Quer entender melhor quem são os maiores produtores de cimento do mundo porque você sabe a importância desse material? Qual país lidera o ranking?
O cimento é responsável por sustentar o mundo em pé, literalmente, pois sua aplicação na construção civil é inestimável. Esse é o material que está presente desde a moradia mais humilde, até a infraestrutura mais avançada e cara.
Garanto que você ficará de queixo caído com as informações levantadas no conteúdo de hoje. Confira o ranking dos maiores fabricantes de cimento do mundo!
6 maiores produtores de cimento do mundo com exclusividade para você
Os maiores produtores de cimento do mundo são China, Índia, Estados Unidos, Irã, Turquia e Brasil. Antes de qualquer outra coisa, você sabe quanto o mundo produziu de cimento em 2022? Não? Pegue a sua calculadora aí então.
A produção de cimento total em 2022 atingiu aproximadamente 4,1 bilhões de toneladas de cimento. Tudo isso é convertido em moradias, edifícios, fundações, estruturas, lajes, pisos, paredes, pré-moldados, pontes, viadutos, barragens e blocos.
Portanto, é o elemento que sustenta o desenvolvimento de praticamente tudo que conseguimos ver em pé. Veja como cada país desempenha na indústria cimenteira!
1. China
A China sempre está entre os maiores produtores de commodities, serviços, produtos e bens de consumo a nível mundial. Agora, quando falamos na produção de cimento, os chineses vão longe demais.
Isso porque o país produziu 2,1 bilhões de cimento em 2022, e com uma margem absurdamente superior ao segundo colocado. Então, estou falando de um país responsável pela metade de todo o cimento mundial, é impressionante, não?
Apesar disso, a China ainda apresentou uma leve queda em relação a 2021, onde havia produzido 2,36 bilhões de toneladas. Muito disso se deve à imparável expansão da atividade econômica das últimas três décadas.
Olha isso, em dois anos, a China produziu e consumiu mais cimento, do que os EUA em 100 anos, acredita?
Principais regiões produtoras de cimento na China
- Província de Anhui (195 milhões de toneladas)
- Região no entorno de Chongqing (30 milhões de toneladas)
- Província de Fujian (26 milhões de toneladas)
Principais empresas de cimento na China
- China National Building Material (CNBN): capacidade produtiva de 345 milhões de toneladas ao ano.
- Anhui Conch Cement: capacidade produtiva de 210 milhões de toneladas ao ano.
- Huaxin Cement: capacidade produtiva de 65 milhões de toneladas ao ano.
2. Índia
A Índia ocupa orgulhosamente o segundo lugar dos maiores produtores de cimento do mundo, o motivo dessa colocação é simples. Recentemente o país indiano se tornou o mais populoso do mundo, logo, a produção cimenteira tem que acompanhar.
Vale dizer que frente à indústria chinesa, o volume de cimento produzido na Índia pode parecer irrisório. No mesmo período, as indústrias indianas produziram 330 milhões de toneladas de cimento, representando 8% do cimento global.
Principais regiões produtoras de cimento na Índia
- Andhra Pradesh
- Rajasthan
- Tamil Nadu
Principais empresas de cimento na Índia
- UltraTech Cement: capacidade produtiva de 60 milhões de toneladas ao ano.
- Ambuja Cement: infelizmente não encontrei dados sobre a produção anual.
3. Estados Unidos
Basta olhar a construção civil americana, um dos negócios mais lucrativos nos EUA por sinal, para imaginar uma produção incomparável. Porém, frente às 330 milhões de toneladas de cimento da Índia, os EUA produziram “apenas” 92 milhões.
Embora seja um volume considerável, o país ainda não conseguiu recobrar os níveis alcançados antes de 2008. Caso você não saiba, em 2008 os americanos enfrentaram uma das crises financeiras mais severas desde a Grande Depressão.
Atualmente, a indústria cimenteira americana responde por 4% do cimento mundial.
Principais regiões produtoras de cimento nos Estados Unidos
- Texas
- Missouri
- Califórnia
- Flórida
Principais empresas de cimento nos Estados Unidos
- LafargeHolcim: opera 16 plantas industriais no país.
- Lehigh Hanson Inc.: opera 14 plantas industriais no país.
- Cemex: opera 10 plantas industriais no país.
- Eagles Materials Inc.: opera 10 plantas industriais no país.
Vale ressaltar que nem todas as empresas acima são americanas. Por exemplo, a LafargeHolcim é uma empresa francesa, mas atua no mercado americano há bastante tempo. Não à toa, atualmente eles atendem 43 estados.
4. Irã
Ocupando a quarta posição na produção mundial de cimento, o Irã tem reforçado sua relevância econômica nos últimos anos. É por isso que ele desponta como um dos grandes produtores de trigo a nível mundial, sabia disso?
Na indústria cimenteira, as empresas produziram o equivalente a 76 milhões de toneladas em 2021/2022. E isso mostra um aumento positivo em face aos anos anteriores.
Como a demanda interna é bastante estável, considerando demanda e oferta, o país exporta muito cimento. Tanto é que em 2021, o Irã exportou praticamente 15 milhões de toneladas. Sendo o quarto maior exportador naquele ano.
Entretanto, obter informações mais precisas sobre o país é complicado, pois o distanciamento político com o Ocidente interfere no monitoramento. Porém, eu apurei que o país tem 82 plantas cimenteiras ativas e capacidade para 85 milhões de toneladas.
5. Turquia
A Turquia é a quinta maior produtora de cimento no mundo, e apresenta capacidade produtiva bem similar à do Irã. Todavia, em 2021/2022 o país no Oriente Médio produziu cerca de 85 milhões de toneladas do material.
Diante disso, você pode imaginar que a Turquia esteja à frente do Irã, mas não. Muito se deve à forma como o mercado quantifica a relevância de cada player. Aliás, a produtividade apresentada parece ser algo atípico.
Uma informação importante: a Turquia saiu de uma produção de 57 milhões em 2018, para 82 milhões em 2020/2021. Portanto, tudo indica que o país turco deve se consolidar na quarta posição nos próximos anos.
6. Brasil
Eu e você sabemos que o Brasil tem potencial econômico, expertise e capacidade produtiva para ir além da sexta posição. Contudo, a realidade atual é que as indústrias brasileiras enfrentam desafios constantes e muita flutuação no mercado.
Diferentemente dos outros países, o Brasil costuma mensurar o desempenho produtivo com base na quantidade consumida. Por exemplo, eu encontrei dados apontando uma produção de 62 milhões de toneladas em 2020.
Já em 2021, as indústrias brasileiras atingiram a marca de 72 milhões de toneladas de cimento. Mas de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC), o balanço de 2022 revelou queda de 6,3%.
Desde 2015 o Brasil passa por um momento delicado no segmento cimenteiro, quando houve fechamento em massa das indústrias. O lado positivo disso tudo, é que a construção civil está ganhando novo fôlego.
Além do que, nosso cimento é direcionado ao consumo interno, em sua maioria, logo, nós produzimos e consumimos muito cimento.
Principais regiões produtoras de cimento no Brasil
- Minas Gerais: 42,1 milhões de toneladas em 2022.
- São Paulo: 17,85 milhões de toneladas em 2022.
- Goiás: 8,10 milhões de toneladas em 2022.
- Rio Grande do Sul: 6,85 milhões de toneladas em 2022.
- Bahia: 6,75 milhões de toneladas em 2022.
Principais empresas de cimento no Brasil
- Votorantim Cimentos
- LafargeHolcim
- CSN (Companhia Siderúrgica Nacional)
- InterCement Brasil
- Cimento Itambé
- Cimento Argos
Considerações finais sobre os maiores produtores de cimento do mundo
Você sabia que 90% do cimento produzido pelos maiores produtores de cimento do mundo, é direcionado ao mercado interno? Na prática, quer dizer que a exportação é pequena e viabiliza diferentes oportunidades no segmento.
Diante disso, dá para montar uma distribuidora de cimento e atingir um grande público. Por outro lado, você pode simplesmente trabalhar com marcas conhecidas e estabelecer comércio próprio, a escolha é sua, boa sorte.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas compartilhe as informações com quem possa se interessar e até a próxima!