A babosa é uma suculenta com inúmeras aplicações que vão desde tratamentos medicinais ao paisagismo moderno, tudo isso levanta a dúvida, será que vender babosa dá dinheiro? Adianto que uma plantação de qualidade pode sim ser lucrativa, mas há muita coisa que você precisa antes de vender.
A febre da babosa aconteceu há anos, mas a mucilagem da babosa ainda hoje é essencial na indústria, principalmente na cosmética. Diante disso, convido você a conferir um conteúdo repleto de informações úteis e dicas valiosas, vamos lá?
Vender babosa dá dinheiro ou a época de ouro já passou?
Sim, vender babosa pode se tornar um negócio altamente rentável, principalmente porque seu cultivo é simples, fácil de prosperar e há alta demanda no mercado.
Apesar disso, sua comercialização já foi alvo de grande discussão, a exemplo da Anvisa. Isso porque ainda em 2011, a Anvisa soltou uma nota que abordava a “ausência de comprovação da segurança de uso de produtos à base de Aloe vera”, em especial na composição de bebidas, como chás e sucos.
No entanto, de lá para cá os estudos avançaram e identificaram que certas espécies de suculentas carregam substâncias tóxicas. Porém, a modernização no processo de extração da mucilagem aproveitável da babosa garante produtos seguros.
Não à toa, as indústrias farmacêuticas e de cosméticos comercializam linhas completas de produtos à base de Aloe Vera. Dessa maneira, há uma demanda crescente por babosa de qualidade e, claro, por tipos específicos de suculentas.
Como acontece a precificação da babosa no mercado?
Agora, falar em valores de venda e lucratividade é um tópico muito desafiador, pois a precificação varia bastante atualmente. Você encontra babosa vendida em muda, óleo, planta inteira e assim por diante.
Por exemplo, eu encontrei vários anúncios de venda de mudas entre R$20,00 e R$35,00. E o mais interessante disso tudo, é que a suculenta que dá a babosa tem ótimas características de plantio, cultivo e extração:
- A suculenta necessita de locais ensolarados para crescer com vigor.
- O espaço de enraizamento precisa ser amplo para plantas saudáveis.
- Em condições perfeitas a suculenta se desenvolve rapidamente.
- A formação acelerada de mudas subsequentes eleva a lucratividade.
Estima-se que para fins medicinais, o manejo da suculenta leva cerca de 2 meses para fornecer a folhagem necessária para comercialização. Por outro lado, se você pretende fornecer para empresas e indústrias de cosméticos, o tempo reduz bastante.
Já no paisagismo, a venda de babosa não se restringe ao tempo, uma vez que você pode facilmente comercializar mudas e plantas adultas saudáveis.
Quais os principais tipos de babosa? Qual é ideal para plantar e vender?
Antes de se questionar se vender babosa dá dinheiro, é fundamental conhecer os principais tipos de suculentas. Isso em razão das características, qualidades e finalidades de cada planta.
Veja bem, quando eu falo em suculenta, não me refiro à aquela suculenta de jardim que tem o propósito estético. Pelo contrário, a família da suculenta que oferece a babosa, ou seja, a mucilagem perfeita, é a família Aloe.
Dentro dessa categoria, existem diferentes espécies, mas nem todas são recomendadas para comercialização, tampouco para pele ou cabelo, é preciso cuidado e atenção.
Sendo assim, você encontra: Aloe aristata, Aloe brevifolia, Aloe distans, Aloe juvenna, Aloe nyeriensis, Aloe wildii e Aloe variegata (tigre). Todavia, eu gostaria de destacar outros três tipos mais comuns.
Aloe vera (Aloe barbadensis)
O Aloe vera é a verdadeira babosa, também conhecida como Aloe barbadensis. Para quem pensa em comercializar babosa, certamente precisa estudar bastante sobre o cultivo do Aloe vera.
Além de ser uma planta medicinal, a babosa é amplamente usada em tratamentos de beleza. Quem nunca viu um conhecido usar babosa no tratamento de pele e de cabelo, não é verdade?
Sua comercialização é uma das mais versáteis e compreende as formas de cápsulas, sucos, géis e cremes. Dentre seus principais benefícios, destaco: crescimento capilar, combate a caspa e queda de cabelo, tratamento de infecções de pele e combate às rugas. Quer saber exatamente como cultivar a babosa? Confira:
Aloe arborescens
Já o Aloe arborescens tem como principais finalidades a indústria medicinal e as composições ornamentais. Assim como o Aloe vera, o tipo arborescens carrega propriedades incríveis para diferentes tratamentos, como reconstituição da pele e queimaduras de fogo e sol.
No entanto, é menos famoso e tem menos procura do que a verdadeira babosa. Mas pode ser interessante cultivar para ter mais variedade.
Aloe maculata (Aloe saponaria)
O Aloe maculata é uma suculenta com alta mucilagem e densidade de “babosa”, mas com uso restrito. Acontece que a suculenta apresenta quantidades significativas de toxicidade, obviamente, elimina-se através de processos modernos.
Mas isso reduz automaticamente a sua procura. Por falar nisso, sua aplicação principal está na saboaria artesanal. Afinal, apresenta propriedades de regeneração e cura.
Só para registrar como curiosidade, o Aloe saponaria é um ingrediente imprescindível na cultura indígena, justamente na produção de sabonetes e produtos similares. O que você acha de conhecer em detalhes cada uma destas suculentas?
6 formas rápidas de ganhar dinheiro vendendo babosa Aloe Vera
Não existe segredo na hora de ganhar dinheiro com babosa, pois o mais importante é cultivar plantas com manejo profissional. Alguns dos clientes mais promissores envolvem farmacêuticas, indústrias de cosméticos e indústrias alimentícias.
Com isso em mente, eu separei algumas maneiras de ganhar dinheiro com a venda da babosa:
- Venda de mudas: devido ao replantio simples, comercializar mudas de babosa é a porta de entrada para um mercado sedento por insumo de qualidade.
- Produtos artesanais: se você pretende agregar valor à babosa, é interessante fazer produtos naturais. Destaco os sabonetes, xampus e condicionadores, cremes para pele e sérum facial de Aloe vera.
- Vender para revendedores: você sempre encontra empreendedores que querem trabalhar com babosa, mas não querem cultivar. Logo, você pode vender desde mudas até a extração da babosa.
- Parcerias com empresas: identifique empresas que trabalham com produtos naturais e proponha parceria. Para isso, você precisa de um cultivo estável e previsível.
- Comercialize babosa em feiras: as feiras de produtos naturais são lugares incríveis para vender babosa. Aqui você pode vender a planta inteira ou as folhas individuais.
- Farmácias de manipulação: pomadas de babosa, gel de Aloe vera, creme de babosa, tinturas e extratos, todos são produtos resultantes de manipulação. Logo, ofereça uma parceria vantajosa como fornecedor.
E então, você ainda acredita que vender babosa dá dinheiro, sim ou claro? Não vou mentir, há pelo menos uma década atrás você pegaria o “boom” da sua tendência. Todavia, as indústrias evoluíram muito, e com isso a babosa voltou à cena.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!
1 comentário
Mônica Macário
Olá, que ótimo conteúdo! Obrigada.
Tenho uma grande plantação de babosa em vasos… dezenas de pés com folhas enormes e muitas outras dezenas de mudas. Moro no extremo sul de São Paulo e aqui é pouco valorizado. Não tenho idéia do que fazer com elas. São muitas, cuido com muito amor.