Para montar uma empresa de coleta de lixo eletrônico é preciso ter uma estrutura apropriada para coletar e selecionar o lixo. Além do contato com empresas de reciclagem, para quem você irá vender esse material.
É necessário ter um galpão apropriado, equipamentos de trabalho e um veículo para recolher o lixo eletrônico.
A seguir você entenderá passo a passo como montar uma empresa do tipo e como iniciar os trabalhos de coleta em sua cidade!
Como funciona uma empresa de coleta de lixo eletrônico?
O foco desse tipo de empresa é apenas a coleta e a seleção do lixo eletrônico, para depois vender às empresas responsáveis pela reciclagem.
Portanto, você não fará diretamente a transformação desse lixo em novos produtos ou que possa ser utilizado para outros fins.
Eu costumo definir a empresa de coleta de lixo eletrônico como um intermediador entre a pessoa que quer dar um destino correto ao seu lixo eletrônico e a empresa de reciclagem.
Geralmente as empresas que coletam lixo eletrônico firmam parcerias com empresas diversas para coletar seu lixo eletrônico produzido. Além disso, essas empresas recebem também os produtos vindos de pessoas comuns que querem depositar seu lixo no local correto.
Uma outra opção que também funciona bem é a parceria com sucateiros, que costumam recolher esse tipo de lixo das ruas e dos lixões.
Então o processo de produção na empresa é simples: Primeiramente você receberá o lixo eletrônico ou irá coletar diretamente nos locais, desmontará os equipamentos eletrônicos, fará a separação dos produtos por categoria (plástico, alumínio e placas), depois é só embalar e enviar para as empresas responsáveis pela reciclagem direta.
Em muitos casos, as próprias empresas coletoras trituram os produtos para facilitar a venda, como é o caso do plástico e das placas eletrônicas.
Leia também: Reciclagem de vidro dá dinheiro
Local para instalar uma empresa de lixo eletrônico
Os empreendedores já tem um padrão de localização para empresas de coleta e geralmente os melhores lugares para instala-las são em bairros industriais ou a beira de rodovias.
Tudo isso, porque em lugares do tipo é muito mais fácil a circulação com veículos para carga e descarga de produtos. Além de serem áreas apropriadas para negócios desse formato, que podem trazer algum constrangimento para as pessoas, se for montado em uma área residencial.
Com um espaço medindo cerca de 500 m² você já conseguirá montar uma pequena empresa de coleta de lixo eletrônico.
Nesse local irá ficar a área de recepção dos produtos, um local de desmanche e seleção, estoque de produtos separados e já embalados, banheiros, vestiários e um escritório de administração.
Verifique a facilidade de circulação com veículos grandes no local, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, internet e estrutura do galpão para trabalhar.
Uma dica é organizar a sua área de produção com recipientes grandes onde irá selecionando cada tipo de produto retirado dos eletrônicos para facilitar sua seleção do lixo.
Dicas para um negócio de coleta de lixo eletrônico
Existem vários detalhes e etapas importantes para estruturar seu negócio e ter bons resultados com ele. Confira algumas etapas fundamentais:
1. Equipamentos para trabalho
Para ter uma boa estrutura interna, você vai precisar comprar alguns equipamentos de trabalho para sua empresa de coleta. Dentre os principais equipamentos estão:
- Moinho;
- Balança.
- Esteira;
- Triturador;
- Prensa;
- Máquinas para desparafusar;
- Recipientes para selecionar os produtos;
- E outros itens.
Além disso, será necessário ter um veículo apropriado para coleta do lixo diretamente nas empresas, lixões ou direto com catadores.
2. Funcionários
Contrate também alguns colaboradores que serão responsáveis pelo desmanche desses produtos eletrônicos, seleção, moagem, armazenamento e muito mais.
Em média você precisará ter entre 3 e 10 funcionários para uma empresa pequena.
3. Legalização da empresa de coleta de lixo
Empresas de coleta de lixo eletrônico tem um papel de conscientizador muito grande no mercado regional.
Afinal você precisará estimular as pessoas a descartar seu lixo eletrônico nos lugares corretos e sempre deixe bem claro que a sua empresa se preocupa com o meio ambiente e pode ajudar essas pessoas na destinação correta desse lixo.
Por mais que a sua empresa seja apenas uma intermediadora nesse processo, ela precisa estar totalmente formalizada para trabalhar com a coleta de lixo.
Então a recomendação é procurar um contador e verificar quais são os requisitos para legalizar seu novo negócio. Obtendo assim a licença da prefeitura, seu CNPJ, alvará do corpo de bombeiros e outros mais.
Além disso será necessário obter a licença ambiental de funcionamento.
Investimento para uma empresa de coleta de e-lixo
Para quem ainda não sabe, e-lixo é a mesma coisa que lixo eletrônico e você que chegou até aqui querendo dicas de como montar uma empresa de coleta de lixo eletrônico já deve ter notado que a maior parte do seu investimento inicial ficará por conta da estrutura e dos equipamentos.
No entanto você precisará comprar ainda um veículo para transporte de produtos em sua região e dependendo da quantidade de toneladas de lixo recolhido, vai precisar comprar também uma empilhadeira.
Segundo quem já atua no ramo, com cerca de R$ 50 mil Reais já da para abrir uma pequena empresa de coleta de lixo eletrônico, focada apenas na desmontagem, seleção e venda do lixo recolhido.
Para uma empresa maior, que possua um moinho, triturador, prensas, veículos para coleta e outros equipamentos a mais, é bem provável que o investimento será superior a R$ 300 mil Reais.
Processo de venda do lixo eletrônico coletado
Mas afinal, como vender o lixo eletrônico recolhido pela minha empresa?
Essa é uma dúvida de quem está pensando em montar uma empresa de coleta de lixo eletrônico hoje em dia. Porém esse mercado é tão amplo que já conecta empresas de todo o mundo.
Muitas das coletoras vendem seus produtos, após a seleção, para empresas de reciclagem da Europa ou do Canadá. Principalmente as placas eletrônicas são as mais procuradas, por conterem muitos metais.
Aqui no Brasil também existem empresas que compram placas eletrônicas, como é o caso da Valorema, que é uma das empresas líderes nesse segmento na Europa e também atua no mercado brasileiro.
Então faça uma pesquisa mais profunda, estude o mercado de reciclagem e descubra como poderá vender seus produtos. No caso dessa empresa que citei, ela faz contratos de compra do seu lixo eletrônico e se entregar tudo muito bem selecionado, poderá receber um preço melhor pelo produto.
O plástico dos eletrônicos, por sua vez, pode ser selecionado e vendido aqui mesmo no Brasil para empresas de reciclagem de plástico.
Elas trituram esse produto, levam para a máquina extrusora que derreterá o plástico e dará um novo formato para ele, que em seguida será vendido para outras empresas que o utilizará para criação de novos produtos.
Para que você entenda melhor todo esse processo, recomendo que assista a reportagem do PEGN logo a seguir:
O mercado de coleta de lixo eletrônico no Brasil
Por incrível que pareça, esse mercado de coleta de lixo eletrônico não tem grande concorrência. Então pode ser um ótimo negócio para iniciar atualmente.
Até porque, por outro lado o Brasil é um dos países com maior produção de lixo eletrônico do mundo.
Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Universidade das Nações Unidas, somente em 2016 o Brasil produziu 1.5 milhões de toneladas de lixo eletrônico. Sendo o maior produtor da América latina.
Então por conta disso, esse mercado tem grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos. Quem decidir investir nesse segmento, poderá sair na frente e conseguir se consolidar no mercado.
Vale a pena abrir uma empresa de coleta de lixo eletrônico?
Com certeza esse é um mercado que está apenas dando os primeiros passos e já está tendo uma enorme valorização. Agora imagine daqui a alguns anos?
Portanto eu acredito que compensa investir nesse tipo de negócio sim, tanto pelo lado financeiro quanto pelo lado ecológico. Afinal você estará dando um destino correto a esse lixo e ainda ajudando na reutilização, já que ele se transformará novamente em matéria prima para outros produtos.
Então por mais que você comece algo pequeno hoje, poderá ir crescendo ao longo do tempo e daqui a alguns anos terá um negócio com forte impacto no mercado.
Com relação ao faturamento médio mensal, infelizmente eu não tenho como lhe dar números, já que tudo é muito variável, mas geralmente vale a pena.
O que você pensa sobre esse negócio?
Aqui eu fiz apenas um apanhado geral com informações e dicas para quem ainda não sabe como montar uma empresa de coleta de lixo eletrônico, mas está querendo atuar no ramo.
Vou ficar aqui torcendo muito para que seu negócio dê super certo, espero que o conteúdo tenha sido útil e inspirador para você.
Aproveite e me diga aqui nos comentários o que você pensa sobre esse tipo de negócio? Acredita que se você montar uma empresa do tipo em sua cidade pode dar certo?
11 comentários
Geraldo Magela Alves
Parabéns pelo artigo. Ele é bem abrangente, detalhado, tem informações muito úteis para que está estudando este mercado e apresenta o assunto com muita clareza. Vai me ajudar bastante na elaboração de um plano de negócios para uma empresa de reciclagem de lixo eletrônico. Muito obrigado.
Zeli Teodoro Evangelista
Estou pensando nesta possibilidade
.
Geraldo Magela Machado Alves
Excelente o artigo, parabéns! Assim como o Edvaldo, minha intenção é criar um negócio que ajude a despoluir o planeta e ofereça trabalho para pessoas menos favorecidas. Apesar de importante para a sustentabilidade do negócio, o lucro não precisa ser grande, mas como este mercado é bem novo, com um bom plano e boa gestão acredito que seja possível ter uma boa lucratividade neste negócio. Desejo sucesso aos que estão planejando entrar neste ramo.
Edvaldo Coimbra
Oi, gostei muito destas informações, pois pretendo sim montar uma empresa de reciclagem totalmente solidificada sobre este ramo mas sem intenções de recursos muito lucrativo a não ser para o bem da própria empresa para que eu possa assim trazer ao convivo social muitas pessoas sem tetos e sem condições de viver socialmente ajudando-os assim a trabalharem com dignidade como catadores de resídios indústrias para reciclagens .
Jose Beserra de Sousa
Bom dia, tenho uma pequena empresa de reciclagem em sõa paulo
procuro parceiros.
paulo leandro
Quero montar uma empresa de lixo eletrônico, mais estou precisando de mais de tales como fazer a separação dos materiais e para quem vender.
Guttemberg de Paiva Blanco
Quero montar uma empresa de lixo eletrônico, mais estou precisando de mais de tales como fazer a separação dos materiais e para quem vender.
Marcos Apolaro Silva
Olá,
Tenho todo o Know-how necessário para montar e gerir uma reciclagem de vidro.( Qualquer tipo de vidro). Também possua carteira de clientes para o produto beneficiado. Estou à procura de um investidor em São Paulo e região metropolitana.
Havendo interesse, meu e-mail é : [email protected]
ADRIANO MOREIRA
Boa tarde sou da Região dos Lagos, e trabalho com Telecomunicações, vejo uma necessidade de ter um serviço de coleta um para um meio extrutura de ambiente bom , e estou focado em abrir uma pequena empresa de coleta de lixo eletronico, estou em busca de todo tipo de informação para que eu tenha sucesso nesse projeto, agradeço por toda informação que possa me ajudar, um abraço a todos.
alexandre
Boa tarde fazemos a coleta de lixo eletronico gratuitamente na sua regiao…
Mais informaçoes 21 77331221_ alexandre
Dilson Marinho
E muito bom as informações aqui apresentadas e de grande valor para a sociedade em geral