Você pode embalar biscoitos para vender usando saquinhos de plástico, saquinhos de kraft, caixinhas, latas, potes e trouxinhas.
Abaixo vou falar um pouco sobre cada uma dessas opções, além de te apresentar alguns cuidados que você precisa ter antes de escolher o melhor para o seu negócio. Confira:
1. Saquinhos plásticos para biscoitos
Essa é a embalagem de biscoito mais simples e prática de fazer. Você pode usar aqueles saquinhos de geladinho ou comprar alguns estampados e coloridos para dar uma elevada na proposta do seu negócio.
Para embalar basta colocar os biscoitos dentro deixando espaço para dar um nó com fitas ou cordões.
Você pode colar adesivos com a marca da empresa ou escrever com canetinhas permanentes na parte externa.
2. Saquinhos kraft
Os saquinhos de kraft para biscoito podem ter um revestimento externo de plástico para garantir uma maior resistência e impermeabilidade.
Você pode optar por modelos com visor na parte da frente para que o seu produto fique ainda mais atrativo.
O tom pastel do kraft faz com que essa seja uma embalagem para biscoitos finos e mais requintados, mas você pode modificar essa proposta com o uso de estampas e cores, sempre levando em consideração seu objetivo no mercado.
Para vedação, ao invés de optar por dobraduras e adesivos, você pode comprar os saquinhos que têm lacre e deixam a sua embalagem mais minimalista e charmosa, além de proteger melhor o seu produto.
3. Caixinhas para biscoitos
Apostar em caixinhas como embalagem garante uma maior conservação do seu produto e traz versatilidade para sua proposta, já que existem caixas de diversos materiais e formatos, como kraft e acrílico.
As caixinhas de kraft são mais estilosas, porém são mais delicadas. Isso faz com que ao mesmo tempo que ela traga um diferencial no visual, ela acabe sendo mais frágil e amassando em pequenos impactos de serviços de delivery, por exemplo.
Já as caixinhas de acrílico são mais resistentes, porém são mais caras. Sendo um tipo de embalagem indicado para se destacar da concorrência e atingir uma parcela de pessoas que estão dispostas a investir um pouco mais caro por mais qualidade e segurança.
Para melhorar a organização e apresentação do seu produto você pode comprar as caixas que tem divisórias internas e permitem que os biscoitos fiquem separados e empilhados.
4. Trouxinhas
As trouxinhas são embalagens inovadoras para biscoitos que remetem muito o produto a um trabalho artesanal.
Então, se a sua proposta é fazer biscoitos para vender de forma caseira, as trouxinhas podem ser grandes aliadas para atrair mais clientes e criar uma autoridade sólida para sua marca pela identidade visual diferenciada.
O único cuidado que você precisa ter é na hora de fechar essa trouxa, para evitar que os produtos fiquem muito apertadinhos e esfarelados.
5. Potes para biscoitos
Os potes podem ser de vidro ou de plástico e ambos trazem a característica marcante de serem transparentes.
Essa característica pode ser favorável para embalar biscoitos decorados e atrair mais clientes para o seu negócio.
A grande sacada é se atentar à vedação desse tipo de embalagem, porque muitas acabam ficando com tampas frouxas e isso deixa o biscoito sem crocância e com o sabor diferente do original.
Então, faça alguns testes de vedação antes de escolher seus potinhos
6. Latas
Essas são as clássicas embalagens para biscoitos amanteigados que trazem variação no tamanho e no formato.
As mais comuns que a gente encontra por aí são as redondinhas, mas você pode apostar em tipos de designs diferentes como quadrado, retângulo, triângulo e até formato de coração.
Na hora de presentear dá para abusar da criatividade e estampar a latinha como quiser, colocar papel manteiga no interior e utilizar laços e fitas para deixar o acabamento ainda mais sofisticado.
Veja alguns cuidados que você precisa ter na hora de embalar biscoitos
Além de te trazer opções de embalagens para biscoito, quero te apresentar algumas dicas importantes para você fornecer o melhor para o seu cliente e para sua marca.
Observe:
Se atente à integridade do produto
A maioria dos biscoitos tendem a esfarelar quando são embalados inadequadamente, por isso, é preciso que você faça alguns testes com o recipiente que escolher para evitar entregar um produto danificado para o seu cliente.
Então, verifique a vedação, a disposição dos biscoitos dentro da embalagem e a resistência para impactos leves durante manuseio e transporte.
Informe o que é preciso ao consumidor
Para embalar biscoitos para vender é importante disponibilizar algumas informações para o consumidor, como: A data de fabricação, data de validade, sabor e ingredientes (para evitar que pessoas alérgicas acabem ingerindo algum alimento de forma inadequada).
Essas informações podem vir impressas diretamente na embalagem ou serem fornecidas através de etiquetas e você pode aproveitar para criar uma logomarca bem diferente um nome fácil e bom de decorar para colocar no topo dessas informações.
Além disso, deixe disponível seus canais de atendimento para que o cliente consiga se comunicar contigo de forma mais rápida sempre que quiser.
Feche boas parcerias
A qualidade de suas embalagens de biscoito será mérito do fornecedor que você escolher, então busque por comerciantes e produtores locais de boa reputação que consigam te dar uma atenção maior caso ocorra algum problema e que consigam tirar todas as suas dúvidas de maneira mais constante e individual.
A ideia é focar em embalagens de boa qualidade que sejam entregues de forma rápida e que exigem baixo investimento.
Decore sua embalagem
Use sua criatividade e imprima personalidade em cada pacotinho que decidir entregar por aí. Você pode optar por utilizar diversos elementos.
Abaixo vou citar alguns para te ajudar:
- Fita de cetim;
- Cordão;
- Etiquetas;
- Pingentes;
- Desenhos de caneta permanente;
- Tags;
- Aplique de flores;
- Retalhos de tecido;
- Pedacinhos de papel.
Divulgue em todo canto
Dá para você criar algumas tags com mensagens especiais e as redes sociais do seu negócio para disponibilizar para os seus clientes e por todo o bairro.
Além disso, você pode investir em sites ou outras plataformas digitais para atingir mais pessoas em menos tempo.
Se você não tiver muita intimidade com esse universo, você pode contratar um profissional qualificado para te ajudar.
Escolha já sua embalagem!
Agora que você já sabe como embalar biscoitos para vender, conheceu as melhores opções desse mercado e entendeu quais outros elementos serão necessários implementar, basta correr atrás de um fornecedor.
Espero que o artigo tenha te ajudado e que você consiga escolher o melhor para o seu negócio!
Estou torcendo desde já!
Abraços!