Vou te apresentar 12 opções de o que fazer com uma router para ganhar dinheiro que vão desde tábuas de cortar carne até luminárias.
Essa máquina retira pedaços em diferentes tipos de madeira e em metais, o que vem atraindo um público bem amplo.
Abaixo vou falar mais sobre cada proposta e ao final vou te dar três dicas para te ajudar a começar a trabalhar com essa atividade. Confira:
1. Tábuas de carne
As tábuas de carne podem ser simples ou complexas e são produtos feitos com a router com alta demanda em todos os cantos.
Dá para utilizar a máquina com uma fresa maior para fazer o formato da tábua, como uma espécie de moldura, e uma fresa menor para desbastar a madeira e fazer os contornos de desenhos internos, que podem ficar na parte de baixo dessas tábuas.
Algumas pessoas fazem tábuas vazadas ou compartimentadas para poder colocar molhos, sal e temperos.
2. Quadros e placas
Esses são os itens decorativos mais comprados em todos os lugares e utilizar uma router para fazê-los é uma excelente forma de criar destaque diante dos concorrentes.
Isso porque dá para trabalhar com madeira ou MDF de formas distintas, fazendo desenhos vazados, esculpidos ou até mesmo em alto relevo.
O ideal é criar algumas peças com técnicas distintas para pesar o que tem melhor aceitação aí na sua região.
3. Vasos
O ideal aqui é utilizar um MDF ultra, que é resistente a água e tem uma pigmentação verde no miolo, combinando muito com plantas artificiais ou naturais. Esses vasos podem ter diversos tamanhos e a depender do tipo de arte, dá para fazer com a router um combo do mesmo produto pequeno, médio e grande.
Para atrair mais clientes você pode tentar fazer combinações de plantas, para vender junto aos vasinhos.
4. Letras
As letras em MDF são usadas para várias finalidades e sem dúvidas é uma das coisas mais rentáveis para produzir com a router. Dá para fazer letras isoladas e vender separadamente ou dá para fazer uma palavra ou frase completa, como “felicidade”, “parabéns” e “seja feliz”.
O importante é ter letras cursivas e de forma para atender a diferentes gostos e se adequar a todo tipo de proposta presente no mercado.
Se quiser dá uma inovada, dá para tentar embutir um led para a luz ficar brilhante.
5. Escudos de time
O Brasil tem torcedores em todos os estados e cidades e fazer escudos é uma grande sacada para lucrar muito, principalmente se você decidir vender próximo a estádios de futebol.
Outra boa jogada é fazer os escudos e vender em véspera de clássicos, como Flamengo x Fluminense, Bahia x Vitória, São Paulo x Corinthians, Internacional x Grêmio e por aí vai.
Para deixar os detalhes mais destacados é indicado que utilize tinta.
6. Prateleiras
Com um pedacinho de madeira de alto calibre, já dá para fazer diversas peças. O ideal é ter comprimentos distintos, formatos variados e cores alternadas.
Não se esqueça de que quanto mais peso essa prateleira for aguentar, mais grossa a madeira precisa ser, para garantir a resistência necessária para a finalidade.
7. Candelabro
O candelabro que era um objetivo super comum no século passado e entrou em desuso com o desenvolvimento da tecnologia, está voltando com tudo para a rotina dos brasileiros.
Essas combinações podem servir para dar um ar mais rústico, mais arcaico ou dar um toque final a uma mesa posta.
O ideal é que as partes vazadas não influenciam no tempo que a vela ficará acesa, para ele não perder a funcionalidade e se tornar uma criação meramente decorativa, beleza?
8. Luminárias
As luminárias podem ser de vários tamanhos, formatos e estilos e com uma máquina automatizada dá para programar tudo no computador e ir testando antes de montar um estoque.
Caso aceite pedidos apenas por encomenda, antes de firmar o contrato com clientes ou empresas, faça uma ou duas peças e veja se consegue colocar a parte elétrica sem sacrificar a beleza da peça.
9. Porta joias
Essa peça é super simples de fazer com uma router, inclusive dá para utilizar a manual tranquilamente, só é necessário se certificar que a criação não tem detalhes ou acabamentos muito pequenos.
Lembre-se de alertar aos consumidores que todos os cortes e desenhos serão meio arredondados, porque as fresas não fazem cortes em 90º.
10. Brasão familiar
Muitas famílias gostam de ter um brasão próprio e se você tem uma router com fresa para corte, para esculpir e desbastar, essa é uma excelente oportunidade.
Como os brasões podem ser criações complexas, é indicado que a router seja CNC integrada a um computador para funcionamento automático.
11. Chaveiro
Dá para ganhar dinheiro com a router fazendo chaveiros e essas criações podem ser feitas de laser ou de fresa, desde que os detalhes não sejam muito pequenos e próximos.
Faça testes com a máquina que tem à disposição e só trabalhe criando produtos que fiquem bem acabados.
12. Móveis
Grandes e resistentes, essas são ótimas formas de ganhar dinheiro, já que são produtos que têm maior complexidade de execução, portanto, costumam ter preços bem mais altos dos que já foram citados aqui.
Veja se é melhor comprar a máquina ou procurar uma fab lab
Se você não tem uma router, mas tem experiência de manipulação ou ideias de produtos que podem ser fabricados a partir do uso dessa máquina, é preciso colocar na balança se vale mais a pena investir em uma máquina ou buscar por uma Fab lab.
A Fab lab é uma oficina que costuma ter diversas ferramentas com alta flexibilidade e que recebem comandos digitais, que atendem milimetricamente as escalas, formas e tipo de materiais.
O ideal antes de se decidir é ver o investimento e retorno de cada um em curto e longo prazo.
Antes de divulgar tenha amostras versáteis
Muita gente tem máquina de fazer quadro e esculpir madeira por aí e isso torna a competitividade alta nesse segmento. Por conta disso, além de ter diversas opções de produtos é super importante que tenha amostras para mostrar a qualidade aos clientes e conseguir vender.
Isso vai elevar o patamar da sua divulgação e permitir que a procura aumente, principalmente se o marketing for presencial – nesse caso dá para fazer uma exposição e elaborar vitrines bem criativas.
Estude e se especialize no manuseio da máquina
Antes de trabalhar com a router, estude sobre os diferentes vetores, entenda como funcionam os acabamentos e conheça a máquina mais de perto, para evitar prejuízo de grana e tempo.
Por exemplo, sempre que for fazer arte na madeira, é preciso ter um material de sacrifício, que basicamente é uma outra madeira que fica abaixo da que será utilizada, para impedir que a fresa ou laser danifiquem a mesa ou suporte fixo.
Outro aspecto interessante é que existem diversas fresas, cada uma utilizada para um tipo de material e isso deve ser bem avaliado, para não quebrar a máquina, a fresa ou danificar o material.
Comece a fazer suas peças!
Agora que já sabe o que fazer com uma router para ganhar dinheiro, basta selecionar os produtos com maior demanda e tentar praticar as diferentes formas e decorações.
Espero que o artigo contribua para o crescimento do seu negócio!
Abraços!