Cada vez mais os produtos derivados do girassol têm origem nacional devido ao aumento na produção de girassol no país, que bateu recorde em 2023 com uma área plantada superior a 46 mil hectares.
O cultivo de plantas tem crescido consistentemente no agro brasileiro, levando os produtores a combinarem as entressafras para diversificar portfólio. Se você já conhece o óleo e a semente de girassol, saiba que os subprodutos vão além, confira!
Índice de conteúdo
- 6 produtos derivados do girassol que você precisa conhecer
- A versatilidade e os benefícios dos produtos derivados do girassol
6 produtos derivados do girassol que você precisa conhecer
Quer dizer que você não consegue acreditar que plantar girassol dá dinheiro? Considerando que a produção de girassol deve crescer 40% no próximo ano, e que milhares de agricultores estão aderindo ao cultivo, aí está a sua resposta, é lucrativo.
Contudo, é preciso saber direcionar a produção da planta às indústrias responsáveis pela fabricação de produtos derivados do girassol. É isso que você entende a partir deste ponto!
1. Óleo de girassol
O óleo de girassol representa o maior aproveitamento da planta. Por ser extraído diretamente das sementes, o óleo é abundante e resulta num produto altamente versátil e saudável.
Isso porque as sementes contêm antioxidantes, gorduras boas, selênio, zinco e fibras, ou seja, só vantagens.
A indústria processa as sementes e obtém um óleo com ampla aplicação. Na culinária, o óleo de girassol é ideal para fritura e tempero de saladas. Já na indústria cosmética, o óleo oferece propriedades antioxidantes e hidratantes.
2. Semente de girassol
Grande parte do cultivo de girassol resulta no processamento e tratamento da semente da planta. Nos últimos anos, a semente de girassol passou a compor dietas de restrição e cardápios equilibrados, principalmente por oferecer:
- Proteínas, fibras e vitaminas e minerais.
- Gorduras saudáveis que beneficiam o coração, a pele e os ossos.
- Melhora o processo digestivo e dá energia.
- Fortalece unhas e cabelos.
- Ajuda no combate e controle da diabetes.
Seu uso diário acontece na composição de lanches saudáveis e nas receitas em geral, assim como outros grãos.
3. Resíduo de girassol
O processo de extração do óleo das sementes gera outro subproduto valioso, o resíduo de girassol. Também conhecido como “torta de girassol”, é um substrato rico em fibras e proteínas, utilizado na indústria de ração animal.
Indústrias que produzem ração ou alimentos compostos para animais como suínos, gado e aves, aproveitam os resíduos de girassol em produtos que impactam na dieta, bem-estar e nutrição animal.
Sem contar que é uma estratégia sustentável que garante 100% de aproveitamento da planta de girassol.
4. Farinha de girassol
Está precisando substituir a farinha de trigo, mas não gosta da farinha de coco? Pois então a farinha de girassol é a substituta ideal, além de representar um dos principais produtos derivados do girassol, sua utilização é muito versátil, como:
- Indústria da panificação em geral.
- Produção de bolos, tortas e biscoitos caseiros.
- Produtos de suplementação como barras de cereais e snacks.
- Empanamento de carnes.
- Ingrediente incrível na preparação de batidas, smoothies e shakes.
Portanto, a farinha de girassol não é só uma versão alternativa, como pode ser a protagonista de receitas incríveis. Afinal, ela confere valor nutricional, textura agradável e neutralidade para realçar os ingredientes centrais das preparações.
5. Mel de girassol
O mel de girassol é a prova máxima de que a apicultura dá dinheiro, além de proporcionar produtos de alta demanda. Todos sabem que o mel está relacionado a uma vida mais saudável, dietas planejadas e melhora da saúde.
Nesse contexto, o mel de girassol chega para fortalecer um mercado já em expansão. Sua produção acontece a partir de abelhas polinizadoras das flores do girassol, resultando num alimento suave, bem leve e perfeito como adoçante natural.
Características e qualidades do mel de girassol
- No paladar, o mel de girassol traz um sabor floral suave.
- Já no olfato, seu aroma é super agradável.
- Coloração âmbar clara e de um amarelo delicado.
- Produto rico em antioxidantes e minerais.
- Oferece propriedades anti-inflamatórias.
- Ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.
6. Silagem de girassol
A silagem não é um produto exclusivo do girassol, já que a produção de milho resulta em quantidades elevadas de silo. Contudo, a silagem de girassol tem uma pegada mais valiosa porque agrega alto valor nutricional para uma alimentação balanceada.
Nesse caso, a planta de girassol é processada por completo, ou seja, a indústria processa sementes, caule e folhas. Depois, o subproduto é ensilado para estimular o processo de fermentação anaeróbica, garantindo a conservação máxima dos nutrientes.
Por fim, a silagem se transforma num alimento ideal para ruminantes, que inclui caprinos, bovinos e ovinos. Em algumas regiões, a silagem é a única alternativa na época de escassez de pastagem natural.
A versatilidade e os benefícios dos produtos derivados do girassol
Conseguiu absorver quais são os produtos do girassol? A expectativa é que essa lista aumente consideravelmente nos próximos anos.
Afinal, o cultivo do girassol tem tudo para expandir sem fronteiras no país, pois representa uma cultura valiosa para a indústria. Agora, se você conhece alguém que não sabe nada sobre os produtos derivados do girassol, compartilhe o conteúdo, até mais!