalmente, o processo dependia da documentação do caminhão conforme regulamentação da ANTT, bem como licenciamento e IPVA em dia.

Todavia, os requisitos hoje são mais complexos e envolvem até mesmo estrutura e escritório físico, veja:

  • Registro Nacional de Transportadores Rodoviários (RNTRC).
  • Documentação do Veículo como CRLV e CRV.
  • Quando aplicável, Certificado de Inspeção para Transporte de Produtos Perigosos.
  • Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga (RCTR-C).
  • Comprovante de capacidade técnica para operação do guincho.
  • Certidões negativas de débitos.
  • CNPJ ativo e regular.
  • Além de outros documentos específicos que a companhia pode solicitar em decorrência de políticas internas.

Contudo, para você que deseja aprender como trabalhar com guincho para seguradoras, eu queria chamar sua atenção para uma coisa.

Atualmente, diversas companhias de seguros exigem que o guincheiro tenha uma estrutura física com sede, escritório, pátio, internet de alta qualidade e, claro, um caminhão guincho que cumpra as exigências básicas.

Então, tudo isso gera um investimento inicial considerável que você deve avaliar antes de solicitar a parceria.

Quais equipamentos o guincheiro precisa investir para executar o trabalho?

equipamentos que o guincheiro precisa

A questão dos equipamentos é algo bem complexo de abordar, pois em alguns casos, a seguradora disponibiliza parte deles. Em outras situações, o guincheiro precisa investir do bolso para atender às especificações.

Principais equipamentos e acessórios para guincho agregado

  • Correntes e cintas de reboque.
  • Argolas e ganchos próprios para a finalidade do guincho.
  • Cabos e estruturas auxiliares de aço.
  • Cones e triângulos de sinalização para demarcar a área de trabalho.
  • Luvas de proteção que trazem mais estabilidade e segurança.
  • Sinalizadores e lanternas especiais.
  • Macaco hidráulico e ferramentas básicas.
  • Colete refletivo para realizar atendimentos nas rodovias.
  • Extintor de incêndio.
  • Equipamento de auxílio partida (arrancador auxiliar).
  • Rodas extras e patins para movimentar os veículos.
  • Carrinhos específicos para o guinchamento de motos.

Veja bem, nem toda seguradora exige a lista completa acima, por isso é crucial verificar antes de operar. Outro ponto, isso reflete mais investimento, só para ilustrar, o par de patins pode custar mais de R$3.000,00.

Qualquer pessoa pode se cadastrar como guincho para seguradora?

O que o pessoal mais procura, talvez você também, é o seguinte: “montei uma empresa de guincho e comprei um caminhão completo, basta me cadastrar para começar a trabalhar?”. Não necessariamente, e é aí que o negócio se complica.

Lembra que eu mencionei o desequilíbrio entre a quantidade de guincheiros no mercado e a escassez de serviços para todos? Pois bem, a adesão de novos profissionais depende muito da demanda da sua região.

Por exemplo, vamos dizer que você pretende atuar no interior de São Paulo, certo? Contudo, já existem empresas de guincho consolidadas há anos na prestação de serviços para a companhia X. Inclusive, essa empresa presta um serviço de qualidade.

Nesse cenário, você acha justo que um profissional que começou a trabalhar com guincho “ontem”, se cadastre e pegue parte da demanda de quem está há anos no trabalho? É óbvio que não, e as seguradoras valorizam esse tipo de parceria duradoura.

Portanto, o seu ingresso no mercado depende exclusivamente do aumento na procura pela adesão de seguros na região.

Quanto ganha um guincho na seguradora hoje?

Outro tópico complexo de falar a respeito é sobre quanto ganha um guincho na seguradora, sabe por quê? Bem, há muitos motivos para isso. Só que o principal deles é que cada empresa tem uma tabela de precificação que considera aspectos como:

  • Distância percorrida, consumo de combustível e desgaste veicular.
  • Tempo da prestação de serviço, bem como o tempo ocioso do guincho.
  • Tipo do reboque, com carros, motos, caminhões e veículos especiais.
  • Condições do serviço quanto às emergências e situações adversas.
  • Frequência de uso do cliente pode “nivelar” a precificação do serviço.
  • Equipamentos e capacidade de reboque do guincho.

Nesse sentido, há empresas que pagam, por exemplo, entre R$80,00 e R$120,00 para deslocamento de 40km. Porém, se o caminhão fica ocioso além de 1 hora, há acréscimo no serviço, além dos quilômetros excedidos.

O valor médio por quilômetro excedido varia de R$1,60 a R$2,00, isto é, se você ganha R$100,00 para rodar a “saída padrão de 40km”, mas acaba por rodar 150km adicionais, com acréscimo de R$1,80 por km, seu ganho sobe para R$370,00.

Como efeito de exemplificação, se você prestar 1 serviço como esse todo dia, 20 dias ao mês, seu faturamento bruto mensal atinge R$7.400,00.

Quais são as principais seguradoras no Brasil que agregam guinchos?

Na hora de pesquisar as companhias que agregam guincho, me deparei com falta de informações claras. Praticamente nenhuma empresa destaca a opção para você se registrar como guincho da seguradora.

Entretanto, aqui está uma lista de empresas para você especular a viabilidade de agregamento:

Existem outras empresas que você pode avaliar, como a SulAmérica, Allianz, Liberty e Sompo. No vídeo a seguir, você pode conferir dicas e relatos de um profissional guincheiro que atua há mais de 18 anos como guincho de seguradora:

Conclusão sobre como trabalhar com guincho para seguradora

Após descobrir tudo sobre como trabalhar com guincho para seguradora, muita gente me pergunta: “mas vem cá, vale a pena?”. Infelizmente, não tenho resposta, pois como destaquei ao longo do conteúdo, o serviço acompanha as demandas regionais.

Sendo assim, a alternativa é explorar as possibilidades, entrar em contato com as empresas e esmiuçar as oportunidades. Costumo dizer que para o profissional com determinação, nenhum obstáculo é definitivo ou intransponível.

Espero muito que as informações de hoje ajudem você a seguir em frente, compartilhe e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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