Você sabe responder quais os maiores produtores de ovo do mundo? Onde será que o Brasil entra na cena global? Todas as respostas você encontra neste conteúdo.
O ovo é o alimento mais completo que existe na natureza, fazendo parte diária da vida de bilhões de pessoas. Quando falamos na produção global, os números parecem irreais, porém, garanto que a indústria é massiva e cresce anualmente.
Diante de tanta informação desencontrada, decidi elaborar um conteúdo supercompleto, atualizado e que tira todas as suas dúvidas. Vamos conferir?
Descubra os 5 maiores produtores de ovo do mundo
Os maiores produtores de ovo do mundo são China, Estados Unidos, Índia, Japão, México, Brasil, Rússia, Indonésia, Ucrânia e Turquia. Alguns se destacam mais pela exportação, enquanto outros produzem apenas para o mercado doméstico.
No entanto, todos têm algo em comum, que é uma cadeia avícola indispensável para o cenário global econômico equilibrado. Isso porque, a mudança na alimentação e a constante procura por proteínas mais baratas, têm “sufocado” a produção de ovos.
Nesta lista atualizada, você verá as principais estatísticas da produção de ovos, o posicionamento dos países e curiosidades exclusivas. Espero que goste!
1. China
A China é indiscutivelmente a maior produtora de ovos do mundo, de forma disparada e praticamente inatingível. É por isso que 40% de toda a produção global chinesa.
Vale dizer que isso não aconteceu da noite para o dia, hein? Pelo contrário, os chineses se reinventam há três décadas, e tenho números bacanas para compartilhar. De 1995 até 2013, a China foi de 5,35 para 29 milhões de toneladas de ovos.
- Produção em 2022: os chineses conseguiram a façanha de produzir mais de 33 milhões de toneladas.
- Quantidade de ovos produzidos: prepare seu emocional, pois a China produz uma média anual de 466 bilhões de ovos.
- Quantidade exportada: apesar do consumo interno absurdo, a China produz tanto ovo, que exportou US$169 milhões em 2021.
- Principais regiões produtoras: por ordem de relevância, Shandong, Henan, Hebei e Liaoning.
2. Estados Unidos
Com uma representatividade de 8% da produção avícola mundial, os Estados Unidos ocupam o segundo lugar do ranking. A indústria avícola de ovos nos EUA é um negócio lucrativo que tem chamado a atenção e impactado o mercado.
Antes de falar dos números, é fundamental estabelecer que a cadeia global de produção foi amplamente afetada pela pandemia. Nesse contexto, essa produção é ainda mais prejudicada, uma vez que há maior sensibilidade de manuseio.
Dito isso, os estados produziram 111,5 bilhões de ovos em 2021, mas em 2022, o número caiu para 109,5 bilhões. Eu consegui com exclusividade o ranking dos maiores produtores de ovos nos Estados Unidos em 2021, veja:
- Iowa: 14,98 bilhões de ovos
- Indiana: 10,60 bilhões de ovos
- Ohio: 10,45 bilhões de unidades
- Pennsylvania: 8,11 bilhões de unidades
- Texas: 6,24 bilhões de ovos
- Georgia: 5,06 bilhões de ovos
- Michigan: 4,54 bilhões de unidades
- Arkansas: 4,24 bilhões de unidades
- North Carolina: 4,09 bilhões de ovos
- Califórnia: 4,01 bilhões de ovos
Outro dado interessante, do total de 261 milhões de caixas produzidas pelos americanos, mais da metade é consumida internamente. Todos os dados e números foram extraídos de relatórios oficiais: “United Egg Producers” e da “Plataforma Statista”.
3. Índia
Encostando ano após ano nos americanos, o terceiro lugar na produção global de ovos vai para a Índia. De todos os ovos produzidos no mundo, cerca de 5% são indianos, mostrando que o país tem otimizado seus processos.
Dessa maneira, você identifica o progresso na indústria indiana também em outros segmentos, como na produção de trigo. Prova disso, é que em 2022 as granjas indianas produziram mais de 110 bilhões de ovos.
Nesse cenário, o maior destaque vai para a região de Andhra Pradesh, que entregou precisamente 20,4% da produção nacional. Veja bem, me refiro à uma região capaz de produzir sozinha mais de 22 bilhões de ovos.
Se os Estados Unidos não reestruturarem seus procedimentos, a Índia deve assumir a segunda posição em pouco tempo.
4. México
Existe um mistério interessante sobre o México, especialmente para que ele esteja na quarta posição. Provavelmente você sabe que o mercado nivela a eficiência produtiva pela média de consumo de ovo no país, né?
Por exemplo, o brasileiro consome 250 ovos por ano em média, individualmente falando, certo? Agora, sabe quanto o mexicano consome de ovo por ano? Atualmente, cada mexicano come cerca de 360 ovos por ano.
Em uma conta rápida, o México tem 126,7 milhões de habitantes. Se cada um realmente come 360 ovos, temos um total de 45,6 bilhões de ovos. E aí, será que dentre os maiores produtores de ovo do mundo, o México é autossuficiente?
Bem, de acordo com dados avícolas de 2022, o México produziu o equivalente a 57,48 bilhões de ovos. Portanto, ele ocupa vigorosamente a quarta posição.
Principais regiões produtoras de ovos no México
- Jalisco: produz cerca de 54% do ovo mexicano.
- Puebla: 13% de todo o ovo nacional.
- Sonora: a região de Sonora produz 8% do ovo mexicano.
- La Comarca Lagunera: aproximadamente 5% da produção.
- Yucatán: já a região de Yucatán fica com pouco menos de 5%.
5. Brasil
Para quem achou que o Brasil não fosse emergir entre os maiores produtores de ovo do mundo, aqui está. Até recentemente, o Brasil ocupava a sexta posição e por muito tempo permaneceu assim.
Contudo, os produtores brasileiros têm furado a bolha com investimentos assertivos e otimização dos processos produtivos aos poucos. Não é por menos que em 2022, o país atingiu uma meta incrível, dá uma olhada:
- A produção de ovos de galinha ultrapassou a marca de 4,06 bilhões de dúzias.
- Essa quantidade magnífica se transforma em exatos 48,72 bilhões de ovos brasileiros inundando o mercado doméstico e internacional.
- Dentre os maiores produtores do Brasil, estão São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pernambuco.
Inclusive, o Brasil tem algumas das cidades conhecidas como as regiões que mais produzem no mundo. E aqui eu destaco as cidades:
- Bastos (SP)
- Itanhandu (MG)
- Santa Maria de Jetibá (ES)
BÔNUS: quais outros países têm expressão na produção de ovos?
Bem, até nesse ponto você conheceu os países produtores de ovos mais relevantes e que realmente balançam o mercado, correto? Porém, a produção avícola é tão vasta, que você deve considerar outros países, naturalmente. Diante disso, eu fiz um levantamento bem atualizado que você descobre logo a seguir:
- Rússia com uma produção de 44 bilhões de ovos.
- Japão produz anualmente cerca de 42 bilhões de unidades.
- Paquistão surpreende com incríveis 21 bilhões de ovos.
- Turquia não tem apenas boa produção de morangos, pois entrega 19 bilhões de ovos todos os anos.
Conclusão sobre os maiores produtores de ovo do mundo
Ficou mais evidente quem são os maiores produtores de ovo do mundo? Olhando para a totalidade produzida, pode parecer que não há espaço para trabalhar com isso, não é mesmo? Entretanto, garanto a você que não é verdade.
Digo isso porque o brasileiro tem demonstrado um aumento significativo no consumo diário dessa proteína indispensável. E outra, caso você se especialize na venda de ovos de qualidade, é possível trabalhar a exportação, que tal essa possibilidade?
Espero muito que tenha gostado das minhas, de verdade, que as informações possam contribuir para sua percepção empresarial. No mais, eu me despeço, mas você pode compartilhar o conteúdo nas redes sociais, combinado? Até a próxima!