Quanto ganha um dono de clínica odontológica?

Publicado por Lidia Massari em 15 de dezembro de 2024

Como em toda área da saúde, os ganhos do dentista com clínica própria variam consideravelmente com base na sua experiência, especialização, complementação de renda e número de atendimentos e procedimentos, mas o cenário é promissor.

Se você precisa entender quanto ganha um dono de clínica odontológica para basear o retorno do investimento, acompanhe a leitura. Montei um guia completo para ajudar você a dar os primeiros passos na carreira, vamos?

Índice de conteúdo

  1. Saiba quanto ganha um dono de clínica odontológica
  2. Guarde bem quanto ganha um dono de clínica odontológica e escale os negócios

Saiba quanto ganha um dono de clínica odontológica

quanto ganha um dono de clínica odontológica

Antes de entrarmos em valor, é importante dizer que a média salarial do dentista iniciante está relacionada à especialização na área. Por exemplo, a área de odontologia estética está em alta, logo, a remuneração é maior.

Outro ponto crítico é a localização do consultório, quanto mais próximo do centro comercial, maior o espaço para precificação.

De forma geral, a média salarial do dentista iniciante com consultório próprio tende a variar entre R$8.000,00 e R$14.000,00.

Para atingir esse patamar é essencial montar uma clínica de última geração, com estrutura moderna e equipe qualificada. Até mesmo o atendimento é capaz de influenciar no valor da consulta pelo odontologista, acredita?

Exemplo prático da remuneração do dentista iniciante

Os números a seguir podem não representar a realidade de todos, por isso eles são considerados uma base. Porém, saiba que essa base foi retirada de diferentes relatos de profissionais e de plataformas especializadas em traçar médias salariais:

  1. Valor médio da consulta: R$200,00.
  2. Atendimentos diários: 16 consultas por dia.
  3. Ganho por dia: R$3.200,00 (apenas com consulta).
  4. Carga mensal: 20 dias de trabalho na clínica.
  5. Faturamento total por mês: R$64.000,00.

Portanto, o dentista conseguiu faturar R$64.000,00 apenas com consultas, mas e quanto aos procedimentos e exames? Acho mais cabível não considerar esses fatores porque eles variam de forma expressiva.

Qual o lucro médio de um consultório odontológico?

Agora que chegamos ao faturamento, é hora de conhecer o lucro. Nesse sentido, o lucro médio oscila de estado para estado e acompanha, por exemplo, os impostos e o custo operacional da clínica.

Levando em conta o cenário anterior, estima-se que um consultório com estrutura operacional bem montada tenha lucro médio de 20% sobre o faturamento.

Portanto, ao tirar 20% de R$64.000,00, o dono da clínica deve receber em torno de R$12.800,00 por mês. Indo além, um profissional antenado nas tendências financeiras sabe que ele precisa ter uma reserva de segurança.

Então, vamos supor que ele separe 30% do lucro líquido, certo? Com isso, o ganho final por mês é de R$8.960,00.

Assim ele garante um salário estável, quita todas as despesas e custos e ainda cria um pé de meia para expandir a clínica no futuro.

Qual a composição do salário de um dentista?

A maioria dos profissionais iniciantes não possui uma visão sistêmica e ampla da profissão. E isso faz com que percam a capilaridade inicial para expandir com mais agilidade. Na prática, ele deixa de aproveitar chances valiosas para alicerçar o negócio.

Eu queria compartilhar com você uma visão pessoal, que diz respeito à composição do salário do dentista. Atualmente, os serviços de saúde, inclusive os odontológicos, estão interligados, mais ainda pela tecnologia.

Nesse sentido, é possível combinar diferentes fontes de receitas, além daquela gerada pelas consultas no consultório, veja:

  • Ampliação dos serviços (implantes, ortodontia e estética dental).
  • Programas de fidelidade em consultas e tratamentos completos.
  • Parceria com empresas locais na criação de planos odontológicos para colaboradores.
  • Realizar consultas por telemedicina para ampliar a área de atuação.
  • Viabilizar flexibilidade nos planos de pagamentos fixos.
  • Realizar atendimento nas redes públicas e privadas.
  • Explorar as possibilidades dos convênios atuais.

Qual a área da odontologia que ganha mais dinheiro?

Qual a área da odontologia que ganha mais dinheiro

De certa forma, todas as áreas são igualmente relevantes para o profissional que se especializou nela. Por exemplo, o cirurgião dentista especializado e focado no público da terceira idade, tem um amplo mercado de atuação.

Isso também vale para o odontologista com especialização em Traumatologia Bucomaxilofacial, que trata de doenças e traumas nas regiões do pescoço, face e boca. Portanto, você não deve se guiar exclusivamente pela área que paga melhor.

Mesmo porque se você não tiver afinidade com o serviço, dificilmente você realizará um trabalho de excelência. Dito isso, a seguir eu listo as áreas/especialidades que mais chamam atenção hoje:

  1. Odontologia estética: especialidade de estética dos dentes, restaurações e facetas, cresceu devido à demanda pela “beleza”.
  2. Implantodontia: substituição ou reparo de dentes perdidos, envolve procedimentos de alta complexidade e valorização.
  3. Ortodontia: serviço tradicional de correção dos dentes através de aparelhos ortodônticos, ainda apresenta alta demanda.
  4. Odontopediatria: atendimento de adolescentes e crianças, fatores como prevenção infantil estimulam ganhos mais altos.
  5. Odontogeriatria: atendimento do público da terceira idade e dos problemas decorrentes da idade avançada, tem alta demanda.

Guarde bem quanto ganha um dono de clínica odontológica e escale os negócios

O mercado odontológico brasileiro é tão robusto e promissor, que hoje você encontra até franquias de odontologia que abraçam diferentes carências do mercado. No seu caso, você tem um diferencial competitivo a favor, que é o consultório próprio.

Isso porque a maioria dos profissionais recém-formados não dispõe de recursos para montar uma estrutura própria.

Portanto, agora que você descobriu quanto ganha um dono de clínica odontológica, é o momento de fazer seu nome no mercado, até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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