O faturamento diário de um pedágio depende da quantidade de carros que circulam pelo trecho, tarifa atual e tipo de veículo, mas saiba que alguns pedágios faturam mais de um milhão por dia, principalmente em época de feriado.
Manter as estradas trafegáveis e garantir a segurança ao longo do percurso são apenas algumas das responsabilidades das concessionárias.
Porém, o volume arrecadado é tão grande, que muitos se surpreendem quando descobrem quanto fatura um pedágio por dia. Fique por aqui e veja muitas curiosidades que você certamente não sabe sobre os pedágios, vamos lá?
Descubra quanto fatura um pedágio por dia e fique de queixo caído
Existem poucas certezas na vida, mas uma delas é que todo mundo paga pedágio, cedo ou tarde. É simplesmente impossível não perceber o volume de carros que passa a todo o momento e que paga a bagatela de R$10,00 na maioria dos casos.
Para você compreender o volume de dinheiro, usarei um levantamento feito recentemente. O levantamento, por sua vez, considera a Rodovia Bandeirantes que liga Campinas (interior de São Paulo) à São Paulo (capital). No trecho existem dois pedágios:
- Rodovia Anhanguera, km 82, SP-330, Valinhos: R$12,20
- Rodovia Bandeirantes, km 33, SP-348, Caieiras: R$12,40
Estima-se que circulam mais de 1 milhão de veículos em épocas específicas, como feriados. Porém, para efeito de uma perspectiva realista, vamos determinar um movimento diário de 500 mil veículos.
Dessa forma, se cada veículo passa em um pedágio pelo menos, apenas aquele trecho gera faturamento médio diário de R$6.150.000,00. Você não leu errado, são mais de 6 milhões de reais por dia. Há queda no movimento? É óbvio, mas ainda assim é um valor monstruoso.
Indo mais longe, mensalmente o trecho fatura R$184,5 milhões, ou o equivalente, potencialmente, a R$2,21 bilhões por ano. Vale ressaltar, não existem números precisos ou de divulgação oficial, mas isso nos dá uma noção da realidade.
Não é preciso dizer que praças de pedágios menores têm faturamento menor. Por exemplo, aqui na minha região tem pedágio com apenas 1 cabine e valor de R$9,90. Consequentemente, o faturamento diário é “consideravelmente baixo”, compreende?
Qual rodovia brasileira mais arrecada dinheiro com pedágio?
Agora, ao invés de falarmos apenas sobre um pedágio, que tal uma curiosidade para impressionar ainda mais você? Uma das rodovias mais movimentadas do Brasil é a Rodovia BR-116, que tem uma extensão de 4.660 quilômetros.
Essa importante rodovia começa na cidade de Fortaleza, Ceará, passa por 10 estados, cruza 280 cidades e vai até Jaguarão, no Rio Grande do Sul. Atualmente, existem 8 praças de pedágios, o que pode parecer pouco em relação à extensão.
Contudo, estimativas dão conta de uma movimentação diária superior a 1,7 milhão de veículos. Diariamente, os pedágios da Rodovia BR-116 devem faturar mais de 8 milhões, ou R$240 milhões por mês e, finalmente, quase R$3 bilhões ao ano.
É ou não é muito dinheiro que gira entre as cabines dos milhares de pedágios espalhados por todos os lados?
O que é taxa de pedágio?
Ainda hoje muita gente se questiona sobre o papel do pedágio. Ou melhor, o que é taxa de pedágio e porque precisamos pagar cada vez que passamos por uma praça. Você já ouviu falar que “não existe almoço de graça”?
Pois então, se você valoriza estradas seguras, sem buracos, com sinalização visível, marcação no pavimento, assistência rápida e pontos de ajuda durante o percurso, o pedágio é o valor cobrado para você ter tudo isso na prática.
De forma resumida, a Tarifa Básica de Pedágio (TBP) é uma remuneração destinada às concessionárias responsáveis pela rodovia. Essa tarifa, que na verdade é uma taxa ou mesmo preço público, é a remuneração à concessionária pelos serviços prestados aqueles que utilizam rodovias federais.
Os valores, estipulados pela União, se destinam às obras de melhoria e manutenção de toda a infraestrutura das estradas. No dia a dia, pode parecer que as concessionárias ficam com o dinheiro para si, mas não é bem assim.
Isso porque o valor de cada pedágio é composto por diferentes impostos, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). Nesse contexto, há um repasse de parte do faturamento aos municípios que fazem parte da concessão.
Só para ilustrar, em 2020, cerca de 283 cidades paulistas receberam o equivalente a R$364 milhões de repasse do ISSQN. Caso queira validar esse dado, você pode acessar a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Quem comanda os pedágios brasileiros?
A gestão, manutenção e obras de infraestrutura de uma rodovia são de responsabilidade de uma empresa privada. Nesse contexto, chamamos tais empresas de concessionárias, que ganham o direito de gestão através de processos licitatórios.
No exemplo anterior do trecho entre Campinas e São Paulo, a empresa responsável pelo trajeto é a AutoBan. Por sua vez, a AutoBan faz parte do Grupo CCR, que administra mais de 3.600km de rodovias e estradas brasileiras.
Independentemente da concessionária, existem obrigatoriedades que todas devem cumprir com a finalidade de converter o faturamento em benefícios, serviços e infraestrutura de qualidade, como:
- Serviço de atendimento médico de urgência.
- Sempre que necessário, guinchos da concessionária podem ser acionados.
- Garantia de sinalização, asfalto de qualidade, mobilidade máxima e segurança para os clientes.
- Todo tipo de informação sobre postos de descanso, posto de serviços e sinalização das condições das rodovias.
- Bases de apoio, sistemas telefônicos de ajuda ao longo de toda a rodovia e postos de descanso, principalmente para caminhoneiros.
E quem fiscaliza as concessionárias de rodovias?
Se o Governo Federal autoriza processo de licitação para novas concessionárias, você sabe quem as fiscaliza? Ou seja, qual órgão garante que o faturamento seja convertido à população?
Nesse cenário, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é responsável por assegurar a execução do trabalho:
“A ANTT regula as atividades de exploração da infraestrutura e fiscaliza a execução dos contratos de concessão rodoviária”.
Então, se porventura você fez uma reclamação à concessionária da rodovia que frequenta e não obteve resposta, entre em contato:
- Ouvidoria ANTT: através do número 166
- E-mail: [email protected]
Você se impressionou sobre quanto fatura um pedágio por dia? É algo praticamente surreal. Mas o mais interessante é que em muitos lugares o povo brasileiro nem sempre vê o retorno de tanta arrecadação.
É por isso que a fiscalização precisa ser vigilante, para que o nosso dinheiro seja aplicado em benefícios e, sobretudo, mais segurança nas estradas. Espero muito que tenha gostado das informações do conteúdo, compartilhe e até a próxima!