Quanto a Disney fatura por dia? Valor é surreal

Publicado por Lidia Massari em 31 de agosto de 2024

A centenária Disney fatura aproximadamente US$243,5 milhões por dia com seu império midiático, através de todas as vertentes da companhia, que vão dos parques e estúdios de cinema, aos serviços de streaming e resorts temáticos.

É absurdo pensar que uma operação comercial possa gerar tanto dinheiro todos os dias. Porém, quanto maior a escala do negócio, maiores os custos envolvidos, o que nos leva à questão sobre quanto a Disney lucra por ano. Quer saber? Confira a leitura!

Quando você descobrir quanto a Disney fatura por dia seu queixo vai cair

Quanto a Disney fatura por dia?

Você não leu errado na abertura, a Disney fatura bruto diariamente cerca de 243,5 milhões de dólares. Em reais, isso dá cerca de R$1,33 bilhão por dia na cotação atual do dólar.

Pensar nesse valor sem considerar a operação global da companhia, realmente passa uma proporção surreal demais para ser verdade. Veja, falamos de uma companhia que há 101 anos trabalha para se posicionar no topo da cadeia midiática global.

Confira algumas informações e dados que ajudam você a digerir tudo

  • A Disney atua em aproximadamente 55 países em todo o mundo.
  • São 12 parques temáticos em 6 países, como EUA, Japão, França e China.
  • No total, a empresa possui 6 Disney Resorts pelo mundo.
  • Os estúdios de produção de séries e filmes estão em países como EUA, Canadá, Índia e Reino Unido.
  • Os canais de televisão, como Disney+, operam por distintos países da Europa, Américas, Ásia e também no Oriente Médio.
  • O licenciamento de produtos e o merchandising alcançam mais de 100 países.
  • A Disney Cruise Line (empresa de transporte marítimo) possui rotas para destinos na Ásia, Caribe, Europa e América do Norte.

Quanto a Disney lucra por ano?

Em 2023, a receita anual da Disney foi de US$88,89 bilhões em todas as frentes de operação, o que dá cerca de R$487,1 bilhões de reais. Porém, embora seja uma cifra inimaginável, ela não reflete o lucro real da empresa.

Uma coisa é saber quanto a Disney fatura por dia, mas entender seu lucro é outra questão inteiramente diferente. Faturamento e lucro não são sinônimos como muita gente pensa, já que lucro é o que a empresa embolsa de fato.

Nesse contexto, a folha de pagamento da Disney, por assim dizer, é altíssima e “come” grande parte do faturamento. Também em 2023, relatórios oficiais da companhia indicam uma despesa global de US$84,38 bilhões. Consequentemente, estima-se que o lucro bruto tenha sido de US$4,5 bilhões.

De certa forma, é uma margem de lucro que o mercado considera positiva, especialmente se você levar em conta que nos anos subsequentes à pandemia, a Disney enfrentou grandes prejuízos, período em que seus parques ficaram fechados.

Qual é o valor estimado da Disney?

Já vai puxando uma cadeira aí, pois se você se surpreendeu com quanto a Disney fatura por dia, é porque desconhece seu valor de mercado. Enquanto crio este conteúdo, a Disney tem um valor de mercado de aproximadamente US$162,03 bilhões.

Também conhecido como “Market Cap”, o valor não passa de uma estimativa monetária, geralmente, futura, das condições econômicas da companhia. No geral, alguns aspectos determinam a formação deste valor, tais como:

  • Lucro e crescimento conforme desempenho e expectativa do mercado.
  • Patrimônio atual de ativos tangíveis e intangíveis, como propriedades.
  • Pagamento de dividendos que costuma valorizar a companhia.
  • Perspectiva direta do setor de atuação.
  • Percepção dos investidores quanto à confiança na marca impactam nas ações.

Como a Disney lucra? Entenda como a companhia ganha tanto por dia

Como a Disney lucra

A Disney é uma companhia conhecida por diversificar seu portfólio de produtos e serviços. Há quem a reconheça apenas pelos parques temáticos, como a famosa Disneyland. Mas a verdade é que a empresa opera em múltiplas vertentes.

Parques temáticos

Grande parte da receita anual da Disney vem de seus parques temáticos que arrastam milhões de turistas diariamente. Nesse cenário, falamos de ingressos, alimentação, hospedagem e comercialização de produtos licenciados dentro dos parques.

Estúdios de cinema e TV

Nos últimos anos a Disney reforçou suas produções, as quais tornaram a marca tão famosa ao longo de um século. E a difusão das mídias digitais ajudou seu estúdio de cinema e TV na expansão das produções, o que levanta um faturamento considerável.

Licenciamento de produtos

A Disney investe expressivamente no licenciamento dos produtos e mercadorias, que se estendem por roupas, brinquedos, acessórios e itens que carregam seus icônicos personagens e marcas do grupo.

Serviços de streaming

Ainda nas produções, mas agora para TV, a Disney gera uma receita considerável em assinaturas mensais de serviços como:

  • Disney+ é a plataforma de streaming do grupo e conta hoje com cerca de 153,6 milhões de assinantes em todo o mundo.
  • Outro serviço de streaming é o Hulu, que hoje soma 50,2 milhões de assinantes.
  • Por fim, o serviço ESPN+, com foco na transmissão de esportes, acumula mais de 25 milhões de assinantes.

Além dessas fontes de receita, a Disney ainda explora segmentos altamente relevantes, como: mídia, publicidade, cruzeiros, viagens, música, teatro, aplicativos, jogos, comercialização de mídia física (DVD e Blu-Ray) e mídia digital, além de imóveis e investimentos em propriedades, a exemplo dos hotéis.

Você viu quanto a Disney fatura por dia, mas você sabe quanto a Disney gasta?

Alguma vez você já se perguntou quanto a Disney gasta? Afinal, não basta saber quanto a Disney fatura por dia, se no fim das contas a empresa gastar mais do ganha, ela sempre estará no vermelho, concorda?

Como eu falei ao longo do conteúdo, as receitas e despesas variam bastante. Nesse caso, tenha como base o gasto de 2023, que foi de US$84,38 bilhões. Mas uma notícia recente indica perspectiva positiva de crescimento da empresa.

Isso porque o grupo anunciou um investimento de aproximadamente US$60 bilhões ao longo dos próximos 10 anos.

Desse total, 70% do valor irá diretamente para as operações físicas, como parques, atrações e cruzeiros, o restante reforçará a infraestrutura, tecnologia e inovação. Gostou do conteúdo de hoje? Compartilhe com os amigos e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário