Trabalhar fazendo entregas a pé: Dicas para iniciar

Publicado por José Neto em 25 de março de 2020

Você sabia que é possível trabalhar fazendo entregas a pé? Sim você pode ganhar um dinheiro extra apenas realizando entregas sem precisar de carro, moto ou bicicleta.

A maneira mais prática para iniciar é realizando o cadastro em algum dos aplicativos de entrega que oferecem essa possibilidade de trabalho. Porém ainda são poucos nesse segmento de trabalho, mas dá para encontrar algumas soluções interessantes.

Inclusive, tem várias pessoas que já estão lucrando através das entregas a pé e levam isso como uma renda complementar. Já que é um trabalho feito nas horas vagas e, geralmente, em lugares onde aquela pessoa já iria passar de qualquer maneira.

Aplicativos de entregas a pé


Como trabalhar fazendo entregas a pé

A plataforma mais conhecida para trabalhar fazendo entregas a pé é a Eu Entrego (www.euentrego.com.br). Que se tornou bastante popular por oferecer a possibilidade do entregador trabalhar com carro próprio, moto, bicicleta e até mesmo a pé.

Essa plataforma tem parceria com diversas empresas que podem necessitar de entregas rápidas, até mesmo para pessoas próximas.

Alguns dos parceiros são lojas de calçados, supermercados, lojas de variedades, empresas de cosméticos, lojas de brinquedos e outras mais.

Portanto, você irá trabalhar com a entrega de compras feitas pela internet por outras pessoas ou entrega de encomendas.

Entregas a pé pelo Uber Eats

Essa é uma função bastante nova que o Uber Eats (plataforma de entrega de comida) está oferecendo no mercado. Por enquanto só é possível se cadastrar para realizar entregas a pé em algumas região de São Paulo.

Em outros países esse modelo de entrega já está em funcionamento, mas aqui no Brasil ainda é algo que está em teste.

Mas se estiver disponível na sua região, vale a pena realizar o teste. Já que o Uber Eats tem uma grande quantidade de pedidos todos os dias e pode gerar bons resultados para quem vai trabalhar com a entrega de comida.

Como realizar o cadastro?


Você poderá realizar o seu cadastro de forma muito simples direto no site da empresa. Porém é importante deixar claro que ele só será aprovado caso haja demanda por entregas em sua região.

Veja o passo a passo de como se cadastrar:

  1. Primeiramente você deverá acessar o site da plataforma Eu Entrego (www.euentrego.com.br) e clicar no botão “Quero ser um entregador”;
  2. Preencha o formulário com todas as suas informações;
  3. Coloque seu endereço (é através dele que surgirão as solicitações de entrega por perto);
  4. Dados bancários;
  5. A forma que realizará as entregas (carro, moto, bicicleta ou a pé);
  6. Anexe os documentos solicitados;
  7. E aguarde o seu cadastro ser aprovado.

Caso seja aprovado, você receberá no seu email uma mensagem de confirmação com mais informações. Se não for aprovado rapidamente é porque não existe uma demanda de entregas em sua região, porém o seu cadastro pode ser aprovado futuramente.

Então fique tranquilo, porque no momento que haver a demanda, você será aprovado e poderá realizar as entregas, caso tenha interesse.

Como funciona o trabalho de entregador a pé?


Após ter o cadastro realizado na plataforma, você poderá receber notificações de entrega de produtos em sua região. Assim, caso você tenha interesse em realizar aquela entrega, basta confirmar através do aplicativo e seguir o que foi solicitado.

As entregas são sempre para pessoas ou empresas em sua própria região. Portanto, você não receberá convites de entregas em outros lugares distantes, porque o objetivo é simplificar todo o trabalho e oferecer a possibilidade de entrega rápida com entregadores locais.

Assim, sempre que você estiver disponível para realizar as entregas e surgir serviços, é possível realizar o trabalho e ganhar dinheiro com isso.

Um exemplo prático disso é a entrega de compras de supermercado. Muitas pessoas realizam uma compra no supermercado pela internet, dessa forma o estabelecimento vai precisar de alguém para realizar a entrega na casa daquele cliente.

Isso é o que o aplicativo Eu Entrego fez. Ele uniu a necessidade das empresas com a necessidade das pessoas de ganharem um dinheiro extra com entregas rápidas.

Entregador a pé

Vale a pena trabalhar fazendo entregas a pé?


Geralmente vale a pena sim, principalmente para quem está desempregado ou trabalha mas tem um tempo livre durante o dia. Isso porque é possível complementar a renda fazendo um trabalho simples e prático, sem a necessidade de investir para iniciar.

Os aplicativos do tipo geralmente pagam a cada 15 dias direto na conta do entregador cadastrada.

Em alguns lugares, principalmente nas grades capitais, pode haver muitas entregas para realizar e com isso é possível obter bons ganhos extras todos os meses. Porém em cidades menores, certamente a demanda será baixa.

Então se você mora em uma grande capital, poderá se cadastrar e começar realizar as entregas. Pois certamente terá uma boa oferta de produtos para entregar.

Outra grande vantagem é a possibilidade de iniciar da forma que você está. Diferente de outros aplicativos, onde você precisa ter um carro, uma moto, bicicleta ou alugar um carro para trabalhar.

Realize entregas a pé para empresas do seu bairro


Talvez você nunca pensou nessa possibilidade, mas é possível também ganhar uma renda extra realizando entregas a pé no seu próprio bairro. Seja para supermercados, pizzarias, hamburguerias e outras empresas do tipo.

Isso porque muitas empresas oferecem a entrega grátis no próprio bairro ou estão em busca de uma forma mais econômica ainda para realizar entregas por perto. Então ao invés de fazer isso com um motoboy, você poderá oferecer seu serviço de entrega.

Assim a empresa terá um custo mais baixo para realizar aquela entrega e você irá ganhar um dinheiro extra pelo serviço realizado.

Portanto, pense sempre em maneiras de começar ter uma renda fazendo coisas simples. Em muitos casos existem serviços básicos como o de entrega de mercadorias, realizar compras para outras pessoas, pagar contas, realizar cobranças e outros mais que podem lhe dar um dinheiro extra.

José Neto
Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo.

1 comentário

  • José Sacramento Alves

    Que tipo de entregas o pedestre entregador realiza? Tenho tempo disponível para entregas esporádicas.

Deixe o seu comentário