Com essa crise, nada melhor do que fazer um dinheirinho extra, não é verdade? Por isso, nós preparamos para você este artigo para te contar se trabalhar com scrapbook dá dinheiro mesmo ou não.
Aqui, você verá várias dicas para fazer isso se tornar realidade, assim como algumas informações que com toda certeza lhe será de muita utilidade!
Se tem algo que nunca sai de moda é dar presentes, concorda comigo? Seja de aniversário, de dia dos namorados, dia dos amigos, do irmão, dos avós, das mães, dos pais, aniversário de namoro, de casamento, entre outras inúmeras ocasiões em que as pessoas geralmente se presenteiam.
Porém, sabemos que sempre há um momento em que a criatividade acaba. O que dar em seguida? Bate até um nervosismo em ver a data chegando e você ainda sem saber o que dar de presente.
Por isso, essa ideia de scrapbook virou moda! Além do que, nos dias atuais, fotos impressas são relíquia, não é? Então, fotos impressas atuais representam grande importância que está sendo dada àquela pessoa ou para aquele momento.
A verdade é que ele entrou na lista de dicas de artesanato para vender com maior potencial e é por isso que esse texto vai te mostrar como trabalhar com scrapbook dá dinheiro.
Primeiro: Defina objetivos!
Você, antes de tudo, precisa definir em que parte do ramo quer atuar.
Você é um profissional do scrapbook e quer passar o conhecimento adiante como professor? Esse é um ramo. Você quer confeccionar sozinho um scrapbook? É outro ramo. Você quer ser apenas um revendedor? Mais um ramo diferente.
Assim se define o que você quer realmente fazer nessa área, pois hoje em dia “trabalhar com scrapbook” é algo um tanto genérico – então defina o seu nicho dentro dessa área!
O que a gente pode afirmar é que o mais comum é ser confeccionador e revendedor de scrapbooks – o que geralmente acontece em conjunto: a mesma pessoa que vende, é a que faz. Inclusive, esse é o jeito de se trabalhar com scrapbooks que mais dá dinheiro, por gerar despesas muito menores.
Leia também: Artesanato que mais vende
Há alguma burocracia para fazer isso?
Se você for trabalhar como home scrapper – como são chamados os confeccionadores de scrapbook que fazem essa atividade de forma individual e na sua própria casa –, não há a necessidade de abrir uma empresa (mas é sempre bom conversar com o seu contador para saber se está tudo dentro dos conformes da legalidade).
É indicado também abrir uma conta num banco separada para esse fim específico que é seu novo trabalho.
O que você pode fazer também é abrir uma empresa MEI, caso o seu faturamento seja de cerca de R$80 mil por ano. Isso vai te dar algumas garantias.
Trabalhar com scrapbook: Como funciona?
Está empolgado porque percebe que trabalhar com scrapbook dá dinheiro? Só que não é à troco de nada, precisa trabalhar!
Então, primeiro o que você precisa fazer é pesquisar. Como geralmente é vendido um scrapbook? Há algum padrão que as pessoas gostam mais? Como faz? E você vai se respondendo essas perguntas facilmente num minuto. Não se esqueça de se perguntar o máximo possível.
Depois dessa fase, você precisa treinar. Meter a mão na massa e fazer os testes. Tentar fazer o mais bonito possível, e pergunte a seus amigos se está bom e se eles comprariam.
Tente sempre conseguir deixar tudo limpo (cola dá trabalho para limpar) e treine suas habilidades de criação. Quanto mais criativo, melhor. Quanto mais compartimentos escondidos, melhor.
Ao se garantir no trabalho, foque em ter ideias já guardadas com você de temas variados. Como dito, há inúmeras ocasiões para se dar um presentinho desses. Em cada data em específico, os enfeites do seu scrapbook vão ser diferentes.
Os desenhos de um presente de dia dos namorados não vão ser iguais aos de um feito para o dia do amigo ou das mães.
Para evitar um futuro pequeno desespero na hora de criar um tema inesperado, tenha o máximo de temas já criados no seu guarda-roupas.
Melhor ainda se tiver mais de um tipo de cada tema, assim, sua ou seu cliente poderá ter a opção de escolher qual preferirá para dar de presente.
Divulgue o seu trabalho!
Com tudo isso já pronto, é hora de começar a divulgação. As redes sociais hoje em dia estão aí sempre de braços abertos para isso. Anuncie entre seus amigos e peça para eles compartilharem até atingir muitas pessoas da sua região.
Com certeza, com vídeos seus mostrando seu trabalho para as pessoas, terão muitas interessadas em comprar um.
Além disso, divulgue para lugares possíveis de terem várias compras, como uma casa de idosos, escolas, casas de adoção, entre outros. Se possível, vá até esses locais com amostras dos seus produtos (que você precisa sempre ter) para mostrar pessoalmente a qualidade deles.
Claro que nem precisa falar da importância de um ótimo atendimento ao cliente, não é mesmo? Pois não há nada pior do que ser mal atendido em algum lugar ou por alguém – ainda mais quando se está contratando um serviço.
Então, sempre trate todos da melhor maneira possível e não se esqueça nunca da pós venda. Se mostre preocupado, pergunte se a pessoa presenteada pareceu satisfeita, se o comprador ficou satisfeito, se precisa mudar alguma coisa no produto, entre outras coisas que demonstram atenção e cuidado, coisas muito importantes para qualquer negócio.
Trabalhar com scrapbook dá dinheiro?
Bom, é claro que o lucro varia; depende de quantas pessoas você conseguiu atingir com seus vídeos de divulgação, mas sim: trabalhar com scrapbook dá dinheiro e pode ser bastante!
Algumas dicas plus que a gente pode te dar aqui para que você consiga ter um controle maior dos seus gastos e lucro, são:
Guarde sempre as notas fiscais de todos os materiais comprados para a confecção, e anote quando os comprou e o quanto você usou para cada scrapbook de cada coisa. Assim, você mantém o controle de custo de produção.
Às vezes você compra algo hoje que sai caro, mas usa por tantos scrapbooks que no fim das contas sai barato. Por isso essas anotações são tão importantes.
Então, desse modo, você pode saber por quanto você vai vender o seu livrinho de fotos para que tenha o lucro desejado, lembrando de pesquisar por quanto as pessoas geralmente vendem na sua região, para que o preço não seja muito discrepante.
Uma última dica chave que a gente vai te dar aqui é: fique de olho no calendário. Você não vai vender a mesma quantidade o ano todo, mas em compensação, em datas marcantes como o Dia dos Namorados, o Dia das Mães, o Natal etc., você provavelmente conseguirá vender bastante.
Ou seja: perto dessas datas, aumente a quantidade de anúncios, além de focá-los para a comemoração que estará chegando e peça mais do que nunca para seus amigos compartilharem suas publicações. Seu lucro ao redor de datas importantes como essas com certeza será maior que em datas comuns!
Agora é começar!
Viu que trabalhar com scrapbook dá dinheiro? Pois é! Agora é fazer valer o seu negócio e correr atrás dos resultados. Desejo sucesso e muita sorte para você!