O mercado de flores no Brasil é bem discreto, é verdade, mas isso não o impede de atingir crescimento anual, como em 2021, quando cresceu 15%, ou em 2023, com expansão de 8% e faturamento de R$10 bilhões, mas será que floricultura dá dinheiro?
A procura por flores e plantas ornamentais passa por investimentos revolucionários em novas tecnologias e práticas sustentáveis atualmente. Isso impulsiona e aquece o consumo, além de deixar o mercado competitivo para novos investidores.
Neste conteúdo, pretendo compartilhar com você uma visão realista sobre como está o mercado de floricultura, sem enrolação ou meias-verdades, confira!
Na dúvida se uma floricultura dá dinheiro? Vamos resolver isso agora!
Para que uma floricultura seja lucrativa e traga retorno ao empreendedor, é imprescindível acompanhar as tendências. Além disso, os próprios serviços precisam impactar na experiência do consumidor, de modo a destacar o negócio da concorrência.
De forma bem clara, uma floricultura pode se tornar um comércio altamente lucrativo, mas nem todos alcançam esse patamar. Acontece que a margem de lucro sobre o faturamento costuma ser pequena.
Então, quer dizer que você precisa vender em grandes quantidades para aumentar o lucro líquido.
Afinal, como uma floricultura sobrevive no mercado atual?
Vale ressaltar que a floricultura não sobrevive apenas das flores e plantas ornamentais, pelo contrário, é obrigatório expandir o portfólio. Eu montei uma lista com alguns serviços que aumentam as chances de você consolidar o negócio.
- Trabalhe com arranjos personalizados e encomendas para estimular a experiência de compra.
- Especialize-se na decoração de eventos e atenda demandas em pleno crescimento.
- Ofereça serviços eficientes de entrega personalizada para garantir segurança dos produtos e pontualidade.
- Elabore um sistema bacana de assinaturas de flores, há grande demanda nisso.
- Realize cursos técnicos e procure uma graduação na área, assim você pode trabalhar com consultoria em paisagismo, por exemplo.
- Realize periodicamente workshops, cursos e palestras na floricultura, isso ajuda o comércio a se tornar autoridade no ramo.
Resumindo, se você planeja montar uma floricultura pequena para vender apenas plantas e flores como a maioria dos outros comércios, sinto dizer, mas o negócio pode enfrentar um cenário complexo de sobrevivência, essa é a verdade da floricultura.
Qual é o lucro de uma floricultura? E a média de faturamento?
O faturamento de uma floricultura depende única e exclusivamente da sua capacidade de converter vendas e estender os serviços. É por isso que você dificilmente encontrará a verdade absoluta sobre isso.
Por exemplo, uma floricultura em cidade grande, mesmo que de porte pequeno, tem potencial para vender muito mais do que uma grande loja em cidade menor, entende?
Com isso em mente, eu fiz uma pesquisa e constatei que, atualmente, uma floricultura de médio porte consegue faturar mensalmente entre R$10.000,00 e R$24.000,00. Olhando assim, realmente parece um negócio lucrativo e promissor, certo?
Como funciona a lucratividade de uma floricultura?
O que pega em uma floricultura é que a margem de lucro geralmente é baixa. Estima-se que um comércio floricultor trabalhe com margens de lucro entre 20% e 40% no máximo, pois a precificação não pode prejudicar a percepção do consumidor.
Portanto, vamos dizer que você tem um negócio bacana, com produtos de qualidade, fornecedores de flores naturais pontuais e serviços planejados. Como resultado, você estabilizou um faturamento de R$12.000,00.
Com uma margem de 20% de lucro líquido, você receberá R$2.400,00 e, caso consiga esticar para uma margem de 40%, seu lucro será de R$4.800,00. Em vista disso, fica claro que o negócio deve maximizar o faturamento para puxar o lucro líquido.
Você já consegue perceber a importância de montar uma floricultura diferenciada da concorrência?
Se você procurar na internet, encontrará muitos exemplos de empreendedores que começaram “pelas coxas”. Mas hoje, enfrentam desafios financeiros que poderiam ser evitados com um plano comercial sólido.
O que mais vende em uma floricultura?
Ainda hoje as pessoas associam floricultura com um negócio simples, e por isso, montam um negócio desconexo da realidade. Dessa forma, a maioria dos empreendedores escolhem produtos a partir de sua própria preferência pessoal.
Contudo, se você não diferenciar sua loja com as melhores ideias para vender plantas e flores, você será apenas mais um comércio no mercado. Aposto que você não quer investir em uma floricultura genérica, sem identidade e fadada a fechar, né?
Então, a única solução é traçar um planejamento comercial, nem que seja simples. A partir disso, fica viável identificar o público-alvo que você pretende atingir e, consequentemente, acertar em cheio nos produtos comercializados.
Veja por onde começar a estruturar a sua floricultura e escolher os produtos
Conheça a seguir, uma lista bacana com as plantas e flores que mais vendem em floriculturas:
- Buquês de flores frescas para diferentes ocasiões.
- Arranjos florais corporativos, para eventos e para decoração de ambientes (sim, muita gente decora a casa com flores frescas).
- Plantas e flores ornamentais estão em alta e representam grande parte das vendas de uma floricultura.
- Invista nas tendências de plantas suculentas e cactos, como a suculenta Echeveria.
- Monte kits de jardinagem para públicos distintos e disponibilize os principais acessórios.
- Crie um serviço de encomenda personalizada para datas comemorativas, épocas sazonais e eventos, como casamentos.
Por último, estude a possibilidade e aprenda como montar uma floricultura online, mesmo que seja simples extensão da loja física. A vitrine virtual é uma ferramenta indispensável para o segmento das floriculturas e abre as portas para incrementar o faturamento.
Se uma floricultura dá dinheiro, é um negócio que vale a pena investir?
Floricultura dá dinheiro, sem sombra de dúvidas, e sob as condições certas, pode valer muito a pena investir nisso. Porém, tenha em mente a necessidade de levar ao mercado um comércio único, diferente de tudo em algum aspecto.
Seja pelo atendimento exclusivo, produtos que fujam do convencional ou pelos serviços focados nas reais necessidades do cliente. É inestimável agregar valor, do contrário, sua floricultura se tornará invisível.
Em todo caso, você sempre terá as franquias de floricultura como uma segunda opção, né? O que você achou das informações e das dicas de hoje? Espero que elas ajudem você a se encontrar no mundo do empreendedorismo, até a próxima!