Vender artesanato na rua: Como iniciar? Licença e muito mais

Publicado por José Neto em 27 de novembro de 2015

Se você está querendo saber como vender artesanato na rua, aqui eu vou lhe dar várias dicas e explicar o que precisa para começar!

Afinal se você encontrar uma rua bem movimentada de sua cidade e que tenha baixa concorrência nesse ramo, pode ser uma grande oportunidade. Já que dependendo do lugar, os produtos artesanais costumam vender bem na rua.

Principalmente em cidades turísticas, por exemplo, a rua costuma ser a melhor opção para muitos vendedores.

Nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas para vender artesanato na rua, que pode ser sim uma boa maneira para começar algo próprio.

Exemplo de artesanato vendido na rua


Venda de artesanato na rua

Essa imagem aqui acima é de um enfeite artesanal que a minha mãe comprou recentemente de um vendedor que estava oferecendo de forma ambulante na feira livre aqui da minha cidade.

Somente no mesmo momento outras duas pessoas também compraram o mesmo tipo de produto vendido por ele. Então ele fez 3 vendas rapidamente e vale lembrar que cada um desses produtos custa R$ 10 Reais.

Portanto se você tiver determinação, poderá sair oferecendo seus produtos nas ruas e vender até mais que em uma lojinha específica.

Basta usar o poder da comunicação para apresentar seus artesanatos no dia a dia e assim ir vendendo seus produtos.

Então ao invés de ficar em casa murmurando por não estar conseguindo vender, vá para a rua e faça pelo menos um teste. Certamente você vai levar muitos “nãos” das pessoas, mas alguns vão comprar seus produtos e isso é o que importa.

Vender artesanato na rua como ambulante


Colocar seus produtos em uma bolsa e sair com alguns nas mãos para ir oferecendo às pessoas nas ruas é a maneira mais barata e prática para vender seus artesanatos no dia a dia.

Se você for uma pessoa comunicativa, determinada e que acredita nos seus produtos, certamente vai obter os primeiros resultados trabalhando dessa forma.

É possível trabalhar inicialmente com apenas um tipo de produto e depois ir oferecendo outras coisas ou a cada dia vender algo diferente, caso você tenha habilidade para produzir vários tipos de produtos.

A dica nesse caso é sempre procurar locais com uma grande circulação de pessoas, como nas proximidades de bancos, da feira livre e em ruas de comércio popular, onde há sempre muita gente comprando coisas.

Em cidades turísticas, por exemplo, é muito comum encontrarmos pessoas vendendo artesanatos de forma ambulante nas ruas e nas praias.

Geralmente são coisas típicas da própria região, que os turistas acabam comprando sempre para levar como lembrança ou para presentar seus entes queridos. Então é uma oportunidade para artesãos que não sabem onde vender seus produtos.

Barraca de artesanato na rua


Quem não quer sair nas ruas caminhando, poderá montar uma barraquinha desmontável em algum local estratégico da cidade.

Em cidades com praias, por exemplo, é comum muitas pessoas montarem suas barraquinhas nas ruas que dão acesso às praias ou na avenida principal onde haja uma grande circulação de pessoas. Em uma cidade comum, busque os mesmos locais que eu citei anteriormente, podendo ser em uma feira livre, próximo a bancos ou em uma rua popular.

Existem algumas barraquinhas de ferro com cobertura de lona que podem ser montadas e desmontadas facilmente, então é uma opção para expor seus produtos. Caso você tenha pouco dinheiro ou não queira comprar uma barraca do tipo, poderá improvisar algo menor onde possa colocar seus produtos artesanais à venda.

Essa imagem aqui abaixo, por exemplo, foi tirada em uma das minhas viagens ao litoral da Bahia, na cidade de Itacaré. Esses são alguns produtos artesanais (brincos, pulseiras, colares e outros mais) vendidos por dois homens que ficavam bem perto do apartamento onde me hospedei.

Eles utilizam uma estrutura bem simples, apenas para fixar seus produtos e assim ficam ali no local o dia todo, vendendo seus produtos para os turistas que passam pela rua principal.

Como vender artesanato na rua

Licença para vender artesanato na rua


Para conseguir a licença para vender artesanato na rua você deve procurar a prefeitura de sua cidade. Porque cada município tem suas próprias regras para as vendas como ambulante e você precisa consultar para saber o que precisa ser feito.

É muito importante ter essa licença para evitar que os fiscais da prefeitura lhe obrigue a parar as vendas.

Utilize as redes sociais para vender mais


Você já viu que tem como vender artesanato na rua, porém existem maneiras para aumentar ainda mais as suas vendas, como é o caso das redes sociais que vem ajudando muitos artesãos.

Então você poderá postar fotos dos seus produtos nas redes sociais, interagir com as pessoas e realizar vendas. Assim bastará ir até a casa da pessoa que se interessar pelo seu produto, realizar a entrega e receber seu dinheiro.

Várias pessoas tem vendido seus produtos dessa maneira, utilizando o Instagram e o WhatsApp para expor seus artesanatos, e realizando entregas nas ruas diretamente aos compradores.

Não precisa ter muito para fazer isso, basta tirar fotos com seu próprio celular, escrever a descrição dos seus produtos e ter dedicação para realizar as entregas. Unindo as redes sociais, com a venda nas ruas, as chances de atingir melhores resultados são ainda maiores.

Vale a pena vender artesanato na rua?


Muitas pessoas não levam essa opção a sério, mas a venda de artesanato na rua é uma ótima alternativa para quem está tendo dificuldades para colocar seus produtos no mercado.

Digo isso, porque muita gente fica de braços cruzados esperando que os clientes apareçam. Porém quem precisa ganhar dinheiro tem que ir a luta e sair nas ruas oferecendo sua produção é uma maneira simples, mas eficiente.

Por tudo isso, eu acredito que vale a pena sim e pode ser não apenas uma forma de começar, mas se transformar no seu principal meio de revenda.

Só espero que todas as dicas, ideias e sugestões tenham sido úteis e servido de inspiração para que também comece vender artesanato na rua o quanto antes.

Agora basta focar em produzir o melhor produto possível e analisar sua cidade, para descobrir onde o seu público alvo poderá estar, para ir até eles oferecer o que tem em mãos.

Deixo aqui o meu forte abraço e recomendo que veja também o artigo sobre artesanatos para vender fáceis e bonitos, onde damos várias ideias legais.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

7 comentários

  • Paulo Roberto da Silva vogt

    Boa noite, faço meu artesanato e vendo de porta em porta( esse é é o principal laboratório, saber o que as pessoas gostam e quanto estão dispostas a pagar), isso é 10x mais rendável que parado(banca ou loja) mas estou estudando como vender pela internet, as lojas virtuais não me parecem boas ou simples, estou pensando no mercado livre, mas ainda não me informei. Sou de Santa Maria,RS

  • Luciano Rogério Pinto

    Bom dia gostaria de saber o artesão é amparado pela lei caso alguém ou alguma cidade o proibida de vender seus produtos na rua ou seja sem um lugar especifico mesmo com a carteira de artesão

  • Maria Cecilia

    Você sabe me dizer se existe algum tipo de fiscalização para vendas na praia? Se tenho que pagar algum tipo de taxa? Ou posso somente vender meus produtos na areia?

  • dilson rodrigues

    Quem faz a carterinha de artesão pode trabalhar livremente em todo território naciona,sem problema com fiscalização.

  • Sou artesão e na minha cidade o prefeito não deixa nos vendermos na rua o que fazer neste caso?

    • A

      Oi Jayme!
      Procure vender utilizando a internet, pois essa é uma forma de vender seus produtos para todo o Brasil ao invés de vender apenas em sua cidade.

      Abraços!

  • carla freitas

    adorei o seu site eu faço varias coisa em artesanato mas infelismente sou umas das que ficam de braço cruzado como vc citou mas acima.
    gasto material e fica td encalhado em casa. gostaria muito de poder trabalhar só com o artesanato amo muito fazer
    obrigado Deus te abençoe

Deixe o seu comentário