Quantas Lojas Pernambucanas tem no Brasil?

Publicado por Lidia Massari em 15 de setembro de 2024

A Pernambucanas é uma empresa centenária fundada por um sueco, mas é 100% brasileira e hoje conta com uma rede de 507 lojas no Brasil. Sua história se cruza inúmeras vezes com o desenvolvimento do país, mas poucas pessoas sabem disso.

Diante da relevância da empresa recifense no cenário varejista do país, montei um conteúdo cheio de informações e curiosidades. Descubra qual a origem das Lojas Pernambucanas e veja suas contribuições em mais de um século de operação!

Para saber quantas lojas Pernambucanas tem no Brasil você precisa conhecer a história do grupo

Quantas Lojas Pernambucanas tem no Brasil

Poucas empresas brasileiras atingiram uma longevidade tão notável quanto a Pernambucanas. O pequeno empreendimento recifense, que começou comercializando tecidos, comemora hoje uma história de 116 anos no mercado.

Isso mesmo, a Pernambucanas foi fundada em 1908 pelo sueco Herman Theodor Lundgren. Tudo começou com a aquisição da Companhia de Tecidos Paulista, comércio que ficava na Região Metropolitana do Recife.

A partir disso, a família de Lundgren esteve à frente do negócio e garantiu crescimento exponencial ao longo das décadas. Só para ilustrar, a Lojas Pernambucanas já era a maior rede de lojas varejistas do Brasil na década de 70, com mais de 700 lojas.

Entre idas e vindas e aquisições e vendas, atualmente a Pernambucanas está composta assim:

  • Ao todo, a rede Pernambucanas tem 507 lojas ativas.
  • Sua presença chega a 15 estados e ao Distrito Federal.
  • Em números de cidades, a rede opera em mais de 300 municípios.
  • A empresa é composta por mais de 13 mil colaboradores.
  • O faturamento da Pernambucanas em 2023 foi de R$5,2 bilhões.

Então, este é um breve resumo da história da Pernambucanas, mas que não reflete toda a sua importância no desenvolvimento de diversas facilidades e inovações, que tornam o mercado um local mais próspero e promissor aos novos empreendedores.

Como a Pernambucanas ajudou o mercado brasileiro a evoluir em mais de um século

Quem entra nas unidades da Pernambucanas hoje e se depara com uma loja de varejo parecida com as outras, não faz ideia da sua contribuição no desenvolvimento do Brasil como país.

Só para você ter ideia, a empresa foi uma das primeiras a estimular o empoderamento feminino. Para isso, iniciou a contratação de mulheres como vendedora, um forte sinal de pioneirismo, pois as mulheres ficavam nos bastidores.

Na década de 80, a empresa se destacou novamente com o lançamento do código de barras dentro do varejo. E como você sabe, até hoje utiliza-se o código de barras seja para organizar estoques ou ler códigos de produtos.

Uma década depois, a Pernambucanas fez uma parceria com a Receita Federal para estabelecer uma nova padronização do número do CNPJ. Como consequência, o famoso “0001” do CNPJ veio para simplificar a operação das empresas.

E se hoje você consegue comprar seus produtos através do crediário daquela loja da sua cidade, agradeça à Pernambucanas. Afinal, foi a varejista que desenvolveu essa modalidade financeira para trazer mais comodidade ao consumidor.

Como a Pernambucanas se mantém relevante diante da concorrência?

Hoje em dia, as ações da empresa são voltadas à expansão e ao fortalecimento da presença digital, a exemplo de ações como:

  • Integração dos canais físicos e digitais em 2018, criando assim um ecossistema “Figital”.
  • Lançamento do Crédito 100% e emissão instantânea, também em 2018.
  • Já em 2019, lançou lojas conceito, conta digital e fechou parceria com a Avon.
  • Novas parcerias surgiram em 2020, primeiro com a Jequiti, depois com o Carnê do Baú.
  • Mesmo em meio à pandemia, a Pernambucanas inaugurou 56 lojas em 2021.

Quem são os donos das Lojas Pernambucanas?

Quem são os donos das Lojas Pernambucanas

De certa forma, a propriedade sobre a Pernambucanas sempre esteve nas mãos da família do fundador, Herman Theodor Lundgren.

Coincidentemente, o comando da varejista hoje está nas mãos da bisneta de Herman, que é Anita Louise Regina Harley. A empresária está à frente da companhia de seu bisavô há mais de 24 anos, hoje ela tem 76 anos.

Infelizmente, Anita se encontra em coma depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além disso, há uma disputa judicial entre os herdeiros da família que acontece desde a década de 70.

Como Anita tem 48% de uma importante holding da empresa, ela se tornou a acionista principal da Pernambucanas. Porém, seu adoecimento gerou novos atritos quando um representante legal teve que ser nomeado para ficar em seu lugar.

O entrave judicial dura até hoje, e não há perspectiva de que vá acabar tão logo porque ainda cabe recurso no processo.

Se surpreendeu ao saber quantas lojas Pernambucanas tem no Brasil?

Muitos se perguntam o que está acontecendo com a Pernambucanas, há quem acredite que a Pernambucanas faliu. No entanto, a empresa está viva, em plena expansão e lutando para retomar a dianteira do varejo brasileiro.

Prova disso é entender quantas lojas Pernambucanas tem no Brasil, ou seja, isso dá uma dimensão real da imponência da empresa que nasceu no Recife, mas que conquistou o Brasil inteiro.

O que achou das curiosidades? Compartilhe com outras pessoas e até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário