Quanto ganha um dono de farmácia pequena?

Publicado por Lidia Massari em 6 de julho de 2024

Descobrir quanto ganha um dono de farmácia pequena é o melhor remédio para compreender a realidade do negócio, e assim, desmistificar a ideia de que toda farmácia dá lucro só por existir, embora seja possível lucrar alto, é preciso trabalhar duro.

A realidade do faturamento de uma farmácia está ligada à sua capacidade de gerar vendas recorrentes, gestão comercial impecável e diferenciação da concorrência. Confira a leitura e saiba quanto dono de farmácia ganha de verdade!

Quanto ganha um dono de farmácia pequena? Entenda a realidade financeira do farmacêutico

quanto ganha um dono de farmácia pequena

É humanamente impossível falar com 100% de certeza quanto ganha um dono de farmácia pequena. Isso porque o potencial de faturamento depende de uma série de fatores que fogem do controle do gestor farmacêutico, como:

  • Localização geográfica
  • Demografia populacional
  • Qualidade da gestão de estoque
  • Concorrência
  • Qualidade e empatia no atendimento
  • Convênios e parcerias
  • Variedade de produtos e serviços
  • Estratégia nas promoções e investimento em marketing
  • Custos operacionais
  • Regulamentação local e nacional

Então, cada um desses aspectos empurram diariamente a margem de ganhos para cima ou para baixo. Dito isso, saiba que eu fiz um levantamento completo acerca do faturamento médio das pequenas farmácias no Brasil.

Como resultado, notei que alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, têm maior faturamento, respectivamente, R$63.000,00, R$92.000,00 e R$67.000,00 ao mês.

Nesse contexto, eu fiz questão de traçar uma média geral e cheguei a um faturamento próximo de R$51.100,00 ao mês. Portanto, quer dizer que esta é a régua que você pode ter como base, mas não como fator definitivo.

Mesmo porque ainda existe a questão da margem de lucro, afinal, faturamento bruto não distingue despesas e custos operacionais, certo?

Gosto de dizer que é extremamente válido ter uma projeção de faturamento visível. Mas é ainda mais relevante não se deixar levar pela perspectiva e abandonar a aplicação prática das estratégias comerciais que levam, de fato, ao tal faturamento!

Qual a margem de lucro de uma farmácia de pequeno porte?

Assim como em todo negócio e setor do mercado, a margem de lucro é sempre uma incógnita. Ou seja, não tem como o farmacêutico determinar uma média e contar com isso sobre todas as coisas. Pelo contrário, o lucro é variável e incontrolável.

Além do mais, a lucratividade sobre produtos farmacêuticos, especialmente remédios e genéricos, tende a ser pequena.

Consultorias especializadas apontam que na maioria das farmácias de pequeno porte, a margem de lucro varia entre 8% e 20%. Quer dizer que para atingir 20% de lucratividade, você deve ter uma gestão comercial impecável e altamente profissional.

Nesse sentido, se você assumir o contexto geral que eu apresentei há pouco, o panorama de quanto ganha um dono de farmácia pequena fica mais ou menos assim:

  1. Faturamento médio suposto: R$50.000,00 (mensal).
  2. Margem de lucro (otimista): cerca de 18% sobre faturamento.
  3. Lucro líquido hipotético: aproximadamente R$9.000,00.

Vale ressaltar que muitas farmácias sequer atingem 10% de lucratividade, o que gera um lucro líquido de R$5.000,00. Agora, se você comparar R$5 mil à realidade cotidiana de muitos comércios, até que não é um salário tão baixo assim, né?

Pontos essenciais para uma pequena farmácia se destacar

Pontos essenciais para uma pequena farmácia

Ao invés de falar aqui sobre qual o custo para abrir uma farmácia pequena ou mesmo qual caminho seguir, trago mais praticidade. Para isso, separei algumas dicas que podem nortear seu plano de negócio.

Localização altamente estratégica

Acredito piamente que a localização de um comércio diz muito sobre seus resultados, principalmente financeiros. Contudo, esse é um aspecto determinante para o sucesso ou fracasso de uma farmácia pequena.

Obviamente, identificar pontos com alta circulação de pessoas e baixa concorrência direta é fundamental. Porém, desenvolver o discernimento comercial é realmente um diferencial único.

Só para ilustrar, aqui na cidade tem algumas marcas de farmácia independente, e uma se destaca pelo número de unidades. Apesar disso, o empresário por trás “deu um tiro no pé” recentemente, ao montar uma farmácia enorme num ponto sazonal.

Nesse cenário, sua farmácia tem uma boa localização, mas uma péssima frequência na rotatividade, entende? Portanto, ter o “brio” para distinguir esse tipo de adversidade é a diferença para o sucesso!

Personalização no atendimento aos clientes

Confesso que eu já deixei de comprar em várias farmácias na minha cidade por conta do atendimento, no caso, pela falta dele. Veja, o cliente normalmente já está sensível pela necessidade de gastar com remédio e pela situação em si.

Daí ele vai até a farmácia e recebe um atendimento “meia-boca”, sem empatia ou com aquela preocupação de ajudar. Se você queria a prescrição para o sucesso, eu receitaria as seguintes necessidades:

  • Treinamentos mensais para conscientizar as equipes da necessidade de atenção especial aos clientes.
  • Os treinamentos também servem para que os profissionais conheçam bem os produtos e possam ser assertivos no atendimento.
  • Desenvolva profissionais para que eles realizem um aconselhamento farmacêutico de qualidade.
  • Monitore o desempenho individual e recompense pelo atingimento de resultados.

Diversificação de produtos e serviços

Uma farmácia não sobrevive apenas da venda de medicamentos. Pelo contrário, é a variedade de produtos e serviços que a torna um ponto de referência no segmento regional.

Sendo assim, procure trabalhar com produtos de higiene, perfumaria, itens de beleza, cosméticos, linhas de suplementos, bebidas isotônicas e doces. Inclusive, pode ser muito interessante viabilizar serviços, como:

  • Aplicação de injeções (verifique quais são permitidas na farmácia atual).
  • Consultas farmacêuticas especializadas e dentro da legalidade.
  • Aferição gratuita de pressão arterial e pequenos exames práticos.

A combinação desses serviços com o atendimento de excelência e produtos amplos, certamente ajudam a inflar seu faturamento.

BÔNUS VALIOSO: caso você tenha capital suficiente, planeje o investimento em tecnologias modernas para gestão de farmácia. A integração de um software moderno ajuda no controle de gastos e despesas, melhora as vendas, flexibiliza informações no atendimento, garante um estoque equilibrado e estimula eficiência operacional!

Conclusão sobre os ganhos de um dono de farmácia pequena

Você viu que descobrir quanto ganha um dono de farmácia pequena é apenas um elemento de um grande quadro repleto de componentes igualmente relevantes? Em outras palavras, se preocupar com lucro líquido é importante, sem sombra de dúvidas.

Todavia, implementar ações, estratégias e se preparar profissionalmente é a única maneira de projetar ganhos que justifiquem a “dor de cabeça”. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as e até a próxima!

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Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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