Quantas lojas CEM tem no Brasil? Entenda o funcionamento da empresa

Publicado por Lidia Massari em 16 de setembro de 2024

A Lojas CEM é uma tradicional empresa brasileira com 72 anos de história e uma rede que tem mais de 302 lojas em todo o país. Enquanto os concorrentes fazem de tudo para se modelar às mudanças, a Lojas CEM permanece fiel às raízes até hoje.

Para compreender bem o varejo brasileiro, é preciso antes de mais nada conhecer os principais players que construíram o mercado como a gente conhece hoje. Sendo assim, confira a história da Lojas CEM e a sua jornada até aqui!

Entenda a história e veja quantas Lojas CEM tem no Brasil

A fundação da Lojas CEM aconteceu em 1952, em Salto, no interior de São Paulo. A partir de uma pequena oficina/loja, seu fundador oferecia serviços de reparo e venda de bicicletas, além de comercializar peças e equipamentos.

Como todo pequeno empreendimento, a paciência foi um fator determinante para seu crescimento orgânico. Durante 7 anos, Remígio Dalla Vecchia, filho de imigrantes italianos, deu sequência ao bom trabalho e ao atendimento exclusivo.

Então, em 1959, a família de Remígio se uniu para alavancar a expansão do negócio familiar. Nesse ponto, a pequena loja passou de bicicletaria para comércio que vendia eletrodomésticos, logo depois, os móveis entraram no portfólio.

Como o nome Lojas CEM surgiu?

A empresa ganhou novos contornos quando Seu Remígio se aposentou em 1968, assim, surgiu o conselho de diretores. Até então, o negócio se chamava Casa de Bicicletas Zani e Dalla Vecchia, mas não era bem um nome comercial.

Foi então que a sigla CEM apareceu em 1976, mas não para representar a quantidade de lojas, e sim para encurtar o termo “Centro dos Eletrodomésticos e Móveis (CEM)”.

Desse dia em diante, a Lojas CEM tomou forma de empresa varejista e se expandiu pelo Brasil com sucesso.

Dados atualizados da Lojas CEM

  • A Lojas CEM registrou 302 lojas em 2023.
  • A loja de número 300 foi inaugurada em São José do Rio Preto (SP), e marca um ponto importante na sua história.
  • Sua rede possui mais de 15 milhões de clientes cadastrados.
  • A empresa atingiu faturamento próximo de R$7 bilhões em 2023.
  • Para ampliar sua capacidade de estocagem, a Lojas CEM investiu forte na construção do seu Depósito 2.
  • A rede conta com um centro de distribuição de 120 mil m² em Salto.
  • O funcionamento da Lojas CEM é 100% através das lojas físicas.

Quem são os donos da Lojas Cem?

Atualmente, a propriedade sobre a Lojas CEM e todo o império construído ao longo de 72 anos, ainda é familiar. Dessa maneira, são os sucessores de Remígio Dalla Vecchia que seguem à frente das decisões e estratégias do grupo.

Vale ressaltar que Remígio faleceu em 2005, aos 91 anos de idade, mas ficou eternizado como um dos empresários brasileiros responsáveis por promover a transformação definitiva no segmento varejista do Brasil.

Empresas que atingem o nível de maturidade e a dimensão da Lojas CEM, geralmente se tornam empresas de capital aberto. Desse modo, sua gestão fica nas mãos dos acionistas, mas esse não é o caso da Lojas CEM.

Pelo contrário, o grupo possui Conselho Diretor que atua em conjunto com os sucessores da família. Os principais nomes da família hoje, são os irmãos Natale Dalla Vecchia (sócio-diretor) e Cícero Dalla Vecchia (áreas fiscal e financeira).

Por fim, são eles que direcionam e gerenciam 11.300 mil colaboradores que fazem parte da companhia atualmente.

Por que as Lojas Cem não vende pela internet?

quantas lojas CEM tem no Brasil

Segundo os próprios sócios-diretores, há várias razões que levam a empresa a se manter no universo desconectado. A primeira seria pela tradição que fez o nome do grupo, além da confiança na marca e presença estratégica.

Contudo, os principais argumentos que justificam a resistência à entrada na internet estão ligados a questões burocráticas:

Tributação estadual e barreira operacional

Cada estado brasileiro tem uma estrutura própria de tributação, logo, a empresa precisaria acompanhar e garantir ampla conformidade fiscal. Porém, isso exigiria grande esforço e investimento, visto que a empresa tem hoje 302 lojas.

Só para você ter ideia, uma das maiores áreas da empresa é o departamento fiscal e tributário. Aliás, a rede dispõe de 70 profissionais que ficam responsáveis pelas questões tributárias de toda a companhia.

Complexidade logística e altos custos de operação

Outro motivo que faz a Lojas CEM evitar a abertura de e-commerce é o investimento em logística para dar conta da demanda. Para contornar isso, a empresa criou uma rede de distribuição com lojas que ficam no máximo a 600km do centro de distribuição.

Como resultado, sua logística é mais eficiente e ágil, a um menor custo em comparação à construção de grandes centros.

Como a empresa consegue se manter relevante apenas no varejo físico?

A Lojas CEM leva a sério o ditado popular: “em time que está ganhando não se mexe”. Isso porque até hoje eles bancam as vendas a prazo dos clientes que usam o crediário para comprar, mas com recursos próprios.

Além do mais, os irmãos diretores reforçam que o motivo principal para se manter longe da internet, é o cliente. Enquanto o perfil de consumidor que compra pela internet é de Classe A, os clientes da Lojas CEM são de classe B e C.

Então, são pessoas que confiam mais no contato físico com o produto e na boa conversa com o vendedor. Não à toa, todas as lojas da rede são de rua, exceto três unidades que ficam em propriedades alugadas.

Portanto, se a tradição e o conservadorismo ainda dão resultados, a empresa simplesmente não enxerga a necessidade de mudanças.

Você só tem a ganhar quando descobre quantas Lojas Cem tem no Brasil

Todos que descobrem quantas Lojas CEM tem no Brasil se surpreendem, não apenas com o número, mas com sua resiliência empresarial. É preciso reconhecer que a “teimosia” por não vender pela internet tem uma base sólida e real.

Afinal de contas, se não desse resultado, nem faria sentido compreender qual o faturamento das Lojas CEM anual, e como você viu, é na casa dos bilhões de reais. O que achou do conteúdo? É interessante o suficiente para compartilhar? Até a próxima!

Lidia Massari
Graduação em Publicidade e Propaganda, com oito anos de especialização em Marketing de Conteúdo, Inbound e SEO. Sou entusiasta de tecnologia, inovação, fascinada pela robótica e filmes de ficção científica. Sou curiosa e adoro aprender coisas novas.

Deixe o primeiro comentário