Para criar uma boa tabela de serviços de estética automotiva é preciso primeiro pensar no que vai conseguir oferecer ao seu cliente com um excelente nível de qualidade. O próximo passo é calcular o custo de cada trabalho e entender a porcentagem de lucro que vai colocar em prática.
Por fim, antes de definir preços, você deve fazer uma pesquisa de mercado para entender como os seus concorrentes estão trabalhando e como a tabela deles está funcionando.
Depois de tudo isso vai ser fácil identificar o melhor caminho para trabalhar e ter bons resultados.
Aproveite essas informações que eu te trouxe e comece a fazer seus cálculos por aí!
O que considerar na hora de criar uma tabela de serviços de estética automotiva
Para começar a ter suas ideias para estética automotiva de um jeito que realmente te traga oportunidade e conquiste seu cliente, é preciso considerar alguns fatores que influenciarão o preço que deve ou não cobrar.
Veja abaixo e sempre adapte às situações de acordo com a sua realidade.
Defina os serviços que vai oferecer
Definir o que você vai oferecer no seu negócio é o pontapé inicial para que a gente consiga construir uma tabela de preços que faça sentido.
É importante destacar que existe uma série de coisas que se pode fazer dentro desse universo, sabe? E isso varia muito de acordo com o projeto, objetivo e com a empresa de cada um.
Por isso, caso ainda não tenha pensando a respeito do assunto, esse é o momento! Como pretende iniciar? Quer começar com o “básico” e ir expandindo aos poucos? Quer já oferecer coisas diferenciadas?
Entre os serviços de estética automotiva que a gente está acostumado a ver por aí, estão:
- Lavagem externa;
- Lavagem interna e externa;
- Lavagem de bancos;
- Lavagem de teto;
- Hidratação de bancos de couro;
- Polimento;
- Cristalização;
- Descontaminação de Pintura;
- Lavagem de motor.
Considere o seu diferencial e/ou a qualidade do trabalho
Na hora de fazer o cálculo de quanto cobrar por serviços de estética automotiva ou só mesmo de definir o que vai oferecer, é preciso pensar na qualidade do que poderá entregar ao cliente.
Não adianta querer ter um catálogo gigante, com um monte de opção e não conseguir desempenhar bem o trabalho. É melhor fazer menos, mas bem feito, do que tentar abraçar o mundo com as pernas e resultar em algo mediano.
Pense direitinho nisso e coloque na balança!
Calcule quanto cada tratamento vai te custar
Já sabe o que vai colocar na sua tabela? Ótimo! O próximo passo é entender tudo que vai ser necessário utilizar para realizar a atividade.
Por exemplo, em uma limpeza interna e externa, normalmente se usa água, alguns produtos de limpeza, bucha, estopa, aquele pretinho, um perfume para carro, flanelas e um aspirador, correto? O processo envolve também energia e o trabalho de um ou mais funcionários.
A ideia é conseguir calcular exatamente quanto dinheiro isso envolve. Por exemplo, digamos que você utilize 50 ml de um produto que você compra a R$30 o litro. Só com ele, no caso, você gastou R$1,50.
Ao pensar na energia ou na água, a gente tem que calcular por hora. Digamos que sua conta de luz deu R$200 e o período de contagem foi de 30 dias. Só que seu negócio só funciona 20 dias e 8h por dia, significa que esse valor que veio é referente a 160 horas e que a sua hora custa R$1,25.
Agora é só analisar o tempo que leva na lavagem de um carro para entender o custo de energia que tem. Se for 1 hora é R$1,25, mas se for 30 minutos é R$0,62.
Faça o mesmo cálculo com a água e com o valor que paga para o seu funcionário que vai fazer o serviço.
Calculando todos esses pontos, você vai chegar ao valor de custo de cada uma dessas coisas e aí entenderá que para ter lucro, precisará cobrar a mais do que o que gasta.
O valor da porcentagem
Normalmente considera-se uma taxa de lucro de 20% para quem trabalha com serviços. Nesse caso, se você entender que o custo de um serviço é, sei lá, R$10, você vai acrescentar os 20% em cima desse valor (que no caso seria R$2) e cobrar no final R$12.
Verifique os preços trabalhados no mercado da sua região
Isso aqui é bem importante, viu? Para bater o martelo sobre a sua tabela de preços estética automotiva é importante primeiro entender o que os concorrentes estão fazendo e o que tem sido comum e chamativo no mercado.
A ideia é entender o que as empresas estão oferecendo aos clientes em termos de valor, mas principalmente em termos de qualidade, sabe? Analise também como é feito o atendimento e até a divulgação.
Tudo isso vai te dar uma noção mais geral e a capacidade de entender se está ou não no caminho certo. É interessante que no início do negócio a gente não fique tão distante do que já é comum, para não assustar os clientes.
Modelo pronto de tabela de estética automotiva
Não é possível eu definir um preço que funcione para todas as empresas desse ramo no Brasil. Existem todos esses pontos que falei que a gente precisa considerar, além de outros pontos como a regionalidade e o objetivo do empreendedor.
Ainda assim, eu trouxe um modelo de tabela pronta para você se inspirar na hora da montagem da sua por aí, beleza?
Veja:
Tabela de serviços de estética automotiva
PEQUENO | MÉDIO | GRANDE | |
Lavagem externa | R$ 20,00 | R$ 30,00 | R$ 40,00 |
Lavagem interna e externa | R$ 35,00 | R$ 45,00 | R$ 55,00 |
Polimento | R$ 250,00 | R$ 290,00 | R$ 320,00 |
Cristalização | R$ 280,00 | R$ 330,00 | R$ 360,00 |
Lavagem de bancos | R$ 220,00 | ||
Hidratação de bancos de couro | R$ 200,00 | ||
Lavagem de teto | R$ 60,00 | ||
Lavagem de motor | R$ 120,00 |
Leia também: Ideias de nomes para estética automotiva
Comece a calcular!
Agora que você sabe exatamente como montar uma tabela de serviços de estética automotiva que te dê lucro ao mesmo tempo que seja interessante para o seu cliente, o negócio é começar os seus cálculos imediatamente. Não perca tempo!
Espero que minhas informações tenham serviço como uma luz no caminho e que você realmente aproveite essa oportunidade.
Estou na torcida pelo seu sucesso.
Um abraço e até mais!
2 comentários
polimentuscar02
Bem interessante!!
MARCIA CARDOSO SANCHES CEZAR AZEVEDO
Olá…achei incrível esse site, super útil e de grande ajuda, parabéns pela iniciativa de nós ajudar 🙂