Quanto ganha um dono de academia?

Publicado por Lidia Massari em 10 de dezembro de 2024

A academia está cada dia mais presente na vida dos brasileiros, impulsionando um setor que antes era considerado pouco lucrativo, mas que hoje proporciona médias salariais entre R$7 e R$12 mil para o dono da academia.

Porém, é fundamental saber que o salário do empreendedor depende diretamente do faturamento e da margem de lucro. Entenda melhor este contexto a partir de um conteúdo feito para solucionar suas dúvidas, confira!

Índice de conteúdo

  1. Entenda quanto ganha um dono de academia
  2. Quais são os modelos de academia mais lucrativos hoje
  3. Ter em mente quanto ganha um dono de academia é crucial para os negócios

Entenda quanto ganha um dono de academia

Quanto ganha um dono de academia pequena

A academia se tornou um empreendimento lucrativo no Brasil nos últimos anos, com o aumento na procura por atividades físicas de impacto e adoção de hábitos saudáveis.

Por isso, um grande número de empreendedores busca uma forma estratégica de entrar no segmento. E o resultado disso é um mercado que registra hoje mais de 42 mil academias ativas, segundo o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF).

Mas será que apenas isso justifica o investimento em uma academia? Ou melhor, é um negócio que dá dinheiro?

Uma coisa é certa, para saber quanto ganha um dono de academia, você precisa primeiramente entender sobre faturamento e lucratividade. Afinal, não adianta o negócio faturar R$100 mil por mês e ter uma margem líquida de 5%, concorda?

Qual o lucro de uma academia por mês?

Antes do lucro vem o faturamento, que é a soma de toda a receita conquistada pela academia durante o mês. As receitas podem vir de diferentes fontes, como:

  • Mensalidades e taxas de matrícula.
  • Oferta de serviços de personal trainer.
  • Programas especiais (yoga, spinning, pilates e zumba).
  • Venda de suplementos e produtos.
  • Patrocínios e parcerias comerciais.
  • Oferta de serviços de bem-estar (hidromassagem, fisioterapia e nutrição).

Nesse contexto, a soma de todos os ganhos com essas fontes de receita formam o faturamento mensal, que pode variar bastante. Para trazer um insight real, eu fiz uma pesquisa bem ampla e constatei o seguinte:

Faturamento médio de academias de diferentes portes

  1. Academia pequena: faturamento em torno de R$30 mil por mês.
  2. Academia média: faturamento médio de R$50 mil por mês.
  3. Academia grande: pode superar a marca de R$120 mil por mês.

A partir disso, fica mais fácil saber quanto uma academia lucra, pois a margem de lucro média oscila entre 30% e 50% em alguns casos.

Portanto, para fechar essa parte, o lucro bruto total de uma academia pequena varia de R$9 a R$15 mil mensais. Enquanto a academia de porte grande pode lucrar bruto até R$60 mil. Mas isso representa o ganho real do dono da academia?

Qual o salário de um dono de academia?

A maior parte dos donos de academia comete o erro comum de acreditar que o lucro bruto do negócio representa seu ganho real. Porém, ainda é preciso abater alguns valores referentes a:

  • Despesas e gastos operacionais (salário, encargo trabalhista e serviço terceirizado).
  • Custos fixos (aluguel, manutenção dos equipamentos e contas de água, energia, internet e maquininhas).
  • Despesas variáveis (marketing e publicidade, produtos para revenda, aquisição de materiais, taxas e licenças).
  • Tributação da categoria (impostos e contribuição previdenciária).

No Brasil, essas despesas podem representar cerca de 50% do lucro bruto.  Então, vou considerar a realidade da academia de médio porte, que tem faturamento de R$50 mil por mês e margem de lucro de 30%.

Nesse cenário, dos R$50 mil faturados, 30% representam R$15 mil reais de lucro bruto. Se você abater 50% das despesas operacionais, então o ganho real do empreendedor é de R$7.500,00 por mês.

É claro que esse valor é uma base média para você considerar, mas é crucial adequar toda a fórmula anterior à realidade da sua academia. Afinal, as despesas e os encargos são diferentes para cada empreendimento, entende?

Quais são os modelos de academia mais lucrativos hoje?

modelos de academia mais lucrativos

O conceito de academia evoluiu drasticamente nos últimos anos, passando daquele modelo desatualizado para um ambiente moderno e cheio de energia. Entretanto, o que possibilitou essa transformação foi o próprio consumidor.

Durante a pandemia, uma grande parcela dos brasileiros ganhou consciência sobre a importância dos hábitos saudáveis. Além das mudanças na alimentação, as pessoas passaram a praticar mais atividades físicas, inclusive nas academias.

Por sua vez, os comércios também entenderam que era o momento de dar o próximo passo e iniciaram um movimento de atualização, trazendo mais tecnologia, programas dinâmicos e serviços focados na experiência do usuário.

Como resultado, hoje vemos conceitos de academias que fazem sucesso e têm potencial para trazer um retorno mais significativo:

  1. Academia Low Cost: modelo recente no Brasil e pilar de muitas franquias de academia, tem como foco mensalidades baixas, estrutura enxuta e alto volume de clientes.
  2. Academia completa: já a academia conhecida como Full Service alia um amplo leque de serviços a equipamentos mais modernos, programas e até piscinas, a mensalidade é mais alta e o público mais segmentado.
  3. Academia segmentada: se você pretende focar em públicos específicos, como atletas de alta performance, crianças, idosos ou pessoas em recuperação, então a academia de nicho é a escolha certa.
  4. Academia de luxo: conhecida como academia boutique, são espaços com equipamentos de última geração, máximo conforto e foco total na experiência de consumo, ou seja, é uma academia premium.

Em cada um desses modelos você encontra desafios e resultados diferentes. Por isso é fundamental avançar através do plano comercial consistente e realista.

Ter em mente quanto ganha um dono de academia é crucial para os negócios

Com este guia em mãos, ficou mais fácil compreender quanto ganha um dono de academia? Uma realidade que ninguém compartilha é que os primeiros meses de uma academia costumam ser desafiadores.

Portanto, o ideal é fazer um bom pé de meia para suportar o período de consolidação sem tirar dinheiro do caixa do negócio. Agora resta saber se para abrir uma academia você precisa ter formação em educação física, né? Compartilhe e até mais!

------ Escolha um dos negócios ------
Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

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