A Sadia e a Perdigão são duas das principais marcas de alimentos frigoríficos do Brasil, mas elas não são a mesma empresa, ou seja, elas representam rivalidade por espaço nas prateleiras dos supermercados e também na preferência do brasileiro.
Há décadas, ambas as empresas levam até o consumidor as maiores facilidades em produtos que se estendem por diversas categorias frigoríficas. Neste conteúdo você vai descobrir a verdadeira relação entre Sadia e Perdigão, confira!
Veja se Sadia e Perdigão são a mesma empresa e entenda sua relação
Você sabia que Sadia e Perdigão lideram a venda de frango congelado no Brasil? E que juntas elas representam o monopólio na produção e distribuição de mais de 300 produtos na categoria de frigorífico no país?
Apesar disso, a Sadia e a Perdigão não são a mesma empresa e possuem operações distintas. Porém, elas fazem parte do Grupo BRF e compartilham o mesmo ecossistema gerencial.
Mas nem sempre foi assim, já que elas não tinham relação alguma até 15 anos atrás. Hoje, a BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo e é detentora de diversas marcas reconhecidas de muito sucesso no país.
Você deve estar se perguntando: mas se Sadia e Perdigão são empresas de gestão própria, qual sua relação?
Quando foi a fusão da Sadia e Perdigão?
A relação comercial entre a Sadia e a Perdigão veio da fusão das marcas em 2009, mas só foi concluída em 2012. Como resultado, criou-se a BRF a partir da aprovação do CADE em 13 de julho de 2011.
A fusão só foi possível devido ao compromisso de ambas em abrir mão de alguns ativos, como a alienação das marcas: Rezende, Wilson, Tekitos, Texas, Patitas, Escolha Saudável, Fiesta, Doriana, Freski, Delicata e Light Elegant.
Inclusive, a recém-formada BRF também se comprometeu a suspender de forma temporária a presença das marcas Batavo e Perdigão em categorias-chave para o funcionamento da nova fusão.
Por fim, todos estes ativos passaram por negociação com a Marfrig que é líder global na produção de hambúrgueres.
A partir disso, tanto a Sadia quanto a Perdigão mantiveram operações individuais e limitaram as categorias de atuação conforme plano estratégico da BRF.
Tudo sobre a empresa Sadia que você ainda não conhecia
A Sadia foi fundada em 1944, na cidade de Concórdia, em Santa Catarina. Desde seu berço, o fundador Attilio Fontana buscava revolucionar o conceito padrão da cozinha. Para isso, investiu em produtos de alta praticidade e conveniência.
Hoje, os produtos Sadia chegam a 150 mil pontos de venda, com um portfólio com mais de 300 produtos. Só para ilustrar a importância da Sadia no ramo alimentício, a marca foi pioneira na produção de itens como:
- Linha completa de lasanha.
- Famosos nuggets de frango.
- Receitas exclusivas de pizzas.
- Inovação no mercado nacional com o Hot Pocket.
Após a fusão com a Perdigão em 2009 e a criação da BRF, os rótulos Sadia passaram a atingir mais de 140 países. Destaco regiões como Oriente Médio, África, Extremo Oriente, Europa e toda a América Latina.
Como surgiu a marca Perdigão? A História da empresa Perdigão em detalhes
Já a Perdigão é ainda mais antiga do que a Sadia, fundada em 1934, é uma empresa brasileira com 90 anos de história. Você sabia que a salsicha Perdigão foi criada em 1940, e até hoje é uma das mais consumidas pelos brasileiros?
Em 1982, a Perdigão foi pioneira no Brasil ao desenvolver o Chester Perdigão. Com o passar das décadas, a Perdigão se adaptou às mudanças e reformulou seu portfólio para abraçar as necessidades e preferências dos brasileiros.
Todo o sucesso no desenvolvimento da Sadia e da Perdigão foi o elemento que levou ambas a se fundirem em 2009. Afinal, empresas estrangeiras estavam de olho na aquisição integral ou parcial de participação nas marcas.
Portanto, o receio da aquisição externa fez com que as empresas abrissem mão do alcance comercial para criar a BRF. De certa forma, foi uma decisão acertada porque garantiu crescimento contínuo e participação cada vez maior no mercado nacional.
Quem é o dono da empresa BRF? Como a gigante alimentícia opera atualmente?
Como você viu, a BRF não nasceu com um dono específico, por assim dizer. Primeiro porque ela representa a união da Sadia e Perdigão, e outra, ali formou-se um quadro administrativo que manteve a gestão individual das empresas.
Atualmente, a BRF é composta por mais de 100 mil colaboradores e chega até 120 países com marcas que incluem: Qualy, Claybom, Deline, Banvit, Perdix, Confidence, Borella e Sulina, além das marcas de rações animais GranPlus, Guabi Natural e Biofresh.
Todavia, em 2022 a BRF passou a ser controlada pela Marfrig, líder global na produção de hambúrgueres. Aliás, a Marfrig é uma das maiores empresas de processamento de proteína animal do mundo.
Por fim, a Marfrig detém 50,49% do capital da BRF, ou seja, participação majoritária. Em 2023, a BRF anunciou que a Marfrig, em conjunto com o Saudi Agricultural and Livestock Investment Company, injetariam R$4,5 bilhões de reais na BRF.
Tudo para garantir a expansão do portfólio de marcas e o reforço em um cenário de desgaste econômico.
Sadia e Perdigão são a mesma empresa? Agora você sabe a verdade!
Muita gente pensa que Sadia e Perdigão são a mesma empresa, principalmente por terem linhas de produtos similares. No entanto, você viu que as duas marcas fazem parte da BRF, que hoje está sob o controle da Marfrig.
Este é um tema relevante, tanto para matar a curiosidade sobre duas grandes marcas brasileiras, quanto para quem pretende empreender. Afinal, é possível fazer parceria com a Sadia e se destacar em meio à concorrência.
Gostou do conteúdo e achou as informações valiosas? Compartilhe com outras pessoas, até a próxima!