Por que algumas lojas da HAVAN não tem a ESTÁTUA DA LIBERDADE? O motivo é intrigante

Publicado por Lidia Massari em 25 de maio de 2023

Você viajou para prestigiar a inauguração da Havan na cidade vizinha, mas chegando lá, cadê a estátua? Por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade?

Recentemente a Havan chegou aos holofotes por motivos distintos, alguns positivos à marca, já outros, controversos. Uma coisa é fato, a Estátua da Liberdade é o símbolo que representa a marca, mas também é alvo de críticas e impedimentos.

Neste conteúdo, minha intenção é mostrar uma série de razões que podem impedir a Havan de ter a famosa estátua. Confira e acabe de vez com a sua curiosidade!

Por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade? O motivo é intrigante

Por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade

Se você assumir que a Havan tem 171 lojas no Brasil, seria lógico considerar 171 estátuas, certo? Errado! Na realidade, algumas lojas não dispõem do famoso símbolo americano da liberdade que se tornou a marca registrada da Havan.

Daí você pode imaginar que é por causa da recente exposição pública de Luciano Hang, correto? Errado de novo! Há algo curioso que pouca gente sabe dentre os motivos para não ter a Estátua da Liberdade na Havan.

O motivo de algumas lojas não terem a estátua geralmente está relacionada a alguma lei ou restrição local. Por exemplo, a decisão da Havan sobre a Estátua da Liberdade é unânime. Desse modo, cada loja é planejada para ter uma estátua.

No entanto, as regulações municipais de alguns lugares podem impedir a sua instalação. Existem dois casos, não, três casos bem conhecidos: Brasília; Ribeirão Preto; São Luís. Veja o que aconteceu em cada um destes lugares!

Motivos para a ausência da Estátua da Liberdade na Havan de Brasília

A inauguração da loja Havan em Brasília aconteceu em 2018, mas sem a famigerada estátua icônica. O impasse aconteceu por causa do Decreto n° 29.413/2008, que dispõe sobre o Plano Diretor da Publicidade no Plano Piloto.

O monumento da Havan, por sua vez, tem uma altura padrão de 35 metros. Então, ele iria ferir a altura máxima de 12 metros previstos no Decreto, na prática.

O curioso é que a localização da loja fica no Trecho 14 do SIA. Nesse caso, a área não pertence à região prevista no Decreto, entende? Eu não sei se isso tem um dedo de política ou se as restrições realmente impedem, mas é intrigante, né?

Saiba o que aconteceu em Ribeirão Preto

Já em Ribeirão Preto, a réplica da estátua não pôde ser construída devido uma lei em vigor desde 2012. Estou falando da Lei Cidade Limpa, que tem o objetivo de ordenar a paisagem, preservação e diminuição da poluição visual.

Se você procurar fotos da unidade na internet, verá que a Havan fica às margens de uma grande avenida. Nesse contexto, uma estátua de 35 metros ficaria bem “apertada” por assim dizer.

Então, você pode não encontrar a estátua caso almeja conhecer essa unidade porque quer comprar roupas de cama baratas!

Por que a instalação da Estátua da Liberdade em São Luís encontrou problemas?

Esse sim é um caso muito intrigante e que não envolve nenhuma lei ou restrição municipal, mas enfim, o que houve? Essa vai responder bem a sua dúvida “por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade?”.

Naturalmente, você sabe que o faturamento diário da Havan é algo absurdo, né? Então, a empresa tem que assegurar um plano de expansão dinâmico para reforçar sua estabilidade. E a bola da vez foi São Luís, capital do estado do Maranhão.

A Havan decidiu inaugurar uma megaloja em São Luís, como ainda não existiam unidades no estado. O problema começou num movimento na internet, isso mesmo, um grupo de internet abriu petição contra a instalação da estátua.

Para ter ideia, até mesmo uma atriz maranhense entrou no jogo e fez um vídeo para reforçar o posicionamento contrário. A justificativa é de que a cidade foi tombada pela Unesco, isto é, foi considerada um Patrimônio Público.

Dessa forma, uma estátua de 35 metros de altura poderia distorcer a paisagem natural da cidade. Quem está certo? Eu não faço ideia, mas pelo menos eu trouxe algo intrigante para você, não é mesmo [risos]?

INFORMAÇÃO EXCLUSIVA: como funciona a estratégia de marketing da Havan sem a Estátua da Liberdade?

Deixando de lado os assuntos legais, políticos e controversos, eu quero chamar a sua atenção para algo ainda mais “enigmático”. Existe uma teoria da conspiração afirmando que tudo não passa de uma jogada de Marketing e Publicidade da empresa.

Pensa comigo: a maioria esmagadora das lojas tem a estátua, né? Mas de repente, eles optam por não colocar. Sabe o que isso cria na cabeça dos consumidores? Um senso de urgência, curiosidade, especulação e exclusividade em torno destas lojas.

Como resultado, você que é cliente sente necessidade de conhecer essa unidade apenas para dizer: “estou na Havan sem estátua”. É algo comprovável? De forma alguma, mesmo porque tudo a respeito da Havan é pura especulação.

Afinal, não é como se a empresa divulgasse esse tipo de informação com transparência. E outra, eles estão muito mais preocupados em fazer dinheiro, do que ficar de “picuinha” por aí, concorda?

Todavia, o impacto da ausência da Estátua da Liberdade na identidade da Havan, precisa ser compensada de forma estratégica, como:

  • A empresa costuma reforçar sua presença no mercado a partir do design, dos elementos visuais e das suas cores.
  • Além do mais, há muitas ações voltadas a reforçar e destacar os produtos em promoção.
  • O engajamento digital da marca é algo que foge das empresas convencionais.
  • A Havan é conhecida pelas suas parcerias estratégicas e eventos localizados.
  • O cliente é sempre o foco das atenções e ações.
  • Há um calendário de campanhas temáticas que acompanham a sazonalidade do varejo brasileiro.

Eu ainda posso destacar todo o esforço para maximizar a fidelização de clientes. Portanto, a estátua é sim um ponto chave, mas a empresa aprendeu bem a se virar na sua ausência!

CURIOSIDADE INTERESSANTE: você sabia que a Havan tem um dos maiores monumentos do Brasil?

Essa é uma curiosidade bem rápida que vai chocar você. Você sabia que na Parada Havan, em Barra Velha, Santa Catarina, existe um dos maiores monumentos do Brasil? Inclusive, é a maior réplica da Estátua da Liberdade fora dos Estados Unidos.

Acredite se quiser, mas o monumento tem aproximadamente 57 metros de altura, maior até do que o Cristo Redentor. É verdadeiramente um show à parte. Você chega para comprar roupas e dá de cara com essa estátua imponente e gigantesca!

Saiba mais a respeito da Estátua da Liberdade Havan: medidas e peso

Agora que você sabe por que algumas lojas da Havan não tem a estátua da liberdade, vamos ver suas medidas?

Essa é uma exclusividade minha para você, já que quase ninguém dispõe dessas informações. Dá uma olhada na complexidade do projeto da Havan, através de um raio-X completo:

  1. Peso: o peso varia de acordo com a altura da réplica, mas geralmente atinge a marca de 3 toneladas.
  2. Altura: já a altura padrão é de 35 metros, porém, algumas réplicas podem ser mais altas. A exemplo da estátua de Barra Velha com 57m.
  3. Material: a estrutura interna é feita em aço para dar a sustentação necessária. Enquanto o exterior é composto por fibra de vidro, proporcionando resistência e durabilidade.
  4. Custo de produção: por fim, o custo não é um dado divulgado. Porém, experts na área estimam que a estátua padrão custa cerca de 1,5 milhão de reais.

Por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade? Agora é compartilhar as informações que você descobriu!

Entendeu por que algumas lojas da Havan não tem a Estátua da Liberdade? Embora mude pouco a perspectiva sobre a relevância da empresa no cenário econômico brasileiro, é algo interessante de saber, né?

O significado da Estátua da Liberdade na Havan vai além da simbologia, pois a geração de empregos é que conta. A Havan gerou mais de 22 mil trabalhos diretos e 130 mil indiretos em 2021. Entende sua importância na cadeia empregatícia?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhar nas redes sociais. Aposto que seus amigos e familiares não fazem ideia disso, até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

1 comentário

  • Patrícia Helena de Campos

    Muito interessante essa matéria! Mas não incluíram, entre as cidades que não possui a estátua, a minha cidade Ijuí! 😊

Deixe o seu comentário