4 Maiores produtores de eucalipto do mundo

Publicado por Lidia Massari em 22 de agosto de 2023

Os maiores produtores de eucalipto do mundo possuem visões bem diferentes sobre finalidades e aplicações dessa árvore versátil. Vamos adquirir conhecimento?

Eu não consigo pensar em outra árvore que ofereça tantas aplicações quanto o eucalipto. Dois segmentos que se destacam positivamente, são a geração de energia e a combinação do eucalipto à medicina. Antes disso, descubra quais países produzem.

Garanto que a lista dos países que mais produzem eucalipto no mundo pegará você de surpresa, mas não como imagina. Confira a leitura e saiba do que estou falando!

Conheça os 4 maiores produtores de eucalipto do mundo

maiores produtores de eucalipto

Os maiores produtores de eucalipto do mundo são Brasil, Índia, China e Austrália. E posso dizer que essa é a única coisa em comum que esses países compartilham quando o assunto é eucalipto.

Primeiramente, a produção massiva da árvore nesses países atende aspectos únicos na venda de eucalipto. Enquanto algumas potências mundiais focam no mercado interno ao criar soluções inovadoras, outras apenas exportam grande parte da produção.

O que eu posso adiantar é que a plantação de eucalipto dá dinheiro e viabiliza uma fonte de lucratividade estável.

Gostaria de ressaltar uma coisa antes, atenção. A captação de informações atualizadas sobre a produção mundial de eucalipto é muito deficitária, ou seja, os dados são escassos. Porém, me esforcei para trazer tudo que pude encontrar, tudo bem?

1. Brasil

O Brasil é o principal nome na produção mundial de eucalipto, mas não apenas dessa árvore. Na realidade, o país tem uma indústria gigantesca de árvores, onde o eucalipto e o pinus disputam cada dia mais espaço.

Segundo o FGV IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), a área de árvore plantada totalizou 9,90 milhões de hectares em 2021. Com isso, houve um crescimento de quase 2% em relação a 2020.

Dessa área total, mais de 76% é destinada à plantação e cultivo de eucalipto, mais precisamente, 7,55 milhões de hectares. Quer dizer então que onde você estiver no Brasil hoje, você encontrará florestas e mais florestas de eucalipto.

Olha só, aqui da minha janela é possível ver uma enorme área de eucalipto plantado que se perde no horizonte. “E quais os principais produtores de eucalipto no Brasil?”.

Principais estados na produção de eucalipto

Não contente em ser um dos maiores produtores de soja do Brasil, Mato Grosso do Sul também se consolidou na silvicultura. Atualmente, o estado está entre os três mais importantes players na silvicultura, atrás apenas de Minas Gerais, veja:

  1. Minas Gerais: em 2020, Minas Gerais se tornou a maior base florestal do país, com 2 milhões de hectares. Para isso, mais de 280 municípios investem na produção e processamento de eucalipto.
  2. Mato Grosso do Sul: segundo o IBGE, Mato Grosso tem 4 dos 5 municípios que mais produzem eucalipto. Nesse cenário, estou falando de Três Lagoas, Ribas do Rio Pardo, Água Clara e Brasilândia.
  3. São Paulo: na terceira posição, São Paulo complementa o trio de maior expressividade na silvicultura. A produtividade é bem diversificada e se espalha por todo o estado.

Qual o retorno financeiro e de status do eucalipto para o Brasil?

Se você pesquisar verá que a plantação e produção de eucalipto não é vista com bons olhos. Isso porque os países focam apenas nos impactos ambientais, mas nada fazem para compensar esse cenário. E foi exatamente isso que o Brasil fez.

Hoje os maiores produtores de eucalipto do mundo almejam a alta capacidade de o Brasil produzir e controlar os impactos. Como resultado, a indústria de eucalipto movimenta entre 20 e 30 bilhões na economia do país anualmente.

Além do mais, o status dessa indústria se dá na baixa emissão de CO2, devido às tecnologias de baixa emissão de carbono.

Quais produtos a indústria brasileira produz a partir do eucalipto?

A lista abaixo é apenas uma amostra do que o Brasil consegue extrair da produção de eucalipto em larga escala:

  1. Celulose utilizada na industrialização e fabricação de papéis.
  2. Produção de papel para diferentes finalidades, como de impressão e papel-higiênico.
  3. Carvão vegetal para a indústria siderúrgica e metalúrgica.
  4. Madeira serrada na construção civil e fabricação de móveis.
  5. Lenha como fonte de energia.
  6. Biomassa utilizada na produção de energia por meio da queima.
  7. Óleos essenciais em produtos farmacêuticos e cosméticos.
  8. Produtos químicos fabricados a partir da extração das folhas e cascas.
  9. Resinas destinadas aos produtos industriais e fabricação de adesivos.

Eu abordei os pontos acima porque o restante dos maiores produtores nem se aproxima do Brasil. Além disso, a própria questão de dados é um impedimento terrível que atrapalha o compartilhamento de informações.

2. Índia

Na segunda posição como maior produtor de eucalipto está a Índia, que desde a década de 70 investe na silvicultura. O objetivo por trás de tanta dedicação, é acompanhar o nível de crescimento populacional, bem como das demandas internas.

O governo busca suprir a recente demanda por papel, celulose, madeira serrada e insumos para a indústria em geral. Assim, a produção se encontra bastante espalhada por diferentes estados, sendo os principais:

  • Madhya Pradesh
  • Maharashtra
  • Tamil Nadu
  • Karnataka

O governo indiano é o maior incentivador da produção de eucalipto, pois visa balancear os níveis de reflorestamento e conservação. Contudo, a indústria indiana de árvores ainda tem um longo caminho, pois o país caminha vagarosamente nesse sentido.

3. China

Considerando as proporções da China hoje, tanto populacional quanto economicamente, a silvicultura ainda precisa amadurecer bastante. Veja bem, estou falando da segunda maior potência econômica do mundo, né?

As principais províncias que se destacam, são Guangdong, Guangxi e Hainan, pois demonstram potenciais produtivos únicos. Nos últimos anos, a China tem direcionado investimentos em tecnologias e aprimoramentos no manejo silvicultor.

Como consequência, aos poucos o país tem transformado desertos em verdadeiras florestas produtivas e com altíssimo retorno financeiro. Uma informação exclusiva para você, é que a China é o principal destino do eucalipto brasileiro.

Em 2020, os chineses importaram US$2,9 bilhões e foram responsáveis por 48,1% da importação do nosso eucalipto.

4. Austrália

Alguma vez você já se perguntou: “o eucalipto é nativo de qual país?”. Olhando para a produção brasileira, você pode pensar que ele é nativo do Brasil, certo? Errado, o gênero “Eucalyptus” é originário da Austrália, Tasmânia e das ilhas da Oceania.

Contudo, a Austrália está apenas na quarta posição dentre os maiores produtores de eucalipto do mundo. Infelizmente, existem pouquíssimas informações disponíveis, mesmo através de órgãos oficiais estrangeiros.

Posso assegurar que mesmo sendo originário da região, o Brasil continua sendo o destaque principal em todos os cenários. Olha só, o que eu consegui encontrar foram as regiões mais importantes na produção australiana de eucalipto:

  • Estado de Victoria abriga regiões como Central Highlands e Gippsland.
  • Já em New South Wales, áreas mais ao Norte se destacam.
  • Nas regiões costeiras da importante área de Queensland, o eucalipto predomina.

Conclusão sobre os maiores produtores de eucalipto do mundo

Hoje você viajou o mundo em busca dos maiores produtores de eucalipto do mundo, o que você achou da jornada? Gostaria de deixar uma sugestão pessoal, caso você queira empreender ou apenas ganhar dinheiro no sítio.

Uma prática comum no Brasil, é a locação de terras para plantação de eucalipto. Aqui na região, os fazendeiros não plantam uma muda de árvore sequer. Mas eles alugam seus milhares de hectares para empresas que se responsabilizam por tudo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas aproveite o momento e compartilhe com os amigos fazendeiros, combinado? Até a próxima!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário